Conheça todos os benefícios do ovo

· 31 de dezembro de 2013
Graças aos níveis de colina, o consumo de ovo é muito importante para mulheres grávidas ou que estão amamentando, já que beneficia o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e ajuda a prevenir defeitos no nascimento.

É ruim comer ovos diariamente? Essa é uma das muitas perguntas que costumamos fazer diariamente, porém hoje vamos desmentir os mitos e falar dos benefícios do ovo.

No passado, as pessoas costumavam dizer que a quantidade máxima de ovos permitida era de três unidades por semana devido ao seu alto índice de colesterol, potencialmente prejudicial à saúde.

Atualmente, no entanto, sabemos que os ovos NÃO causam nenhum dano ou problema ao organismo e vamos explicar aqui o motivo.

Leia também: Adicione estes ingredientes aos seus ovos mexidos e surpreenda a todos

Quais são os benefícios do ovo?

Durante muitos anos, o ovo foi catalogado como um dos alimentos que poderiam prejudicar a saúde de pessoas que o consumiam com certa frequência. Entendia-se que ele era o grande responsável pelo aumento do colesterol ruim no sangue.

Essas afirmações foram desmentidas há pouco tempo, graças às pesquisas científicas realizadas. Elas demonstraram que o ovo, sem dúvida alguma, não altera o colesterol.

Essas novas pesquisas afirmam que o consumo moderado de ovos oferece uma boa quantidade de nutrientes ao organismo, que são necessários para que tenhamos uma vida saudável.

O que realmente aumenta o colesterol no sangue é o consumo de gorduras saturadas, que podem ser encontradas em lácteos integrais.

Descubra: 5 alimentos que ajudam a combater as gorduras saturadas

As gorduras de alimentos como queijos, iogurtes, leite, carnes gordurosas; as gorduras transgênicas, que são encontradas na maioria das guloseimas que comemos como pastéis, tortas, biscoitos e geralmente em massas utilizadas em confeitaria.

É necessário prestar atenção nas informações nutricionais dos alimentos, pois muitos apresentam margarinas ou óleos vegetais hidrogenados.

Nas diversas pesquisas realizadas sobre o ovo foi constatado que comer um ou dois ovos por dia não representa nenhum risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Além disso, as pesquisas também demonstraram que o ovo possui um nutriente essencial para o funcionamento cardiovascular e cerebral chamado colina, que ajuda a metabolizar e diminuir a homocisteína.

Isso é algo muito benéfico, visto que seus elevados níveis no organismo estão associados ao aumento de doenças cardiovasculares.

Apesar de todas essas afirmações serem totalmente respaldadas e comprovadas cientificamente, ainda existem pessoas que são resistentes em acreditar nos benefícios do ovo e que continuam pensando que ele é prejudicial para a saúde, rejeitando com firmeza a ideia de inclui-lo na dieta.

O ovo é uma grande fonte de nutrientes

sobre-os-ovos

Um único ovo oferece 80 calorias, contém proteínas, colina, ferro e zinco. A maioria desses nutrientes encontra-se na gema.

As proteínas contidas nos ovos são de excelente qualidade e oferecem os aminoácidos que nosso organismo necessita. Um ovo tem aproximadamente 6 gramas de proteínas.

Dentre as funções mais importantes que essas proteínas desenvolvem, encontramos sua contribuição na formação do tecido muscular.

Além disso, é um componente essencial em todas as células, constituindo-se como parte vital do sistema imunológico, transportando substâncias no sangue e, além disso, fazendo parte de algumas enzimas, hormônios e neurotransmissores.

Na gema, também estão nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que pertencem à família dos carotenoides, antioxidantes que ajudam a prevenir os danos visuais relacionados a idade, como a degeneração macular.

Para mulheres grávidas ou em período de lactação, o consumo de ovo é muito importante, já que seu teor de colina beneficia o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e ajuda a prevenir defeitos de nascimento.

Mais fontes de nutrientes

Um ovo consumido inteiro oferece 125 mg de colina. Uma mulher grávida precisa de 450 mg por dia e uma mãe que amamenta precisa de 550 mg.

Os ovos podem permanecer frescos na geladeira durante aproximadamente cinco semanas. Caso queira saber se os ovos estão frescos, simplesmente jogue-os em um recipiente com água e observe seu comportamento.

Se ele flutuar, quer dizer que não está fresco. Ao quebrar o ovo, veja se a gema está centralizada. Esse é um sinal de que ele está fresco.

Como foi possível perceber, o ovo é muito saudável e não prejudica a saúde nem aumenta os níveis de colesterol ruim, algo que está cientificamente comprovado. Além disso, especialistas afirmam que é possível comer até dois ovos por dia sem problemas.

Além de nutritivo e saudável, esse alimento é delicioso e pode ser preparado de inúmeras formas: frito, cozido, frito em água, mexido e assado; permanecendo igualmente suculento.

Não deixe de inclui-lo em sua alimentação agora que você conhece todo os benefícios do ovo.