Dicas para dar volume aos lábios
Cada pessoa exibe lábios com volume e forma próprios, mas com o tempo eles costumam perder o volume e a firmeza e não é somente a cirurgia estética e os produtos cosméticos convencionais que podem nos ajudar a prevenir esse efeito.
Nesse artigo daremos algumas dicas simples, caseiras e naturais para que você consiga lábios com mais volume, firmeza e cor.
Em poucos dias será possível notar como os lábios se transformarão, presenteando-a com um visual mais radiante e rejuvenescendo seu rosto. Confira!
Relaxar e tonificar os lábios
Um dos motivos pelos quais os lábios se tornam pequenos ou afinam com o tempo é a tensão facial, particularmente exercida sobre a boca.
Quando vivemos tensões emocionais ou momentos de estresse temos a tendência de apertar a mandíbula e a boca, o que ao longo do tempo contrai a musculatura e proporciona um aspecto mais fino aos lábios.
Por esse motivo o primeiro passo é prestar atenção durante o dia nas situações que nos fazem “apertar” ou relaxar os lábios. Também podemos dedicar alguns minutos diários para relaxá-los, realizando o seguinte exercício:
- Feche a boca e aperte bem os lábios, mantendo-os inclusive dentro da boca. Mantenha essa posição entre 5 a 10 segundos.
- Depois, solte a pressão devagar, respirando profundamente e soltando os lábios para fora, exageradamente.
- Repita o exercício 10 vezes, 3 vazes ao dia.
Depois do exercício já é possível notar que os lábios ganham volume e ficam avermelhados de maneira natural.
Melhorar a circulação para dar volume aos lábios
Há outro exercício que nos ajudará a melhorar muito a circulação da região labial, o que permitirá que o sangue circule bem pelos lábios, conferindo-lhes uma cor muito atraente:
- Faremos os lábios vibrarem, mantendo-os fechados, porém sem apertá-los, soprando levemente e movimentando-os para fora. Para que o exercício seja efetivo, temos que emitir um som contínuo, tipo “brrrrr”.
As crianças costumam fazer isso, o recomendável é realizar o exercício de 20 a 30 segundos, que serão suficientes para que sintamos os lábios “vibrantes” por alguns instantes após o exercício.
Uma esfoliação ocasional para dar volume aos lábios
Os lábios também acumulam células de pele morta, assim como qualquer parte do corpo. Porém, nessa região a pele é muito mais delicada e por isso é preciso cuidado redobrado.
Assim, recomendamos uma esfoliação, porém muito ocasionalmente, a cada quinze dias ou uma vez por mês.
Para fazer essa esfoliação é recomendável que se use bicarbonato de sódio, por ter uma textura mais fina.
Misture-o com um pouco de óleo vegetal (de oliva, amêndoa, coco, etc.) e massageie um pouco os lábios e o contorno da boca.
Faça-o preferencialmente antes de dormir, para que não seja necessário sair de casa com a região avermelhada.
Depois lave com água e deixe que os restos de óleo atuem por toda a noite.
Hidratação frequente para dar volume aos lábios
Os lábios tendem a ressecar e isso piora consideravelmente seu aspecto visual, principalmente se usarmos lápis labial. Quem frequentemente sofre com lábios secos ou com fissuras dará muita importância a essa dica.
Para resolver esse problema é preciso hidratar os lábios todas as manhãs e todas as noites, optando por produtos naturais para fazê-lo.
Dentre tais produtos podemos citar um protetor labial específico ou simplesmente um óleo vegetal e, ainda, a manteiga de cacau.
Ao preparar uma máscara facial também é possível utilizá-la para nutrir os lábios. Tente utilizar os ingredientes a seguir em sua receita:
- Abacate
- Iogurte
- Mel
Aprenda a massagear os lábios
Enquanto hidratamos os lábios, podemos aproveitar para massageá-los também, isso nos trará os seguintes benefícios:
- Potencializará a hidratação
- Melhorará a circulação
- Relaxará a musculatura da região labial
- Dará mais volume e cor
- Os tornará mais brilhantes e atraentes
Como massagear os lábios?
Quando já estiverem bem hidratados, cubra a boca com uma das mãos e a arraste horizontalmente para o lado, massageando não apenas os lábios como a região ao redor deles, que também costuma receber tensões e onde aparecem as rugas.
Depois, faça o mesmo usando a outra mão e movendo para o lado contrário ao primeiro exercício.
Repita o exercício dez vezes com cada mão.
Em outros artigos falamos sobre a melhor maneira de massagear o rosto. Se você tiver tempo é recomendável fazer uma massagem no rosto inteiro, pois isso melhorará seu aspecto, a textura da cútis e ajudará a prevenir as rugas de forma natural.