O que comer para aliviar a distensão abdominal: alimentos permitidos e proibidos

As leguminosas e crucíferas aumentam a produção de gases, o que pode afetar a aparição da distensão abdominal.
O que comer para aliviar a distensão abdominal: alimentos permitidos e proibidos

Última atualização: 04 Fevereiro, 2021

Quando falamos de sensações desconfortáveis, indubitavelmente, uma delas é a distensão abdominal. Ela faz com que a barriga fique inchada e prestes a explodir depois de comer. Geralmente, é causada pelos gases gerados no processo digestivo. É preciso seguir algumas orientações nutricionais para aliviar o inchaço.

Você deve primeiro entender quais alimentos causam gases e quais não. A partir desta lista, será mais fácil evitar esse problema e você não se preocupará tanto. Continue lendo que aqui vamos dizer quais são esses alimentos. Tome nota e adapte a sua dieta às suas necessidades. Você verá que não é impossível.

Aliviar a distensão abdominal: alimentos permitidos e proibidos

Brócolis provoca distensão

1. Vegetais crucíferos

A couve, o repolho e o brócolis são alimentos crucíferos que devem ser evitados para aliviar a distensão abdominal. Esses alimentos são ricos em rafinose, um tipo de açúcar que fermenta no estômago, de acordo com um estudo publicado na revista Food Chemistry. A razão é que as bactérias intestinais têm dificuldade em processá-lo.

Isso faz com que os gases se acumulem e você tenha distensão. Embora estes alimentos sejam saudáveis por sua fibra, é preciso monitorar o seu consumo. O mais importante é que analise se são eles que te geram o problema, porque nem todos os organismos reagem igualmente.

Uma boa técnica para reduzir o efeito de distensão é cozinhar os vegetais crucíferos. Simplesmente ferva-os em um pouco de água para amolecê-los e torná-los mais digeríveis.

2. Pepinos

O pepino é um dos alimentos autorizados para aliviar a distensão abdominal. Isso ocorre porque o pepino fornece quercetina, um antioxidante que reduz o inchaço, conforme afirma uma pesquisa publicada na revista Phytotherapy Research.

É justamente este elemento o que torna o pepino tão bom para reduzir inflamações por queimaduras solares ou olheiras. Se você planeja consumir vegetais crucíferos, uma boa opção para reduzir o efeito é combiná-los com uma porção de pepino. Caso tenha problemas de distensão, tome um copo de suco de pepino ou coma um pepino natural.

3. O sal

Para aliviar a distensão abdominal também é aconselhável evitar sal e alimentos que contenham ou que são ricos em sódio. Como os alimentos salgados geram retenção de líquidos, a sensação de inflamação é maior. Além disso, está claro que o sal gera problemas de saúde dos quais é melhor ficar longe. Dentre os alimentos a evitar estão:

Lembre-se de que na hora de cozinhar é melhor evitar o excesso de sal. Além disso, você tem alternativas para apimentar sua comida. Por exemplo, você pode aproveitar especiarias e ervas aromáticas.

Muito sal provoca distensão

4. Legumes

Outro dos alimentos proibidos para aliviar a distensão abdominal é o grupo das leguminosas. Este inclui soja, lentilhas e feijão. Seu efeito de acumulação de gases é devido aos açúcares e fibras que eles fornecem.

Para reduzir o efeito, recomendamos combinar leguminosas com grãos integrais. Uma boa opção é misturar a mesma quantidade de arroz integral com trigo ou quinoa. Além disso, é uma boa ideia consumi-los esporadicamente.

5. Mamão

Uma alternativa para aliviar o inchaço e obter a fibra que ajudará o seu estômago a ficar livre de toxinas é comer mamão. Seus benefícios são devidos à papaína e fibras naturais que contêm.

Quando você come mamão frequentemente, nota um trânsito intestinal mais ágil e menos inchaço durante todo o dia. A única coisa que você deve observar são as porções. Isso acontece porque contém altos níveis de açúcar, apesar de ser uma fruta natural.

6. Laticínios

O último grupo de alimentos proibidos, se você quiser aliviar a distensão abdominal, é o dos laticínios. Estes causam gases devido à lactose, o açúcar próprio do leite. Se você quiser incluir produtos lácteos em sua dieta, é aconselhável fazê-lo com moderação.

Caso não queira reduzir o consumo desses alimentos, opte por versões sem lactose. Lembre-se que, além de procurar a frase “sem lactose", você deve verificar a seção de ingredientes.

Lacticínios que provocam distensão

Alimentos ricos em potássio para aliviar a distensão

Bananas, pistaches, kiwi e laranjas ajudarão a reduzir açúcares e sal para aliviar a distensão. No caso de você ter problemas para evacuar, opte por bananas, pois elas são ricas em fibras.

Uma boa alternativa é preparar uma vitamina de banana. Desta forma, você pode consumir a quantidade de leite necessária para obter cálcio sem afetar o seu sistema digestivo.

Alivie a distensão abdominal com uma dieta adequada

Em suma, o inchaço é, sem dúvida, uma situação muito problemática. Portanto, é necessário aliviar a distensão abdominal para se sentir confortável e saudável.

Neste artigo, fizemos uma breve revisão dos alimentos permitidos e proibidos para aliviar o inchaço. Assim, você pode aproveitar esses alimentos. Acima de tudo, é recomendável fazer um acompanhamento médico e nutricional para cada caso.

Pode interessar a você...
Como reduzir a distensão abdominal com 7 remédios caseiros
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como reduzir a distensão abdominal com 7 remédios caseiros

A distensão abdominal faz você sentir o abdômen cheio e inchado? Conheça 7 remédios de origem natural que podem ajudar a sua recuperação.



  • Ye JH., Huang LY., Shiferaw Terefe N., Augustin MA., Fermentation based biotransformation of glucosinolates, phenolics and sugars in retorted broccoli puree by lactic acid bacteria. Food Chem, 2019. 286:616-623.
  • Yang H., Yang T., Heng C., Zhou Y., et al., Quercetin improves nonalcoholic fatty liver by amelioraing inflammation, oxidative stress, and lipid metabolism in Db/Db Mice. Phytother Res, 2019. 33 (12): 3140-3152.