Saiba como curar seus chakras

· 5 de dezembro de 2018
A cultura hindu relaciona o bloqueio dos chakras com diferentes doenças e condições. Ao desbloqueá-los, permitimos que a energia flua e melhoramos nosso estado de saúde.

No hinduísmo, os chakras são centros de energia que passam pelo nosso corpo. Através deles flui a vida e a saúde. Além disso, comunicam e equilibram a energia interna e externa. Saiba mais sobre como curar seus chakras neste artigo.

Dados básicos sobre os chakras

Para poder abordar esse problema, precisaríamos de muitas horas, portanto, é bom que você saiba, pelo menos, o mais importante.

A palavra chakra deriva do sânscrito e significa “roda de energia” ou “roda de luz”. Esses centros estão conectados entre si por fluxos de energia e, por sua vez, regulam nosso contato com o Universo.

Existem sete chakras principais que conectam nossa coluna vertebral, da base à cabeça, são eles:

Base ou raiz

A cor é o vermelho escuro e está localizado no períneo, entre o ânus e os genitais. É bloqueado pelo medo e, quando isso ocorre, causa dor ciática, câncer de ovário, de útero ou retal, constipação, problemas de próstata, varizes, hemorroidas e transtornos imunológicos.

Também provoca frustração, instabilidade emocional, depressão e baixa autoestima.

Sexual ou umbilical

A cor é o laranja e está localizado nos órgãos femininos internos, na bexiga, na pélvis, no intestino e nos glúteos. O bloqueio causa tensões lombares e pélvicas, ciática, fadiga crônica, impotência, diabetes, câncer, cólon irritável e infecções renais e da bexiga.

Emocionalmente, provoca ansiedade, medo, ciúmes, desconfiança e preocupação.

Plexo solar

É de cor amarela está abaixo do umbigo, cobrindo também o fígado, o pâncreas, a vesícula biliar, o baço, os rins, o estômago, o intestino delgado e a caixa torácica.

Os desequilíbrios do seu bloqueio causam problemas respiratórios e imunológicos, bulimia, anorexia, diabetes, azia, úlceras, cálculos biliares, hepatite, cirrose e artrite.

Emocionalmente, causa vitimização, estresse, raiva, frustração, culpa, dúvida e necessidade constante de aprovação.

Dados básicos sobre os chakras

Coração

É de cor verde e se bloqueia com a dor e a tristeza. Também inclui os pulmões, a coluna vertebral, os seios, o esôfago e o sistema nervoso. Os problemas causados ​​pelo seu bloqueio são doenças cardíacas e respiratórias, câncer de mama, angina, pneumonia, hipertensão e dores na coluna.

No emocional: passividade, depressão, insensibilidade e dor.

Garganta

É de cor azul safira e inclui a boca, a laringe, as gengivas, a traqueia, a glândula tireoide, a coluna cervical, os dentes e os ombros. Seu desequilíbrio causa dores de garganta, sangramento nas gengivas, disfonia, alergias, gripe e infecções crônicas.

No emocional, obsessão, depressão, medos, fobias, indecisão e estagnação.

Terceiro olho

A cor é o azul índigo e inclui o nariz, as orelhas, os olhos, as glândulas pineal e pituitária, o sistema nervoso e o cérebro. Os problemas pelo bloqueio são dor de cabeça, tumor cerebral, cegueira, surdez, convulsões, acidentes vasculares cerebrais e problemas na coluna vertebral.

Os efeitos emocionais são medo, fobia, confusão, pesadelos, esquizofrenia, pânico e depressão.

Coronário

É de cor violeta e inclui a parte superior da cabeça. Os efeitos de seu bloqueio para o corpo incluem a fadiga crônica, a hipersensibilidade à luz e ao som, os problemas de pele e os transtornos músculo-esqueléticos.

Em relação aos sentimentos, perda de propósito, perda de conexão com o divino, preocupação, depressão, mente fechada e descontentamento.

