Logo image
Logo image

11 dicas para encontrar um emprego sem ter experiência

7 minutos
A procura de emprego sobrecarrega quando você ainda não inicia no campo de trabalho. Deixe de lado a preocupação e tome nota das dicas que apresentaremos para você encontrar um trabalho sem ter experiência.
11 dicas para encontrar um emprego sem ter experiência
Elena Sanz

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz

Última atualização: 02 fevereiro, 2023

O primeiro emprego, às vezes, é uma estrada difícil. Algumas empresas exigem estágios prévios, causando insegurança caso você não tenha contato com o mundo do trabalho. A única maneira de alimentar seu currículo é eliminar as inseguranças e enfrentar a aventura de encontrar um trabalho sem ter experiência.

Não é impossível preencher uma vaga se você encontrar os lugares certos. Ajuda ser honesto sobre seus objetivos, armar-se com paciência e saber como se promover. Outras dicas que apresentamos a seguir favorecem a busca.

1. Prepare um bom currículo

Especifique suas informações pessoais, formação acadêmica, idiomas, aptidões, interesses e objetivos no currículo. Certifique-se de que o documento reflita sua vontade de aprender e como você contribuiria para a empresa. Destaque seus pontos fortes e expectativas. Apresente-o como um resumo e não o sobrecarregue com detalhes.

2. Verifique as agências digitais

Existem plataformas web que oferecem empregos em diferentes áreas. Esses sistemas filtram a pesquisa se você marcar a caixa “sem experiência”. Você competirá em igualdade de condições, o que alivia um pouco o estresse gerado ao disputar com pessoas que já trabalharam.

A mecânica nas agências digitais é se inscrever, fazer o upload do currículo e esperar que eles entrem em contato com você. Se você atender aos requisitos, será uma questão de tempo.

3. Escolha as ofertas adequadas

Um dos erros frequentes para encontrar um emprego sem experiência é se candidatar a vagas contrárias à sua formação. Trabalhos que você não pode lidar com suas habilidades também são menos prováveis. Assim como você, muitas pessoas vão atrás de uma oportunidade e as empresas priorizam os pedidos de acordo com seu mercado.

Some figure
A elaboração do currículo é um passo importante que, embora tedioso, deve ser concluído.

4. Saiba mais sobre sua área

Não espere até a hora de se candidatar a um emprego para se preparar. Leia blogs, inscreva-se em workshops, participe de grupos, interaja em fóruns, cursos de graduação ou qualquer curso que enriqueça sua profissão.

Educar-se atesta a dedicação e o comprometimento com a sua formação. Ao aprimorar suas qualidades, você se posiciona como um candidato ideal.

5. Expanda sua rede de contatos

As recomendações têm um peso alto no local de trabalho. Quantas pessoas encontrariam seu primeiro emprego através do amigo de um amigo? Crie e cultive a sua rede de contatos, promovendo o que você faz e o que sabe.

Essa técnica funciona online e offline. O LinkedIn é uma das plataformas mais completas para divulgar seu currículo na internet; enquanto o método boca a boca é o tradicional a ser recomendado.

6. Não descarte bolsas de estudo

Existem empresas que promovem estágios ou bolsas de formação. Essa é a oportunidade perfeita para aprender e ter mais experiência.

7. Não baixe a guarda

Depois de distribuir currículos, mantenha-se ativo. Enquanto você espera que o empregador ligue, informe-se sobre as vagas, participe de palestras, informe o que você está buscando em seu entorno. Talvez alguém conheça uma oferta que lhe interesse.

8. Trace o caminho para o sucesso

Liste em círculos o seu conhecimento e as particularidades pessoais que seu futuro emprego exige. Junte as circunferências e preste atenção aos aspectos que se cruzam. Essa representação gráfica é conhecida como diagrama de Venn e serve como referência para saber o que corrigir ou reforçar em sua carta de apresentação.

9. Apoie-se na transferência de conhecimento

Na procura de emprego sem ter experiência, o mentoring funciona como uma técnica de orientação. Você recebe conhecimento de um profissional mais experiente.

Segundo estudos, essa metodologia de aprendizagem estimula o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de um modelo de qualidades e valores pessoais.

10. Destaque-se nas entrevistas

Mostre o seu melhor nas entrevistas. Atenha-se aos seus pontos fortes e seja honesto com o que você tem a oferecer.

11. Paciência

Encontrar um emprego sem ter experiência leva tempo. Embora possa durar várias semanas ou meses, com certeza você vai conseguir uma vaga. À medida que o processo avança, certifique-se de revisar as ofertas, fazer perguntas e explorar outras áreas. Não desista e tenha paciência.

