Ideias para uma decoração rústica

· 28 de maio de 2018
Aqui estão algumas ideias para você criar uma bela decoração rústica. Vá em frente e embeleze sua casa com essa tendência!

Uma decoração rústica é uma tendência que pode ser implementada com muita facilidade. É tudo uma questão de saber o que queremos e como queremos. No entanto, podemos não ter uma imagem clara ou não saber como distribuir os elementos.

Para ajudá-lo um pouco, apresentamos algumas ideias que você pode usar para ter a decoração rústica que tanto deseja. Lembre-se de que na decoração rústica são usados materiais naturais como pedra e madeira, e os elementos são geralmente feitos à mão. É uma mistura de tradição com simplicidade que é encantadora e, acima de tudo, atraente. 

Os móveis e a decoração rústica

Móvel rústico

Um bom conselho para criar uma boa decoração rústica é escolher a madeira com a qual vamos trabalhar como material principal. Isso nos dá estabilidade, durabilidade, cor, elasticidade e permanência.

Um mobiliário de madeira rústica pode ser pintado com base em cores naturais ou suaves. Nós também podemos proporcionar uma aparência de envelhecimento à madeira.

Com isso, passamos a impressão de que é um móvel que já tem várias gerações na família, o que confere maior aconchego e conforto ao ambiente. Afinal, nossa decoração rústica é também uma forma de criar um sentido de pertencimento e de orgulho pelo patrimônio.

As cores-chave na decoração rústica

Decoração rústica na sala

Definitivamente, as cores básicas são as de terra. Da mesma forma, há toques de cor em verde e azul (pastel, celeste, turquesa, cerúleo, ciano, entre outros). Por outro lado, mostarda e certos tons de laranja também são usados.

Se o teto da sala for alto, vigas de madeira podem ser instaladas para dar a impressão de um teto mais baixo. A ideia é criar um ambiente mais acolhedor, caloroso e próximo.

Também podemos usar móveis feitos de tecidos de lã e similares (assim como os acessórios que vamos colocar neles). Por outro lado, os enfeites de madeira e barro serão elementos-chave para complementar o espaço. As áreas comuns devem ser convidativas ao descanso, relaxamento, e proporcionar uma sensação de segurança, harmonia e tranquilidade.

Tenha em mente que todos os acessórios rústicos que você adiciona devem estar relacionados à naturezaNão sobrecarregue o cômodo, pois isso pode criar um ambiente esmagador.

A decoração em paredes e pisos

Ambiente rústico

Caso não possa instalar pedras, você pode alinhar uma parede com uma imagem que tenha tijolos, troncos, pranchas de madeira ou outros tipos de elementos naturais. Outra ideia bonita é optar por uma imagem de uma floresta verde ou uma paisagem natural (campo, vale ou montanha).

Se você não puder usar as imagens, pode pintar suas paredes em cores neutras, como bege, noz, cacau, terracota, etc. Você pode adicionar uma pintura com elementos naturais ou várias pequenas pinturas com motivos botânicos.

Quando não temos um piso rústico, a melhor coisa é decorar com tapetes desse mesmo estilo. Para unir o acesso aos cômodos próximos, você pode colocar um tapete rústico baseado em fibras naturais com estampas étnicas.

Caixas de madeira

Caixas rústicas

As caixas de madeira dão um toque perfeito em uma decoração rústica. Você pode adicionar elementos de suporte, como rodas ou pernas, que a transformarão em uma mesa espetacular.

Ideias rústicas com escadas e prateleiras

Decoração rústica

Atualmente, as escadas são usadas para decorar qualquer espaço. É possível usá-la como uma estante, como elemento de decoração ou até como um rack.

Caso você use uma escada velha ou decida construir uma você mesmo usando madeira natural, este projeto servirá tanto para mostrar seus momentos especiais quanto para dar um estilo rústico à sua casa. A escada pode descansar em um canto ou ficar pendurar diretamente na parede.

Espelho rústico

Detalhes rústicos na decoração

Este acessório é perfeito porque é funcional, original e moderno, mas com um toque “rústico”. Mantenha o esquema de cores o mais natural possível e preencha a sala com texturas condizentes. A decoração rústica moderna também nos permite combinar os móveis colecionáveis ​​e antigos de uma maneira sensata.

Ideias para uma iluminação rústica

Vigas expostas em casa

A escolha de lâmpadas de teto ou de parede é importante, pois nos ajuda a dar um toque mais rústico e sofisticado à nossa casa.

Móveis de estilo rústico para a sala de jantar

Decoração rústica

Quando falamos de interiores rústicos, imaginamos um cenário que gentilmente volta o relógio a uma época mais simples e menos chamativa. E diferentemente do que você pode pensar à primeira vista, a decoração rústica não exclui o moderno, mas o adapta para reforçar o aspecto “caseiro”.

Este é um estilo de decoração que não é alcançado apenas com uma seleção de móveis e acessórios. O rústico também precisa de madeira, tijolo, ferro forjado, bambu, cerâmica, cestaria, tecidos naturais, entre outros.