Saiba quais são as horas certas para comer

· 21 de abril de 2018
Embora isso dependa muito da sua disponibilidade de horários, há uma hora certa para cada refeição que nos ajudará a aproveitá-la melhor e dividir bem a alimentação ao longo do dia.

Cada um de nós toma café da manhã, almoço, lanche e jantar em um determinado horário. Às vezes no fim de semana podemos atrasar mais ou menos, e as horas certas para comer dependem muito do lugar em que vivemos.

Alguns países estão acostumados a almoçar e jantar mais cedo do que outros, por exemplo. No entanto, há uma hora adequada para consumir cada tipo de alimento, que pode ser aplicada em qualquer lugar.

A razão pela qual isso acontece é porque algumas das faixas horárias deixam uma margem para que possamos escolher o horário que melhor nos convém.

Então, vamos ver quais são as horas certas para comer cada uma das refeições. Você está com a gente?

Descubra quais são as horas certas para comer

Café da manhã a partir das 7:00

Pessoa tomando café da manhã

As 7h00 é o momento certo para consumir alimentos relacionados ao café da manhã. Podemos começar tomando o café da manhã às 8:00, mas não é recomendável adiá-lo muito mais do que isso.

  • O que um bom café da manhã deve ter? Como sabemos, é a refeição mais importante do dia, então tem que ser completo.
  • Deveria ter algumas frutas, cereais e alguns alimentos que contenham cálcio. Com isso, teríamos um café da manhã completo.

Às vezes, algumas pessoas não podem tomar o seu café da manhã porque se levantam sem fome.

Nestes casos, recomendamos esperar algum tempo (aproveite para limpar, arejar a sala…) para que o corpo desperte e a fome apareça. Beber um copo de água pode ajudar.

Lanche das 10:00 h às 11:00 h

Bem, uma vez que tomamos café da manhã, vamos à academia, vamos trabalhar ou atender às nossas responsabilidades, quando chegam as 10:00 ou 11:00 é aconselhável comer alguma coisa.

  • É um momento perfeito para comer uma fruta, uma barra de cereal ou um iogurte com nozes.
  • Se conseguirmos não pular esse lanche, melhor. Tomando o café da manhã às 8:00, por exemplo, chegaríamos ao almoço muito famintos sem esta pequena refeição.

Provavelmente, com essa fome, iremos petiscar algo antes do almoço, um hábito pouco saudável.

Portanto, comer algo leve a esta hora da manhã nos ajudará a suportar a fome até o horário das refeições. Além disso, também nos dará mais energia.

Se desejarmos, podemos nos deliciar com uma xícara de café também.

Almoço a partir das 13:00

Almoço em família

Antes das 13:00 não é recomendado comer, a menos que, em certas circunstâncias, não tenhamos outro momento disponível para fazer essa refeição. Até que horas podemos adiar o almoço? Bom, no mais tardar até às 15:00 da tarde.

  • Nesta refeição temos que incluir alguns vegetais, proteínas, gorduras saudáveis, legumes e carboidratos.
  • Deve ser uma refeição que nos satisfaça, mas que não seja muito pesada. Isso pode ser contraproducente e prejudicar os níveis de energia.

Após a refeição, podemos comer algo leve para a sobremesa, como uma porção de fruta, e acompanhá-la com uma xícara de chá. As infusões ajudam a fazer a digestão e caem muito bem no estômago.

Hora do lanche da tarde!

O lanche não é apenas para crianças. Os adultos, assim como devem almoçar, também devem fazer um lanche. Desta forma podemos nos segurar melhor até o jantar e evitar beliscar qualquer comida não saudável.

  • O momento apropriado para lanchar é entre as 16:00 e as 17:00. Se tivermos comido às 15:00, podemos prolongar este tempo até às 18:00.
  • É importante que saibamos que todas essas horas certas para comer são flexíveis e podemos adaptá-las ao nosso estilo de vida.

No lanche nós poderíamos comer um punhado de frutos secos, eles nos darão muita energia.

Além disso, se não tivermos comido um iogurte, este seria um bom momento para ingeri-lo. Se acompanharmos com algumas nozes, este será um alimento completo.

O jantar não deve exceder as 21:00 h

Jantar leve e nutritivo

O horário adequado para jantar é das 19:00 h / 20:00 h até às 21:00 h / 22:00 h. Não é aconselhável jantar mais tarde, a menos que estejamos acostumados a dormir muito tarde.

Lembre-se de que você deve esperar pelo menos duas horas depois de jantar para se deitar.

Certamente você já foi dormir com o estômago cheio. E o que aconteceu? Foi muito difícil para você adormecer, se sentiu desconfortável e, muito provavelmente, sofreu muitos gases.

Portanto, é importante jantar o mais cedo possível para nos dar tempo para fazer a digestão.

  • O jantar deve ser leve. Uma sopa, um peixe, um peito de frango, alguns legumes… Deve ser um jantar rico em vitaminas e que não implique uma digestão pesada.
  • Algumas pessoas só tomam um copo de leite ou comem um sanduíche pequeno. Isso também pode ser adequado. As necessidades de cada pessoa são diferentes.

Estas são apenas algumas recomendações, mas tudo depende das nossas necessidades. Além disso, cada pessoa tem o seu próprio trabalho e responsabilidades que podem exigir que tenha outros horários para as refeições.

Quais são os horários das suas refeições? Eles correspondem com os que recomendamos?