Distensão abdominal: o que comer para aliviá-la?

· 8 de março de 2019
O que você pode ou não comer para aliviar a distensão? Te contaremos aqui.

Quando falamos de sensações desconfortáveis, indubitavelmente, uma delas é a distensão abdominal. Ela faz com que a barriga fique inflamada e prestes a explodir depois de comer. Geralmente, é causada pelos gases gerados no processo digestivo. É preciso seguir algumas orientações nutricionais para aliviar a distensão.

Continue lendo que lhe diremos aqui quais são esses alimentos. Anote e adapte sua dieta às suas necessidades. Você vai ver que isso não é impossível.

Vegetais crucíferos

A couve, o repolho e o brócolis são alimentos crucíferos que é melhor evitar para aliviar a distensão. Esses alimentos são ricos em rafinose, um tipo de açúcar que fermenta no estômago. A razão é que as bactérias intestinais têm dificuldade em processá-lo.

Brócolis provoca distensão

Isso faz com que os gases se acumulem e você tenha distensão. Embora estes alimentos sejam saudáveis por sua fibra, é preciso monitorar o seu consumo. O mais importante é que analise se são eles que te geram o problema, porque nem todos os organismos reagem igualmente.

Uma boa técnica para reduzir o efeito de distensão é cozinhar os vegetais crucíferos. Simplesmente ferva-os em um pouco de água para amolecê-los e torná-los mais digeríveis.

Pepinos

O pepino é um dos alimentos autorizados para aliviar a distensão. Isso ocorre porque o pepino fornece quercetina, um antioxidante que reduz o inchaço. É justamente este elemento o que torna o pepino tão bom para reduzir inflamações por queimaduras solares ou olheiras.

Se você planeja consumir vegetais crucíferos, uma boa opção para reduzir o efeito é combiná-los com uma porção de pepino. Caso tenha problemas de distensão, tome um copo de suco de pepino ou coma um pepino natural.

O sal

Para aliviar a distensão também é aconselhável evitar sal e alimentos que contenham ou que são ricos em sódio. Como os alimentos salgados geram retenção de líquidos, a sensação de inflamação é maior.

Muito sal provoca distensão

Além disso, está claro que o sal gera problemas de saúde dos quais é melhor ficar longe. Dentre os alimentos a evitar estão:

  • Alimentos processados
  • O sal comum
  • Produtos congelados
  • Frituras

Lembre-se de que, ao cozinhar, é melhor evitar esse ingrediente. Para dar sabor a sua comida você pode tirar proveito de especiarias e ervas aromáticas.

Legumes

Outro dos alimentos proibidos para aliviar a distensão é o grupo das leguminosas. Este inclui soja, lentilhas e feijão. Seu efeito de acumulação de gases é devido aos açúcares e fibras que eles fornecem.

Para reduzir o efeito, recomendamos combinar leguminosas com grãos integrais. Uma boa opção é misturar a mesma quantidade de arroz integral com trigo ou quinoa. Além disso, é uma boa ideia consumi-los esporadicamente.

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Mamão

Uma alternativa para aliviar o inchaço e obter a fibra que ajudará o seu estômago a ficar livre de toxinas é comer mamão. Seus benefícios são devidos à papaína e fibras naturais que contêm.

Quando você come mamão frequentemente, nota um trânsito intestinal mais ágil e menos inchaço durante todo o dia. A única coisa que você deve observar são as porções. Isso acontece porque contém altos níveis de açúcar, apesar de ser uma fruta natural.

Laticínios

O último grupo de alimentos proibidos, se você quiser aliviar a tensão, é o dos laticínios. Estes causam gases devido à lactose, o açúcar próprio do leite. Se você quiser incluir produtos lácteos em sua dieta, é aconselhável fazê-lo com moderação.

Lacticínios que provocam distensão

Caso não queira reduzir o consumo desses alimentos, opte por versões sem lactose. Lembre-se que, além de procurar a frase “sem lactose”, você deve verificar a seção de ingredientes.

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Alimentos ricos em potássio para aliviar a distensão

Bananas, pistaches, kiwi e laranjas ajudarão a reduzir açúcares e sal para aliviar a distensão. No caso de você ter problemas para evacuar, opte por bananas, pois elas são ricas em fibras.

Uma boa alternativa é preparar uma vitamina de banana. Desta forma, você pode consumir a quantidade de leite necessária para obter cálcio sem afetar o seu sistema digestivo.