Decoração surpreendente com tijolos

· 3 de janeiro de 2019
Os tijolos são parte dos elementos de construção de uma casa, mas eles também conseguiram incorporar-se na decoração. Aqui dizemos a você como obter uma ótima atmosfera decorar com tijolos

Os tijolos não são mais apenas peças de alvenaria, mas podem ser elementos para realizar uma decoração surpreendente.

Por serem feitos de um material que não se desgasta facilmente e mantém sua boa aparência apesar das condições ambientais, dificilmente denotarão a passagem do tempo.

E também têm excelentes qualidades de isolamento térmico e acústico.

As pessoas querem que suas casas sempre tenham uma atmosfera agradável. Mas também querem que, uma vez que invistam nela, permaneçam em boas condições com o passar do tempo, e de preferência com pouco esforço.

E, por causa disso, é comum recorrer a tendências rústicas, uma vez que proporcionam atemporalidade ao lar.

Tipos de tijolos para decorar

Paredes com decoração surpreendente com tijolos pintados

Embora seja verdade que as paredes sem forro são usadas; isto é, com tijolos expostos, para criar um certo “estilo” e espaço, há outras maneiras de decorar com eles de acordo com seu tipo.

A grande maioria das ideias resultou da engenhosidade e criatividade das pessoas, na tentativa de responder à uma necessidade.

Por exemplo: se não havia uma mesa para colocar a lâmpada ao lado do sofá, vários tijolos maciços foram colocados de uma certa maneira, e pronto.

Lembre-se de que os tipos de tijolos são classificados em duas categorias principais: fabricação e características. Isso significa que, por um lado, eles são qualificados em termos de: técnica de processamento, processo de cozimento, método de secagem.

Por outro lado, são qualificados de acordo com sua porosidade e resistência. Agora, no que diz respeito à decoração de interiores, os mais recorrentes são os maciços, que podem ser:

  • Manual. Têm um aspecto muito rudimentar, já que sua fabricação é feita à mão. A textura é áspera,
  • Adobe de terra. São pesados ​​e parecem muito rústicos. Recomenda-se usá-los para suportar objetos planos (como uma placa de vidro) para criar tabelas baixas.
  • Cozido de terra. É menos pesado que o adobe, e tem mais cor.

Veja também: 7 erros no projeto de quartos pequenos que consomem muito espaço

Ideias para decorar com tijolos

Paredes com decoração surpreendente com tijolos

Em primeiro lugar, se a cor natural da argila do tijolo não nos agradar, podemos dar-lhe uma cobertura de pintura de diferentes maneiras: unicolor para conseguir um acabamento muito luminoso ou, na mesma cor, mas em dois tons diferentes para fornecer frescor e vitalidade ao espaço.

Se formos um pouco mais ousados, podemos escolher algumas dessas ideias:

  • Pintar a parede inteira de branco e escrever em um tijolo em particular, uma palavra ou frase com marcador ou spray. Outra opção é pintar a parede branca, e aplicar um pouco de tinta preta nos relevos de tijolo com um pano ou trapo de algodão. Desta forma, daremos um acabamento muito grunge e moderno.
  • Você também pode aplicar uma cobertura de tinta, e deixar um pouco mais claro em uma área, para quebrar um pouco com a continuidade, e dar um pouco de dinamismo ao plano de fundo.
  • Na camada de tinta, podemos desenhar figuras geométricas em uma parte da parede, para adicionar um toque mais decorativo ao plano de fundo.
  • Outra alternativa é pintar metade da parede e deixar o resto ao natural.

Caso gostemos da cor do tijolo, vale a pena dar-lhe destaque usando tons claros ou neutros nos móveis. Esta é uma das técnicas de decoração mais populares, e pode ser adaptada às tendências modernas e artesanais.

Um elemento que é adicionado frequentemente nas paredes de tijolos são as luzes de Natal.

Leia também: 5 maneiras diferentes de fazer flores de materiais diferentes para decorar

Fotos, adesivos e vinis

Ao decorar uma parede de tijolos, seja natural, ou com uma camada de tinta, não é conveniente pendurar muitas fotos com detalhes, porque sobrecarregam o espaço, e a arte não é apreciada como tal. 

Em vez disso é preferível incorporar quadros que tenham linhas mais simples e fundos menos detalhados; de fato, recomenda-se pendurar aqueles que são mais uniformes.

Quanto aos adesivos e vinis, é preferível jogar com o efeito “silhueta”. Isto é, coloque os adesivos que não possuem detalhes, e que são completamente pretos. Desta forma, podemos colocar outros acessórios no espaço, sem ter que nos preocupar se estes rivalizam entre si, ou não.