Principais efeitos do desemprego na saúde mental

O desemprego é uma situação que traz mal-estar na maioria dos casos. Quais são as consequências para a saúde mental?
Principais efeitos do desemprego na saúde mental

Última atualização: 22 Outubro, 2021

Estar desempregado é uma situação que muitas pessoas vivenciam ao longo da vida. Isso acontece tanto na primeira vez que você procura um emprego quanto quando você o perde devido a várias circunstâncias. Quais são os principais efeitos do desemprego na saúde mental?

Embora muitos não saibam disso, esse estado causa mudanças que nem sempre são fáceis de assumir. Não se trata apenas de deixar de ir ao trabalho e de receber um retorno financeiro, mas de um impacto emocional que pode se estender ao físico e ao social.

Muitas vezes é difícil lidar bem com as mudanças, principalmente quando elas têm uma conotação negativa. Portanto, é importante saber quais são os efeitos do desemprego na saúde mental e o que podemos fazer para gerenciá-los melhor. Vamos compartilhar mais detalhes a seguir.

Efeitos do desemprego na saúde mental

O desemprego é uma condição que pode ter consequências a nível físico e mental. No entanto, ele não afeta a todos da mesma forma, pois tudo depende das circunstâncias de cada pessoa. Em todo caso, alguns dos seus efeitos sobre a saúde mental são os seguintes.

Insatisfação com a vida

Ter um emprego tende a trazer uma sensação de satisfação para a maioria das pessoas. Talvez porque seja uma fonte de renda, porque é a forma de se profissionalizar, porque reforça a identidade ou por uma mistura de tudo isso.

No caso do desemprego, o sentimento é o oposto. Em outras palavras, a insatisfação com a vida aumenta consideravelmente, uma vez que esta importante área fica incompleta.

Homem muito estressado
As consequências emocionais e mentais do desemprego são variadas. Sem o tratamento adequado, elas podem levar à depressão.

Frustração

Uma das emoções mais frequentes quando se está desempregado é a frustração, que está intimamente ligada à insatisfação. Ela aumenta quando fazemos várias entrevistas de emprego e não somos escolhidos em nenhuma. Também piora à medida que o tempo passa e as oportunidades que surgem não se enquadram no perfil desejado.

Perda de confiança

O desemprego pode afetar a autoestima de uma forma muito importante, especialmente quando se prolonga no tempo. Passar muitos meses ou anos desempregado pode levar a um pensamento tendencioso que nos leva a acreditar que não somos válidos o suficiente.

Falta de hábitos

Quando uma pessoa está desempregada há muito tempo, sua rotina pode ser muito diferente de quando ela estava trabalhando. Afinal, ir para o trabalho é uma forma de estruturar o dia, pois o tempo gira em torno do que fazemos antes e depois do expediente.

Estar desempregado pode nos levar a deixar a rotina de lado e a ter uma vida mais desorganizada.

Isolamento

Se a pessoa está desempregada há muito tempo, é possível que um sentimento de invisibilidade a invada – como se não fosse importante para a sociedade – porque ela não é uma parte ativa, pelo menos no que diz respeito ao trabalho. Esse sentimento pode levar ao isolamento social, constrangimento ou sintomas depressivos.

Estresse

É claro que a falta de emprego se torna uma grande fonte de estresse, especialmente quando há fardos e despesas familiares que não podem esperar. Isso se manifesta com sintomas como insônia, irritabilidade, ganho ou perda de peso, depressão, e assim por diante.

Problemas de saúde

Como consequência do estresse, principalmente se este se tornar crônico, surgem problemas de saúde física. Em particular, o sistema imunológico fica enfraquecido e o risco de contrair doenças aumenta. Assim, podem ocorrer não só condições infecciosas, mas também cardiovasculares, inflamatórias, entre outras.

Como gerenciar as emoções provocadas pelo desemprego?

Estar desempregado é uma situação transitória que não deve se prolongar no tempo. No entanto, em muitos casos, o novo trabalho pode demorar muito mais para chegar do que o esperado.

Portanto, uma mentalidade pró-ativa torna-se essencial para lidar melhor com a situação. Aqui estão algumas dicas úteis para esses casos.

  • Analise a situação racionalmente. Isso permite que você tenha uma ideia real da situação.
  • Pergunte-se se é conveniente continuar trabalhando na mesma coisa. Às vezes, no momento, esta não é a melhor opção. Talvez seja hora de redirecionar as opções de trabalho para outras áreas.
  • Mantenha uma atitude pró-ativa. O trabalho não virá se não for procurado. É bom passar várias horas por dia à procura de um emprego, como se fosse uma jornada de trabalho.
  • Reforce as suas habilidades. Enquanto o emprego não aparece, é bom passar o tempo desenvolvendo habilidades profissionais. Talvez fazer um curso ou aprender algo novo seja uma vantagem mais tarde.
  • Aceite as emoções, não importa quão desconfortáveis elas sejam. No entanto, não as deixe ser as protagonistas das decisões.
  • Converse sobre as suas preocupações com as pessoas próximas a você. Sentir-se apoiado por amigos e familiares ajuda a reduzir o estresse.
  • Pratique a gratidão. Esse hábito ajuda a gerenciar melhor as emoções. Lembre-se de tudo de bom que você tem atualmente.
Como gerenciar as emoções ao estar desempregado?
Às vezes, gerenciar o desemprego é extremamente difícil. Nesse caso, é melhor buscar ajuda profissional.

Quando procurar ajuda por estar desempregado?

Estar desempregado é, a princípio, uma situação neutra, pois cada pessoa a vivencia de uma forma diferente. Há quem aproveite esse tempo para se formar em uma nova profissão, por exemplo. Existem também aqueles que são gratos por terem esse tempo para ficar mais com a família.

No entanto, para alguns, isso é motivo de desconforto e preocupação. Se essas emoções forem muito intensas, elas podem influenciar negativamente outras áreas. Portanto, se o desemprego for avassalador em um nível mental, é melhor procurar ajuda profissional.

Desde o início, é conveniente buscar aconselhamento profissional. Em muitas cidades há centros especializados na procura de emprego. Lá, eles podem fornecer orientação a respeito de como melhorar o currículo ou como aprimorar as habilidades para conseguir o emprego esperado.

Por outro lado, não negligencie a saúde mental. Se as emoções ligadas ao desemprego forem muito fortes, um psicólogo pode fornecer as ferramentas necessárias para gerenciar melhor a situação atual.

Não se deve ignorar que, para encontrar um bom emprego, também é fundamental desfrutar do bem-estar emocional. Assim, se a situação já saiu do controle, a intervenção de um profissional é decisiva para se reorientar e tomar as decisões certas.

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