5 dicas de decoração com juta para o seu lar

12 Julho, 2020
A textura áspera da juta nos permite adicionar um estilo rústico aos nossos lares. Quer incorporar esse elemento à decoração da sua casa? Conheça 5 recomendações interessantes.
 

A decoração com juta se tornou uma tendência entre os amantes do rústico. Devido às características deste material, muitos decidiram incorporá-lo a espaços como terraços, salas de estar ou jardins, entre outros. O que você acha de tirar proveito desse recurso na decoração do seu lar?

A juta é um tipo de tecido obtido a partir de fibras naturais. É um material resistente que se destaca por ter uma textura grossa e áspera. Embora tenha sido usado por muitos anos para fazer sacos para armazenar mercadorias, hoje é um excelente recurso para a decoração. Conheça algumas dicas a seguir.

Dicas de decoração com juta: 5 ideias para a sua casa

A juta é um material barato que pode ser usado de várias maneiras para decorar a casa. Devido à sua textura e cor características, é usada para estofar móveis, almofadas e outros acessórios para decorar espaços interiores e exteriores.

Embora inicialmente a decoração com juta fosse exclusiva de casas de campo ou de estilo rústico, seu uso se espalhou gradualmente para outros tipos de ambientes: nórdico, vintage, chique, entre outros. Você está interessado em adicioná-la à decoração da sua casa? Então, mãos à obra!

1. Estofamento de móveis e assentos

Cadeiras rústicas
Apesar da sua textura, a juta pode adicionar um toque rústico aos seus móveis estofados.
 

Para aproveitar a decoração com juta em áreas como salas de estar, jardins e terraços, você pode optar por estofar móveis e poltronas com esse material. Devido à sua cor e textura, ela vai adicionar um toque minimalista e vintage a esse tipo de espaço. Observe que a textura será um pouco áspera.

  • Ao estofar os móveis com esse material, ajuste-os muito bem, pois isso deixará um acabamento melhor e evitará que o material se deteriore prematuramente.
  • Se desejar, use a juta para fazer almofadas decorativas para colocar em cima dos seus móveis.

Talvez você possa se interessar: Dicas para dar um estilo rústico à sala de estar

2. Organizador de objetos na decoração com juta

Você quer dar um toque rústico à sua sala, cozinha ou sala de estudos? Então, tome nota dessa ideia de decoração com juta. Consiste em criar um organizador com vários compartimentos para armazenar objetos pequenos. Se você fizer bolsos grandes, também poderá usá-los para guardar seus sapatos.

  • Pegue um saco de juta velho, corte-o na forma desejada e costure vários bolsos ou compartimentos.
  • Adicione os acessórios de decoração que quiser: bordados, fitas, tintas, etc.

3. Suporte de talheres

Porta-talheres
Dê um toque rústico aos seus jantares com um porta-talheres feito deste material.
 

Geralmente, o porta-talheres é usado em ocasiões como reuniões de família ou celebrações de datas especiais. Para fazê-los sem ter que gastar muito, você pode optar por essa alternativa com juta. Eles são muito fáceis de fazer e requerem poucos materiais.

  • Corte um saco de juta em vários pedaços, do tamanho que você preferir.
  • Em seguida, costure-os para formar um pequeno saco.
  • Finalmente, decore ao seu gosto e coloque os talheres dentro.

4. Abajures para a decoração com juta

Seu quarto é rústico? Você deseja dar uma aparência mais vintage ao seu escritório? Onde você quiser ter um abajur, pode implementar essa ideia de decoração com juta. Este tecido poroso é ideal para criar ambientes calmos e românticos. Além disso, ele permite variar os designs.

  • Se você tiver um abajur em casa, renove-o cobrindo a parte externa da cúpula com juta.
  • Para fazer um abajur do zero, pegue a armação e use a juta para dar a forma que você mais gosta.

Não deixe de ler: A decoração grunge: estilo e modernidade

5. Vasos para plantas

Vasos de estopa
Os vasos de juta funcionam perfeitamente para montar um pequeno jardim na sua casa.

As características deste material são ideais para fazer vasos bonitos para plantas. Por que razão? Primeiro de tudo, sua textura e cor dão um estilo muito interessante ao jardim; por outro lado, por ser um tecido poroso, é perfeito para facilitar a absorção e a filtragem da umidade.

 
  • Para usá-lo, você pode fazer o seguinte: encha um saco de juta com terra se a planta for de um tamanho considerável.
  • Para plantas pequenas, corte o saco em vários pedaços e costure-o em sacos menores. Encha-os com terra e coloque sua planta.

Sobre a decoração com juta…

Como vimos, decorar com juta é um método barato para dar um ar mais rústico aos espaços da casa. Você pode tirar proveito do material dos sacos de armazenamento ou comprá-la em lojas de tecidos. O mais importante é combiná-la com outros elementos decorativos para criar um ambiente aconchegante, elegante e do estilo desejado.

 
  • Castro, D. (2018). 8 maravillosas ideas para decorar con arpillera. Retrieved May 16, 2019, from https://midecoracion.com/de-paso/8-maravillosas-ideas-para-decorar-con-arpillera/
  • Budner, S. (2019). Tapizar una butaca antigua. Retrieved May 16, 2019, from https://midecoracion.com/diy/tapizar-una-butaca-antigua/
  • Heras Berugüete, M. (2019). ¿Comemos? Ideas para decorar la mesa. Retrieved May 16, 2019, from https://midecoracion.com/de-paso/comemos-ideas-para-decorar-la-mesa/