Como dar brilho ao seu cabelo?

· 18 de março de 2014
Evite o uso excessivo de secadores e chapinhas, já que danificam e reduzem o brilho do cabelo. Lembre-se de aplicar uma vez por semana uma máscara nutritiva.

Ter um cabelo brilhante e que também seja sedoso pode ser um sinal de saúde, juventude e cuidado. O couro cabeludo muitas vezes reflete o estado de saúde e o que está acontecendo por fora (em seu ambiente); portanto, é fundamental cuidar do cabelo e se sentir bem com ele.

Certamente, já fez vários tratamentos caros e severos no cabelo e, talvez, não tenha funcionado ou não como desejava. Dessa forma,  oferecemos algumas alternativas naturais para os cuidados com o cabelo e para que fiquem à altura de sua beleza e juventude.

Alternativas para dar brilho ao cabelo

1. A banana e o ovo

clara de ovo para cuidar do cabelo
Na clara do ovo também há vitaminas, ainda que 90% de seu peso corresponda à água.

Primeiramente, pegue uma banana e corte-a em pedacinhos. Em seguida, bata até obter uma textura semelhante ao purê.

Depois, pegue a clara do ovo (descarte a gema) e misture com a banana até obter uma mistura espessa. Em seguida, aplique a mistura sobre o cabelo. Se quiser, pode-se adicionar iogurte e bater no liquidificador. Seu cabelo agradecerá!

2. A maionese

A maionese atuará como um condicionador. Talvez incomode por causa da gordura, mas, de fato, dará resultado.

É simples, aplique a maionese como se fosse uma máscara. Deixe-a agir por aproximadamente 20 minutos.

Para mais comodidade, coloque uma touca plástica ou envolva o cabelo em uma sacola plástica. Logo após os 20 minutos, lave bem.

Se desejar, pode aplicar um condicionador. Este tratamento é bastante rigoroso, mas funcionará, já que oferece um pouco de gordura ao couro cabeludo. Funciona melhor para os cabelos secos.

Leia mais: Embeleze seu cabelo com máscaras de maionese

3. O abacate

Abacate para cuidar do cabelo

Para este tratamento, precisará de um abacate, se acaso tiver o cabelo curto, ou dois se o tiver cumprido. Em primeiro lugar, pegue o abacate e o amasse até ficar uma pasta espessa.

Em seguida, aplique a pasta da a raiz até as pontas. Deixe agir por 20 minutos. Depois, lave como de costume. Repita esse procedimento a cada dois dias ou em dias alternados. 

4. A cerveja

cerveja caseira

Primeiramente, deixe a cerveja aberta por uma hora ou mais, com o intuito de que a espuma desapareça. Em seguida, aplique a cerveja sobre o cabelo limpo durante dez minutos e o massageie.

Para retirar a cerveja, use bastante água e condicionador. O cheiro será eliminado com o condicionador.    

Saiba mais: Receitas com cerveja para os cabelos

5. Babosa e mel

babosa para os cabelos

Não é um segredo para ninguém que a babosa e o mel têm efeitos incríveis no cabelo. Nesse sentido, o que se deve fazer é simples. Pegue quatro ramos da babosa e extraia a baba, adicione 3 colheres de mel.

Em seguida, adicione estes componentes ao shampoo e lave os cabelos normalmente.

6. Máscara de frutas

Para este procedimento, precisará de um pouco de tempo e alguns produtos básicos. Primeiramente, descasque e amasse duas bananas. Em seguida, esprema duas laranjas e as misture com as bananas amassadas.

Misture até obter uma pasta fina e adicione 5 colheres de mel. Continue mexendo até obter uma mistura homogênea e, em seguida, aplique sobre o cabelo, massageando com os dedos. Deixe agir por 2 horas e lave em seguida. 

7. O limão

Limão para os cabelos

Coloque algumas gotas de limão em um recipiente com um pouco de água. Aplique em seu cabelo e deixe agir por 15 a 20 minutos. Por fim, lave-o. Recomenda-se fazer este procedimento à noite, caso faço de dia, não se exponha ao sol.

Recomendamos:

Evite usar secadores ou chapinhas sem se certificar dos cuidados térmicos. Use máscaras condicionadoras nutritivas pelo menos uma vez por semana e penteie suavemente os fios.

Além disso, procure sempre deixar a suavidade natural da sua cutícula capilar. Tendo o cabelo bem cuidado, quando os raios do sol incidirem sobre os fios, certamente revelará muita beleza.

  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.
  • Hamman, J. (2008). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules13(8), 1599-1616.
  • Eshun, K., & He, Q. (2004). Aloe vera: a valuable ingredient for the food, pharmaceutical and cosmetic industries—a review. Critical reviews in food science and nutrition44(2), 91-96.