Como saber se os chakras estão bloqueados?

Como saber se os chakras estão bloqueados?

É necessário realizar uma espécie de teste para determinar se algum de nossos chakras está bloqueando a passagem de energia para os outros e se há mais de um bloqueado.

Você simplesmente tem que responder a perguntas para cada chakra. Se a maioria das respostas for negativa, esse pode ser o chakra que precisa ser desbloqueado.

Leia também: Como atrair energia positiva para a sua vida

Primeiro chakra (raiz)

Você se sente vibrante, saudável? Você se sente em casa? Você tem um forte desejo de viver? Você ama seu corpo e acredita que é um tesouro maravilhoso? Você é uma pessoa cheia de energia e movimento? Você é ousado?

Segundo chakra (sacro)

Você tem um desejo sexual saudável? Você se sente pleno no sexo? Você pode se expressar sexualmente? Você pode dar e receber prazer?

Terceiro chakra (plexo solar)

Você sabe o que quer e tem confiança em si mesmo? Você pode tomar decisões por si próprio? Você é consciente das suas emoções? Você pode controlar o que sente? Você sente que é equilibrado emocionalmente?

Orientações para desbloquear os chakras

Quarto chakra (coração)

Você tem relações saudáveis? Você ama a si mesmo? Você ama aqueles ao seu redor? Você sente compaixão pelos seres vivos? Você aceita os outros como eles são? Você é bom em cooperação? Você tem capacidade de entrega?

Quinto chakra (garganta)

Você pode se expressar facilmente? Você leva uma vida feliz? Você assume a responsabilidade por sua vida? Você resolve os problemas sozinho? Você se sente merecedor de recompensa por seus esforços? Você tem fé suficiente para assumir riscos? Você gosta de desafios?

Sexto chakra (terceiro olho)

Você é forte mentalmente? Você tem a capacidade de resolver as coisas? Você tem ideias criativas? Você faz todo o possível para tornar seus sonhos realidade? Você visualiza seus objetivos?

Sétimo chakra (coronário)

Você se sente algo grande e maravilhoso? Você se sente conectado com Deus ou com o Universo? Você acredita que sua vida tem um propósito?

Pode te interessar: 7 tipos de meditação e seus benefícios

Afirmações para curar bloqueios em cada chakra

Durante uma sessão de meditação, você pode tirar proveito das frases ou dos mantras, palavras de uma única sílaba repetidas várias vezes (a mais conhecida é o “OM”). Para cada chakra existe uma afirmação e um mantra específico.

  • Para o primeiro chakra: “Eu sou um com tudo o que sou, tenho certeza de que sou amado”. O mantra é LAM.
  • Para o segundo chakra: “Eu me amo, honro a mim mesmo hoje e toda a minha vida”. O mantra é VAM.
  • Para o terceiro chakra: “Eu sou um poderoso criador na minha realidade e isso me dá paixão”. O mantra é RAM.
  • Para o quarto chakra: “Sou amor e aceitação incondicional”. O mantra é YAM.
  • Para o quinto chakra: “Eu sou o guia da minha vida. O poder da escolha é meu “. O mantra é HAM.
  • Para o sexto chakra: “É seguro para mim ver a verdade”. O mantra é OM (ou AUM).
  • Para o sétimo chakra: “Eu sou um com o momento presente”. Nenhum mantra é utilizado porque se medita em silêncio.
  • Grilley, P. (2007). Chakra theory and meditationMiscellaneous.
  • Merrick, J. (2012). Alternative medicine yearbook, 2010. In Alternative medicine yearbook, 2010. https://doi.org/10.1007/s00441-014-1841-9
  • Chase, C. R. (2018). The Geometry of Emotions: Using Chakra Acupuncture and 5-Phase Theory to Describe Personality Archetypes for Clinical Use. Medical Acupuncture. https://doi.org/10.1089/acu.2018.1288
  • NA. (2013). The 7 Chakras and Their Significance to Your Life.