Veja: Nos Estados Unidos, Xanddy leva marmita para o filho no trabalho

Erros que você deve evitar ao procurar um emprego pela primeira vez

Assim como é bom saber o que fazer, também é bom saber os erros que não se devem cometer. Tome nota das seguintes más práticas.

Mentir

Preencher o currículo com mentiras não favorece. É inútil dizer que você trabalhou em determinados lugares se isso não for verdade. Quem faz isso corre o risco de ser descoberto.

Chegar atrasado para a entrevista

O encontro com o entrevistador finalmente chega, mas você chega atrasado. Erro! A pontualidade é essencial em qualquer trabalho, principalmente para causar a primeira impressão. Vá com meia hora de antecedência, para aproveitar e conhecer o prédio.

Projetar uma imagem ruim

O que vestir em uma entrevista? Use roupas com as quais você se sinta confiante, sem chamar muita atenção. Cuidado com a linguagem: não caia em vulgaridades ou termos rebuscados. Preste atenção e interaja com naturalidade.

Não se preparar

Pratique a entrevista com alguém de sua confiança, para que ele expresse seu ponto de vista. Essa é uma forma de otimizar a fala, expressão e promoção de suas habilidades.

Um extra é saber sobre a empresa. Mesmo que você não tenha experiência, saber o máximo que puder sobre a empresa é um grande impulso para conseguir o emprego. É muito provável que o recrutador lhe pergunte “o que você sabe sobre nós?”.

Negligenciar seu perfil nas redes sociais (RRSS)

Infoempleo-Adecco 2016 refere-se ao mercado de trabalho como uma aldeia global em que 86% das empresas na Espanha têm redes sociais. Eles acrescentam que 84% dos recrutadores as usam para encontrar candidatos.

Considerando isso, não negligencie sua identidade digital. Se achar conveniente, diferencie suas redes pessoais das profissionais. O RRSS pode ser sua primeira aproximação com a empresa.

Some figure
As redes sociais fazem parte da vida e nelas também há procura de emprego.

Não multiplicar oportunidades

Os primeiros passos no campo trabalhista não serão eficazes se ninguém souber que você está procurando emprego. A multiplicação de oportunidades ocorre em encontros profissionais, fóruns, workshops e eventos que você participa com seu cartão de apresentação. Ofereça-o sempre.

Cair na arrogância

Especialmente em candidatos jovens, a arrogância prega peças. Em vez de exagerar suas qualidades, destaque o que você acrescentaria, como você faria o trabalho e por que você se encaixaria no grupo.

Faça um currículo cronológico sem uma carta de apresentação

Para encontrar trabalho sem experiência, voluntariado, estágios curtos, suas qualidades e aspirações compõem um currículo melhor do que escrevê-los em ordem cronológica. Lembre-se de que seu histórico de trabalho não é vasto.

Não se esqueça da carta de apresentação. Dois parágrafos simples são suficientes para destacar seu interesse em trabalhar e por que você se considera adequado para o cargo.

Veja: Como o teletrabalho afeta a saúde?

Recomendações extras para conseguir um emprego sem ter experiência

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. No entanto, sempre haverá alguém disposto a lhe dar uma chance. Até que chegue, não descarte essas sugestões adicionais:

  • Contate as agências de trabalho temporário (ATT): são uma espécie de agência que procura candidatos para outras empresas. Seus portfólios têm uma variedade de perfis e talvez um se encaixe em você.
  • Experimente o modo freelance: torne-se seu próprio chefe e encontre projetos de acordo com suas habilidades. Aplicativos como Freelancer ou Fiverr são úteis nesse caso.
  • Comece de baixo: quem quer encontrar trabalho sem experiência muitas vezes encontra sua primeira oportunidade em uma loja. As vagas em shoppings servem para ganhar dinheiro, experiência e mostrar que você não se limita.
  • Participe de um estágio: escolas e universidades geralmente facilitam esse processo para seus alunos egressos.

O sucesso na busca pelo primeiro emprego também depende de persistência e positividade. Não desista! Você verá que o esforço valerá a pena.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • LinkedIn. https://www.linkedin.com/
  • Valderrama B. Las bases psicológicas del coaching y el mentoring. Capital Humano. España; 2011. http://www.copmadrid.org/webcopm/recursos/ch_valderrama.pdf
  • Proyecto “CHIP”. Universidad Autónoma de Nuevo León. México; 2014. https://www.uanl.mx/utilerias/chip/descarga/diagrama_venn.pdf
  • Redes sociales y mercado de trabajo. Informe 2016. Infoempleo-Adecco. España; 2016. https://www.adeccogroup.es/wp-content/uploads/2017/11/Informe-2017-Empleo-y-Redes.-Infoempleo-Adecco.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.