Dicas básicas para aliviar a colite de forma natural
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Em síntese, a colite é a inflamação do cólon, também chamado intestino grosso e pode causar sintomas muito incômodos. Assim, é bom conhecer formas de aliviar a colite de forma natural.
Apesar de que em alguns casos a medicação seja necessária para aliviar ou curar a colite, também é verdade que os remédios naturais podem ajudar a evitar a inflamação.
A seguir, mostraremos os diferentes tipos de colite, os sintomas mais frequentes e alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os desconfortos, seja qual for a causa da inflamação.
O que provoca a colite e quais são seus sintomas?
Pode-se dizer que, basicamente, existem dos tipos de colite: a aguda e a crônica.
A colite aguda é frequentemente causada por bactérias ou vírus, enquanto a colite crônica pode ter diferentes causas, como o estresse, o intestino irritável, doenças auto imune, etc.
Se você tem um ou vários dos sintomas que citaremos a seguir, é provável que você esteja sofrendo de algum tipo de colite:
- Dor abdominal aguda, crônica ou “em ondas”;
- Retorção intestinal;
- Diarreia;
- Flatulência;
- Tenesmo (sensação permanente de vontade de mobilizar o intestino);
- Presença de mucosidade ou sangue nas fezes;
- Febre;
- Náuseas ou vômitos.
Na presença destes sintomas, é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto, pois é ele é quem decidirá a necessidade ou não de tomar algum tipo de medicação.
Apesar dos remédios naturais também ajudarem a melhorar a colite, nunca deixe de usar a medicação prescrita pelo seu médico.
Leia também: Remédios naturais com gengibre para náuseas
Dieta à base de líquidos para aliviar a colite
Especialmente quando a colite se manifestar com diarreia líquida, é bom evitar os alimentos sólidos. Sendo assim, ingira somente líquidos por 2 ou 3 dias, em boa quantidade de íons e minerais.
Desse modo, estes são alguns dos remédios caseiros que podem ajudar a impedir a diarreia:
Água de arroz
Pode-se dizer que este é um dos remédios caseiros “de vó”. Para fazer água de arroz, pegue um copo de arroz e coloque-o para ferver em seis copos de água, até que os grãos estejam moles. Então, coa e beba, morno ou frio.
Chá de camomila
A camomila tem efeito anti-inflamatório, por isso, é um remédio natural ideal para a colite. Sendo assim, pegue alguns ramos de camomila e ferva-os em uma panela com água. Quando esfriar, sirva tudo em um copo. Em vez de açúcar, adoce com mel ou estévia.
Água de repolho
Obtém-se simplesmente pegando algumas folhas de repolho e colocando-as para ferver em uma panela durante 10 minutos. Beba quando estiver frio.
Sendo assim, leia também: A água de arroz: um poderoso tônico facial
Dieta suave
Quando os sintomas começarem a desaparecer, pouco a pouco podem ser incorporados alimentos sólidos à sua dieta.
Comece, então, comendo um pouco de arroz, farinha de milho cozida, carnes magras, iogurte e queijo magro. Sempre em pequenas quantidades, pois é preciso ver como seu intestino reage.
Outras boas opções de alimentos sólidos para incorporar à dieta podem ser a compota de maçã (maçã cozida), assim como a cenoura cozida. Esta última é um ótimo remédio natural para a colite, já que tem um efeito antiácido no intestino.
Evite os açúcares
Em primeiro lugar, quando o intestino está inflamado, não cumpre com suas funções corretamente. Por isso, é importante seguir uma dieta com alimentos leves, que não aumentem a inflamação.
Na presença de sintomas da colite, o melhor é evitar todos os alimentos que contenham açúcares refinados (bolos, chocolate, guloseimas) e o pão branco.
Além disso, deve-se evitar também as comidas muito temperadas, o álcool, o café e as bebidas gasosas, por exemplo.
Nos casos de colite por estresse, ansiedade ou cólon irritável, sugere-se fazer exercícios de relaxamento com frequência. Dessa forma, a yoga ou a meditação também podem ajudar a melhorar os sintomas da colite.
Por último, lembre-se sempre de consultar seu médico se acaso os sintomas persistirem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- MedlinePlus. Colitis. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001125.htm
- Aaron E. Walfish, MD, Mount Sinai Medical Center; Rafael Antonio Ching Companioni , MD, Icahn School of Medicine, Elmhurst Hospital Center. Colitis ulcerosa. https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-gastrointestinales/enfermedad-inflamatoria-intestinal/colitis-ulcerosa
- American Society of Colon and Rectal Surgeons. COLITIS ULCEROSA. https://www.fascrs.org/patients/disease-condition/colitis-ulverosa
- Diagnosis and treatment of inflammatory bowel disease: First Latin American Consensus of the Pan American Crohn’s and Colitis Organisation. (2016). Diagnóstico y tratamiento de la enfermedad inflamatoria intestinal: Primer Consenso Latinoamericano de la Pan American Crohn’s and Colitis Organisation.http://www.revistagastroenterologiamexico.org/es-diagnostico-tratamiento-enfermedad-inflamatoria-intestinal-articulo-S0375090616300829
- Int J Mol Sci. 2019 May; 20(10): 2588. Published online 2019 May 27. The Anti-inflammatory Effects of Dietary Anthocyanins against Ulcerative Colitis. doi: 10.3390/ijms20102588
Int J Mol Med. Author manuscript; available in PMC 2010 Dec 1.
Published in final edited form as: Int J Mol Med. 2010 Dec; 26(6): 935–940. Chamomile, an anti-inflammatory agent inhibits inducible nitric oxide synthase expression by blocking RelA/p65 activity. doi: 10.3892/ijmm_00000545 - MedlinePlus. Diarrea. https://medlineplus.gov/spanish/diarrhea.html
- WebMD. Carrot. https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1472/carrot
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.