Acelere seu metabolismo para perder peso mais facilmente

Embora seja importante permanecer ativo para acelerar o metabolismo, também é fundamental descansar adequadamente à noite, cerca de oito horas, para que nossos biorritmos não saiam de controle

Obviamente, em muitas ocasiões, você já ouviu falar sobre o metabolismo, mas ainda não sabe exatamente o que é.

O metabolismo é um conjunto de processos físicos e químicos do nosso organismo, relacionado ao gasto energético e, portanto, com outras funções como digestão, respiração, temperatura ou circulação.

Neste artigo, explicamos por que acelerar o metabolismo pode ajudá-lo a perder peso com mais facilidade, bem como a como conseguir isso com remédios simples e naturais.

Acelere seu metabolismo para perder peso

O metabolismo basal regula a queima de calorias em nosso organismo. Por isso, quando não funciona corretamente, pode estimular o ganho ou a perda de peso com mais facilidade, independentemente do que comemos.

Isso explica por que algumas pessoas ganham peso apesar de comer muito pouco, enquanto outras ficam magras, mesmo comendo grandes quantidades.

A boa notícia é que alguns remédios e dicas naturais podem nos ajudar a equilibrar o metabolismo, sem alterar o resto das funções do nosso organismo, o que afetará o peso, a temperatura, a digestão, etc.

Além disso, isso também nos ajudará a prevenir doenças metabólicas como distúrbios da tireoide ou diabetes.

Leia também: Quer acelerar o seu metabolismo para perder peso? Anote estas 6 dicas

Como acelerar o metabolismo?

1. Beba água

Beber muita água ajuda a acelerar o metabolismo

Este simples hábito, que todos os médicos recomendam e tanto nos custa cumprir, é um excelente acelerador do metabolismo.

  • Beber pequenas e repetidas doses de água ao longo do dia, desde o momento em que nos levantamos, em jejum, até quando formos dormir, manterá nosso organismo com um metabolismo estável.
  • Além disso, nos ajudará a limpar toxinas e evitar a acumulação de líquidos.

Se for difícil para você beber água, você pode adicionar um pouco de suco de limão e algumas gotas de estévia, e tomá-la fria ou quente, como desejar. Coloque a garrafa ao seu lado, e você não vai esquecer.

2. Combata o estilo de vida sedentário

O pior inimigo do nosso metabolismo é o estilo de vida sedentário, que imerge nosso organismo em uma passividade contínua. O trabalho no escritório, ou as horas que passamos na frente da televisão ou do computador, agravam esta situação.

  • Proponha-se levantar da sua cadeira a cada 30 ou 40 minutos por alguns minutos para fazer algum alongamento ou qualquer movimento.
  • Embora pareça insignificante, isso terá um efeito positivo no nosso metabolismo e na nossa saúde em geral.
  • Não devemos esquecer de fazer exercícios de média ou alta intensidade, duas ou três vezes por semana.

3. Descanse bem

Descansar bem acelera o metabolismo

Embora durante o dia devamos permanecer ativos e em movimento, à noite chega a hora de ir para a cama. O repouso da noite, além de ser suficiente, deve ser de qualidade.

Nosso organismo segue os biorritmos, definidos pela luz solar, e, desde o anoitecer, deve começar a diminuir o ritmo para que, ao amanhecer, ele possa ser ativado novamente.

  • Se você sofrer de insônia ou acordar cansado pela manhã, deve praticar relaxamento ou meditação, pelo menos uma hora antes da hora de dormir.
  • Tente se afastar de todos os tipos de dispositivos eletrônicos, pois isso altera nosso sistema nervoso e dificulta dormir de noite.

Veja também: O que você deve saber sobre seu metabolismo para perder peso de forma eficaz

4. Coma várias vezes por dia

Muitos nutricionistas recomendam comer quantidades menores, mas várias vezes ao dia. Embora esta recomendação não seja apropriada para todos, as pessoas que sofrem de um metabolismo basal lento podem se beneficiar desse conselho.

  • Faremos 5 refeições por dia, com alimentos nutritivos e satisfatórios, mas sem ficar muito cheios.
  • Essas refeições, juntamente com a água que beberemos em jejum, manterão o nosso metabolismo em atividade constante ao longo do dia.

5. Tempere com especiarias

Especiarias para acelerar o metabolismo

As especiarias culinárias são excelentes ativadores do metabolismo de maneira natural, além de ter muitas outras propriedades. Recomendamos consumir o seguinte diariamente:

  • Pimenta de Caiena: um dos melhores remédios para estimular o organismo, favorecer a produção de sucos gástricos, obter calor corporal, e queimar mais calorias.

Devemos começar a consumir pimenta caiena pouco a pouco para evitar a irritação do trato digestivo. Começaremos com um pouco e aumentaremos a quantidade progressivamente.

  • Gengibre: é estimulante, digestivo e diurético, e ideal para temperar carnes, peixe e sobremesas, bem como batidos e limonadas.
  • Canela: a variedade mais medicinal é a canela de Ceilão. É estimulante, digestiva, afrodisíaca e melhora a circulação.
Recomendados para você