Deliciosa receita de cogumelos portobellos gratinados

· 2 de janeiro de 2019
Os portobellos gratinados são um prato que podemos combinar a nosso gosto com diferentes opções para obter uma refeição repleta de nutrientes

Quando você pensa em cogumelos, geralmente os imagina em preparações como pizza ou alguma massa em particular. No entanto, raramente se opta por uma receita de portobellos gratinados ao forno, um método que se destaca pelo sabor delicioso e agradável ao paladar.

No entanto, deve-se notar que os cogumelos são muito fáceis de fazer e combinar, o que é uma vantagem que iremos desenvolver mais tarde.

Talvez, nesta parte resida o segredo do sabor e aroma. E é por isso que ao prepará-los você perceberá que é simplesmente irresistível permanecer indiferente ao que percebe.

Por outro lado, se você é vegetariano e está constantemente à procura de receitas novas e deliciosas receitas, os cogumelos portobellos são mais do que recomendados, e magníficos para você. Você pode combiná-los com outros legumes, cozinhá-los, e depois dourar no forno.

Nesse sentido, a batata talvez seja sua melhor aliada. Se você é vegetariano, ou simplesmente gosta de manter a condição do seu corpo comendo alimentos que têm muitas proteínas e poucas repercussões negativas.

Esta  é a melhor hora para os cogumelos, e a receita dos portobellos gratinados não seria a exceção.

Em si, os champignons ou qualquer outro tipo de cogumelo, não contêm muitas calorias, nem são compostos de gorduras importantes.

Por sua vez, estes são uma fonte maravilhosa de proteína.

Como fazer a receita de cogumelos portobellos gratinados

Como fazer a receita de portobellos gratinados

Portobellos gratinados (receita tradicional)

O interessante sobre nesta receita de portobellos gratinados ao forno, é que você pode usá-los de várias maneiras. Inclusive com a preparação tradicional. Ou seja, você pode amassá-los um pouco, e usá-los como carne para hambúrgueres vegetarianos, ou servir como acompanhamento.

Embora a maneira como você o preparar, ou como prefira comê-lo seja completamente sua escolha, enfatizamos que, com apenas uma receita obtém-se uma capacidade variada de preparação e combinação.

Ingredientes

  • 2 xícaras de cogumelos portobellos (200 g)
  • 1 pimentão amarelo cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 dentes de alho sem casca
  • ¾ xícara de queijo muçarela integral (100 g)
  • 2 tomates pequenos
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino moída (15 g)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (40 g)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)

Descubra: 8 benefícios que você não conhecia sobre o azeite de oliva

Preparação

  1. Em uma frigideira, a primeira coisa que você precisa fazer é o refogado com a cebola, o alho, os pimentões, tomates, pimenta e sal, para dar um toque de sabor.
  2. Lembre-se, este será o sabor da receita dos portobellos gratinados.
  3. Comece colocando o fogo bem baixo, e depois de ter colocado um fio de azeite, comece lentamente a refogar todos os ingredientes por 5 minutos. Nota: alguns vão dourar (como o alho e a cebola), mas é normal; o que você não deve fazer, é deixá-los queimar.
  4. Agora, você deve adicionar os cogumelos portobellos na frigideira, e cobrir por 1 minuto em conjunto com o refogado.
  5. Passado o tempo, retire do fogo, e reserve até esfriar um pouco. Aproximadamente 1 minuto.
  6. Pré-aqueça o forno a 200 °C, e depois transfira o conteúdo da frigideira para uma bandeja adequada.
  7. Deixe os ingredientes cozinhar por 25 minutos.
  8. Por fim, retire do fogo, e se você tiver um pequeno maçarico, aplique-o na superfície da bandeja, e gratine os portobellos.
  9. Se não tiver um, coloque uma camada de papel alumínio sobre a bandeja, e reinsira-a no forno a 250 °C por mais 20 minutos.

Algumas sugestões para combinar com os portobellos gratinados

Batatas

Acompanhamento cogumelhos portobellos

As batatas combinam perfeitamente com a receita de portobellos gratinados. Além de parecer mais apetitosa do que já é, tornará o sabor mais completo e, se for adicionado um toque de queijo, você terá simplesmente encontrado um acompanhamento perfeito.

A preparação é a mesma, mas ao passar tudo da frigideira para a bandeja, você terá descascado e amolecido as batatas previamente em água fervente, e cortado em fatias para fazer camadas. Semelhante à lasanha, se preferir.

Leia: Receita para preparar filé de frango gratinado com cogumelos

Com queijo e bacon

Obviamente, esta opção é para quem gosta dos benefícios e contribuições das proteínas de origem animal na gastronomia e no organismo.

  • Para adicioná-lo à receita, você terá que cortar o bacon (cerca de 200 gramas) e incorporá-lo.
  • Finalmente, na bandeja que vai para o forno, cubra com queijo muçarela, e deixe que o forno  e o gratinado façam o resto.

Você já conhece a tradicional receita dos portobellos gratinados no forno, mas com essas dicas e sugestões, você pode melhorar (ainda mais) essa incrível e saudável preparação.