Descubra como melhorar sua saúde ao beber mais água a cada dia

· 19 de fevereiro de 2018
Ao beber mais água, eliminamos toxinas e, embora pareça contraditório, conseguimos evitar a retenção de líquidos e depurar os rins para prevenir o aparecimento de cálculos.

Beber mais água deve ser uma das suas metas. Embora todos nós conheçamos esta recomendação, grande parte da população ignora este bom hábito, que pode ajudar a prevenir e a melhorar muitos problemas de saúde.

Neste artigo compartilhamos 9 benefícios de beber mais água, um remédio simples e de baixo custo para melhorar a saúde.

Beber mais água, mas quanta?

Todo dia devemos beber pelo menos um litro e meio de água, o que corresponde a 6 ou 8 copos. No entanto, esta quantidade é aproximada, já que varia de acordo com diferentes fatores:

  • Idade, sexo e peso: Uma fórmula aproximada consiste em dividir o peso em quilos por 7. O resultado é o número de copos diários que devemos beber.
    Deste modo, uma pessoa de 70 kg precisaria de 10 copos por dia, ou seja, 2 litros.
  • Clima ou época do ano: Se o clima é quente, devemos beber cerca de dois litros de água por dia.
  • Exercício físico: Se suamos, devemos aumentar o consumo de água para repor o equilíbrio hídrico e mineral do organismo.
  • Problemas de saúde e metabolismo: Há pessoas que devem tomar uma determinada quantidade de água, por exemplo, para prevenir cálculos renais.
  • Alimentação: Os alimentos também contêm água. Assim, em termos de hidratação, não é o mesmo consumir sopas e saladas ou comer carne com batatas.

Como beber mais água ajuda a melhorar a sua saúde?

1. Menos fome

Copo e jarra de água

Você sabia que, muitas vezes, quando sentimos vontade de comer não é fome, mas sede?

Ter isso em mente pode ser de grande ajuda para beber água de forma contínua ao longo do dia, em especial quando sentir fome entre as refeições. Dessa forma, podemos evitar beliscar a qualquer momento, sem passar fome.

2. Pele livre de impurezas e sem rugas

Beber mais água é o melhor remédio para manter a nossa pele livre de impurezas, como cravos, espinhas ou acne.

Além disso, com este hábito também impedimos ou retardamos o aparecimento de rugas, que estão relacionadas com a perda de hidratação da pele.

A água nos permite ter uma pele hidratada, luminosa e firme, sem a ajuda de nenhum cosmético.

3. Mais energia

Mulher com os braços abertos, alegre, cheia de energia

Às vezes não precisamos tomar estimulantes, como o café ou o chá, para aumentar nossos níveis de energia, já que o cansaço pode ser resultado da desidratação.

Beber mais água nos garantirá a vitalidade de que precisamos durante todo o dia.

4. Menos inchaço

Beber água em pequenos goles ao longo do dia é a melhor forma de promover a eliminação de líquidos e combater a retenção ou inchaço em áreas como as pernas, os pés, ou o abdômen.

Melhoramos, assim, o funcionamento dos rins e favorecemos um bom equilíbrio de água no corpo.

5. Adeus à prisão de ventre

Mulher com prisão de ventre

Alguns casos de prisão de ventre estão relacionados à falta de água, principalmente em pessoas que cuidam da alimentação e consomem muitos alimentos ricos em fibras. Quando bebemos pouca água, as fezes ficam pequenas e duras.

Nestes casos, é fundamental beber mais água para facilitar a evacuação.

6. Prevenção de cálculos renais

Os médicos recomendam beber mais água para prevenir cálculos renais em pessoas com antecedentes familiares ou que já tenham sofrido de dores renais anteriormente.

É o método mais simples e econômico para desfazer e eliminar pedras e sedimentos, e evitar problemas graves de saúde.

7. Previne a hipertensão

Pressão alta

A água está relacionada com a pressão arterial, já que reduz os níveis de sódio em nosso organismo. Neste sentido, beber mais água nos ajudará a prevenir a hipertensão de forma natural, sem ter que tomar medicação.

8. Ajuda a perder peso

Como já foi mencionado, manter-nos hidratados durante todo o dia nos ajuda a evitar comer por impulso e também fará com que nos sintamos saciados mais facilmente.

Além disso, este hábito acelera o metabolismo, que é o responsável pela queima de calorias.

Por último, favorece a eliminação de líquidos e a digestão das gorduras, sendo um dos melhores hábitos para perder peso sem ter que fazer sacrifícios.

9. Menos toxinas

Mulher bebendo água

Beber mais água nos ajuda, em geral, a eliminar toxinas e depurar o organismo de substâncias que possam ser prejudiciais ou nos predispor a problemas de saúde.

A água nos limpa por dentro e arrasta para fora de nosso corpo tudo aquilo que pode nos fazer mal.