Dietas semanais para perder peso

· 11 de julho de 2018
É muito importante que nosso menu semanal seja variado e inclua alimentos de todos os grupos alimentares para assim não nos aborrecermos e nem termos nenhum tipo de carência nutricional.

Uma das preocupações mais habituais na hora de seguir uma dieta concreta para perder peso é como preparar menus variados que respeitem às pautas da dieta. Para te ajudar, mostraremos alguns exemplos de dietas semanais para perder peso, que combinarão os alimentos mais recomendáveis com pratos variados e interessantes.

Segredos das dietas semanais para perder peso

Quando nos propormos a seguir um plano semanal com o claro objetivo de perder peso, será importante manter uma alimentação rica e variada. Combinar diferentes pratos que respeitem a dieta ajudará a não sentir tentação por certos alimentos menos saudáveis, assim como a não se cansar de comer sempre o mesmo.

Dieta semanal para perder peso à base de carne e verduras

Alguns dos requisitos básicos para manter uma dieta semanal saudável e equilibrada serão:

  • Variedade: nos ajudará a não cansar da dieta e terminar abandonando-a. Será muito mais fácil seguir a dieta durante mais tempo se em nosso menu semanal integrarmos vários grupos de alimentos e prepararmos pratos variados e interessantes.
  • Moderação: outro dos segredos será comer de tudo, mas com moderação. Devemos reduzir o consumo excessivo de comida e nos limitarmos às quantidades recomendadas para manter o equilíbrio energético no consumo de calorias.
  • Frequência: se quisermos manter uma alimentação equilibrada, também devemos aumentar a frequência dos alimentos.
    Isso será importante especialmente devido ao fato de que estaremos reduzindo as quantidades em cada refeição.
  • Hidratação: como último fator chave, estará manter uma hidratação correta. Isso nos permitirá controlar nosso apetite, evitar a retenção de líquidos e manter um bom desenvolvimento de nosso metabolismo basal.

Leia também: Descubra como melhorar sua saúde ao beber mais água a cada dia

Alimentação recomendada para perder peso

Se você deseja seguir uma dieta para perder o nível de gordura de seu organismo, será importante dedicar algum tempo a mais à lista de compra.

Portanto, terá que eliminar de seu carrinho aqueles produtos menos saudáveis e muito calóricos.

Dentre os grupos de alimentos mais recomendados, teremos, por exemplo:

  • Frutas, verduras e hortaliças
  • Peixe, carne e ovos
  • Frutos secos e legumes
  • Lácteos

As frutas e as verduras, assim como os frutos secos e os legumes, oferecem uma boa quantidade de nutrientes essenciais.

Dentre estes se destacam as vitaminas, os sais minerais ou, simplesmente, um plus de energia.

Por outro lado, o consumo de lácteos ou carne também é recomendável, mas devemos procurar fazer com que sejam pobres em gordura.

Dieta semanal para perder peso à base de frango e verduras

Neste sentido, o mais recomendável será recorrer a produtos como peitos de frango, salmão, peru, porco ou merluza. Por outro lado, o melhor será adquirir só os lácteos pobres em gordura, como os desnatados.

Talvez te interesse ler: 3 dietas saudáveis para recuperar a forma física

Exemplos de menus recomendados

Para facilitar o preparo de dietas semanais para perder peso, mostramos algumas ideias para preparar pratos variados e equilibrados:

Desjejum

  • O mais recomendável ao seguir uma dieta pobre em gorduras é basear o desjejum em um lácteo desnatado. Este pode ser um iogurte ou um copo de leite, que poderemos combinar com muesli, granola ou cereais com pouco açúcar.
  • Também será recomendável pegar um pedaço de fruta, como uma maçã ou uma pera. Seu alto teor de fibra ajudará a saciar nosso apetite.
  • Por fim, uma infusão, como um chá, ajudará a acordar pela manhã. Ao mesmo tempo, é possível se beneficiar de seus efeitos de diminuição do apetite.

Almoço

  • No meio da manhã será importante consumir algum alimento para evitar chegar na hora do almoço com um alto nível de fome e ansiedade; o que nos leve a um consumo excessivo de comida.

Assim, o mais recomendável para consumir na hora do almoço será:

Ou um pedaço de fruta e uma barrinha de cereais ou uma torrada com queijo um pouco curado e mel.

  • Também é possível preparar um pequeno sanduíche com frango ou peito de peru; ou com umas rodelas de tomate e azeite de oliva.
    Estes aperitivos oferecem energia para continuar o dia e permitem controlar o apetite pela manhã.

Almoço

Dieta semanal para perder peso à base de frango e vegetais

Na hora de comer, podemos ser mais criativos e preparar pratos que combinem carnes, peixes, legumes e verduras.

Além disso, a sobremesa pode se basear em uma fruta ou em um lácteo desnatado, ou em uma infusão.

Lanche

  • Igualmente ao desjejum, pode-se basear o lanche em um lácteo desnatado.
  • Também é possível comer um pequeno sanduíche, como no caso do almoço, ou frutos secos.

Jantar

Com o lanche, é possível controlar o apetite ao longo da tarde e não consumir muita comida no jantar.

Pode-se recorrer a sopas ou purês de verduras, acompanhados de filés de frango, peru ou peixes brancos ou azuis.

Seguindo estas dietas semanais para perder peso alcançará com sucesso resultados em pouco tempo e de forma permanente.