Depilação: dicas para não sofrer

· 30 de dezembro de 2018
Após a depilação evite usar roupas apertadas e produtos irritantes, pois a pele fica mais sensível e pode causar desconforto. Lembre-se de se hidratar adequadamente, tanto por fora quanto por dentro.

Costuma-se dizer que para ser bonita é preciso se sacrificar, e se você chegou a este ponto é porque certamente sofre na depilação.

Sabemos como pode ser doloroso encarar a cera, o laser, ou a linha, de vez em quando. É por isso que nós lhe daremos 5 dicas para sofrer menos com a depilação.

Sim, é possível se depilar e sentir muito pouca dor! Não deixe que as sessões de remoção de pelos sejam horríveis de suportar.

Mantenha sua pele saudável e livre de dores, com estas 5 dicas simples que lhe daremos.

1. Esfolie a área antes da depilação

Esfolie a área antes da depilação

A pele está sempre cheia de células mortas, e você pode livrar-se delas com cremes ou produtos esfoliantes. O ideal, é fazer uma esfoliação suave antes e depois de cada depilação, para manter a pele livre de impurezas. Ressaltamos a importância de ser uma esfoliação suave, nada que maltrate sua pele.

Assim, se você não quiser sujeitar sua pele a nenhum produto ou fragrância antes da depilação, também poderá usar um tecido ou esponja. Quando você tomar banho, esfregue suavemente a área que vai ser depilada.

Desta forma, a pele absorve melhor o tratamento depilatório de sua escolha. No caso da cera, esta pode aderir mais facilmente à pele, e será possível extrair mais pelos da raiz, sem muita dor.

Portanto, se você optar por ter uma depilação a laser, certifique-se de não maltratar sua pele durante a esfoliação, pois depilar uma área irritada será terrível, e a dor muito maior. Lembre-se que a premissa é sempre cuidar da sua pele.

Dois ou três dias após cada depilação, recomenda-se esfoliar a área para evitar pelos encravados. Faça isso muito gentilmente porque sua pele permanecerá sensível.

Leia também: Excesso de pelo facial nas mulheres: causas e formas de evitar seu crescimento

2. Hidrate-se

Manter a pele hidratada é sempre essencial. É por isso que você deve beber pelo menos 8 copos de água por dia. Sim, beber água é muito importante mesmo antes de depilar-se! Você também deve hidratar a área que vai depilar com cremes ou óleos.

Use cremes hidratantes ricos em vitamina E.  Você também pode aplicar um pouco de óleo de amêndoas, 2 ou 3 vezes por semana. Isto irá suavizar e hidratar a sua pele e, claro, torná-la mais bonita. Com a pele bem hidratada, será mais fácil para os pelos saírem, para que a dor seja reduzida.

3. Tome um banho de água quente

Quando dizemos “quente”, não queremos dizer quente demais! Para sofrer menos com a depilação, tente tomar um banho com água morna, ou um pouco quente antes da sessão. Isso fará com que seus poros se abram, e será mais fácil remover os pelos. Lembre-se que não deve ser muito quente, não queremos que sua pele fique irritada, e mais sensível.

Além disso, você também pode pedir ao seu especialista em depilação para aplicar compressas de água quente na área, para que os poros se abram. Com isso, certamente sofrerá menos com o processo, sua dor será menor, e bastante suportável.

4. Evite depilar-se nos seus dias

Depilação sem sofrimento

Isso mesmo! Seu ciclo menstrual também influencia ao sentir dor. Durante os dias de menstruação e nos anteriores, seu corpo será todos hormônios, por isso você será mais sensível em todos os sentidos. A mudança hormonal que você experimenta a cada 28 dias influencia física e psicologicamente em tudo o que faz.

Portanto, você sentirá mais dor porque sua pele ficará mais sensível. Seu limiar de dor, ou capacidade de suportar estímulos dolorosos será reduzido, devido às mudanças emocionais que também experimenta na menstruação. Depilar-se nesses dias é uma ideia terrível.

Descubra: Creme depilatório natural para eliminar os pelos sem produtos químicos

5. Respire

Quando você sente dor, tontura ou desconforto, a primeira coisa que lhe dizem é: “respire”? Embora às vezes você sinta que não funciona, é verdade! A respiração profunda é uma das melhores terapias para suportar a dor.

Antes e durante a sessão, concentre-se em respirar profundamente pelo nariz. Não prenda a respiração, porque isso pode intensificar a dor, visto que o corpo está carregado de estresse. Você só precisa se concentrar, e verá que sua capacidade de suportar a dor será maior. Você tem controle do seu corpo.

  • Instituto Médico Láser. (2013). Cuidados antes, durante y después de la depilación láser.
  • Agusti-Mejias, A., Messeguer, F., Agusti, P., Sánchez-Carazo, J. L., & Alegre, V. (2012). Foliculitis por Pseudomonas aeruginosa tras depilación. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1016/j.medcli.2010.10.017
  • Baztarrica Echarte, E., de Morentin, M. J. L. M., & Álvarez Villanueva, E. (2017). Complicación tras depilación a la cera. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/j.fmc.2015.11.013