Descubra os 6 benefícios de caminhar todos os dias

· 14 de abril de 2019
Caminhar todos os dias melhora a sua saúde e previne doenças do corpo e da mente. Conheça os benefícios

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, caminhar todos os dias pode reduzir o risco de morte prematura em muitas pessoas. Além disso, proporciona outros benefícios para a saúde.

Aqui estão alguns dos benefícios que certamente irão motivá-lo a dar um passeio ou uma caminhada diária.

1. Caminhar todos os dias previne a demência

O exercício aeróbico de baixo nível em pessoas que sofrem com condições como a demência retardam os sintomas.

Portanto, caminhar todos os dias em conjunto com uma rotina de exercícios, pelo menos três vezes por semana, melhora os estados funcionais da mente.

Confira também: Quanto precisamos caminhar diariamente para emagrecer?

2. Caminhar todos os dias ajuda o coração

Caminhar todos os dias ajuda o coração

O coração é o mais beneficiado quando caminhar diariamente é considerado um hábito.

Caminhar faz com que o bombeamento de sangue pelo coração seja realizado sem esforço adicional e, assim, beneficia o sistema cardiovascular. Isso, por sua vez, reduz o risco de mortalidade por problemas cardíacos.

3. Reduz o risco de câncer

Caminhar pode ser uma ajuda importante na terapia contra o câncer, pois ajuda a reduzir a fadiga dos tratamentos.

Neste estudo realizado, tanto em mulheres que sofrem de câncer de mama quanto em pessoas que tiveram câncer intestinal, determinou que caminhar 180 minutos por semana pode ajudar a prevenir e combater a doença.

Portanto, há motivos claros para caminhar todos os dias por ao menos 25 minutos.

4. Melhora o humor

Caminhar todos os dias pode melhorar o seu humor. Isso é sugerido por alguns experimentos realizados em pessoas que têm o hábito de caminhar e se exercitar diariamente.

Portanto, durante uma situação de estresse emocional, exaustão mental ou depressão, é aconselhável dar um passeio.

5. Caminhar aumenta os níveis de vitamina D no corpo

A vitamina D permite a absorção de fósforo e cálcio nos ossos, fortalecendo assim o sistema ósseo. Tem sido demonstrado que fazer longas caminhadas promove o aumento da vitamina D em nosso corpo se fizermos essas caminhadas sob o sol.

Quando a pele é exposta à luz solar, o corpo começa a produzir essa vitamina tão necessária para os ossos. Principalmente porque poucos alimentos contêm vitamina D. Dar um passeio e tomar sol sempre com proteção é uma boa maneira de nos manter em forma.

É por isso que geralmente é recomendado que os idosos façam uma caminhada todos os dias. Isso ajuda a fortalecer seus ossos.

6. Diminui a impotência sexual

Caminhar todos os dias diminui Diminui a impotência sexual

Homens que escolhem caminhar diariamente obtêm grandes benefícios em sua vida sexual. Algumas análises mostraram que uma caminhada como rotina diminui a impotência sexual masculina.

Isso também funciona para muitas mulheres, permitindo que sua vida sexual seja totalmente ativa e atingindo um nível mais alto de satisfação na intimidade.

Não deixe de conferir: O que sua forma de caminhar diz sobre você

Aproveite os benefícios de caminhar todos os dias

Caminhar não só revigora as pernas, mas também ajuda o corpo todo, incluindo a mente. Essa atividade relaxa, elimina o estresse, combate a depressão e nos enche de energia.

Além disso, previne a obesidade e permite manter o peso ideal, bem como regular o metabolismo. Tudo isso se traduz em uma maior expectativa de vida.

De qualquer jeito, tenha em mente que o ritmo da caminhada também é importante. Deve ser realizar a um bom ritmo, que exija um pouco de você, e não uma caminhada para ver vitrines de lojas.

  • (1) VanderWalde, N. A. (2018). Phase 2 randomized study of a walking intervention for radiation-related fatigue among older breast cancer patients receiving radiation.
  • https://meetinglibrary.asco.org/record/163417/abstract.