Como cuidar do cabelo durante uma viagem?

Quem disse que uma viagem significa estragar o seu cabelo? Não importa aonde você vai ou por quanto tempo, descubra como proteger seu cabelo e deixá-lo radiante.
Como cuidar do cabelo durante uma viagem?

Última atualização: 08 Outubro, 2021

Viajar é maravilhoso, mas também tem suas desvantagens. Nossos cabelos sofrem porque são expostos à umidade, ao sol, ao cloro das piscinas e, se o seu destino é o mar ou a praia, ao sal. É impossível controlar o ambiente, mas você pode aprender a cuidar do seu cabelo durante uma viagem.

Independentemente de a viagem ser curta ou longa, se você vai de ônibus, carro, trem, barco ou avião, seu cabelo deve ter uma boa aparência. O mais importante é que seus cabelos se mantenham saudáveis. Você quer saber quais são os segredos dos especialistas? Leia este artigo até o fim.

Efeitos negativos que o cabelo sofre durante algumas viagens

Tudo depende do destino que você escolher. Por exemplo, se você for à praia, à piscina ou se fizer uma excursão, os raios ultravioleta (UV) serão sua dor de cabeça, pois podem causar secura extrema, falta de elasticidade, aspereza, fraqueza e frizz.

Além disso, se você escolher uma piscina, o cloro pode ressecar demais e, se seu cabelo for descolorido, ele pode ficar verde. Já imaginou?

Leia também: Por que o cabelo cai?

6 dicas para cuidar do cabelo durante uma viagem

Agora que você sabe tudo o que pode acontecer com o seu cabelo durante uma viagem, é hora de conhecer aquelas dicas infalíveis para cuidar dele economizando tempo e dinheiro. Confira!

1. Penteie seus cabelos

Você tem preguiça de pentear o cabelo? Isso acontece com muitas mulheres, especialmente no meio de uma viagem. Mas respire fundo, conte até três e faça isso. Caso contrário, os nós vão ficar muito mais difíceis de desembaraçar.

Por outro lado, se a sua preocupação é a falta de espaço ou que a sua escova fique presa na roupa dentro da mala, a solução prática está no modelo de bolso. Ele é ideal porque é pequeno e tem uma tampa que o cobre, evitando que seja danificado.

Queda de cabelo
Você deve encontrar a escova ideal para viajar; uma versão menor poderá acompanhá-la em todos os lugares.

2. Use um protetor térmico para o cabelo

Este produto não pode faltar no seu estojo de beleza, nem no seu dia a dia nem no meio de uma viagem. Não se aplica apenas ao uso de secadores e chapinhas, mas também é recomendado para combater a exposição ao sol, pois atua como uma barreira de defesa contra o calor.

Você pode encontrá-lo em spray, creme, óleo ou silicone. Os cabeleireiros sugerem usá-lo em cabelos limpos e levemente úmidos.

3. Mantenha uma boa higiene

A limpeza é a chave para cuidar do seu cabelo. Faça isso com a frequência certa; nem muitas nem poucas vezes.

O primeiro passo é planejar antes da viagem o que você deseja, levando em consideração o local onde você estará. Você pode levar na bagagem xampu, condicionador, máscara hidratante, creme modelador, spray para cabelo, espuma para definir os cachos.

Claro que você está pensando no espaço que esses produtos ocupam, mas você tem duas opções. A primeira é adquiri-los no tamanho de bolso; a segunda é comprar alguns potes pequenos (100 mililitros) para tirar a quantidade necessária de cada um.

Mesmo que você esteja no meio de uma viagem, em um local inóspito onde não há água suficiente nem para o banho, você tem uma ótima opção: os xampus secos. Você ficará mais leve e revigorada. Não há desculpas para não manter uma boa higiene!

A propósito, mantenha todos os produtos líquidos ou cremosos em um saco fechado com ziplock. Esta é a melhor estratégia para prevenir os vazamentos, que são muito comuns.

4. Inclua óleos em seus cuidados

Não negligencie a hidratação! Este é um truque de ouro para manter seu cabelo saudável. Nesse ponto, além das máscaras para os cabelos, os óleos funcionam muito bem. No entanto, mesmo que você os embrulhe, eles provavelmente vão derramar.

É por isso que compartilhamos uma ótima dica: as ampolas em cápsulas. Assim, você não terá a preocupação de sentir que seus pertences não estão seguros. Esses itens vêm em uma embalagem lacrada. Procure-os em qualquer salão de beleza.

5. Arrume seu cabelo dependendo de onde você está

Ao cuidar do seu cabelo, a maneira como você o manipula varia dependendo de onde você está. Por exemplo, se for no campo ou na praia, é preferível usar lenços ou chapéus para evitar que os fios se enrosquem por causa do vento.

Entretanto, para as piscinas, os cabeleireiros aconselham toucas de natação. Isso também se aplica à praia, especialmente se você já fez tratamentos com queratina.

Se falarmos de viagens de negócios, opte por manter os cabelos com coques, rabos de cavalo ou tranças que, além de práticos e elegantes, servem para enfrentar as mudanças climáticas. Aproveite para buscar ideias nas tendências de penteados; é um bom momento para experimentar algo novo.

Por outro lado, na ida ou na volta é mais vantajoso prender o cabelo para que ele não fique marcado com o formato do assento do avião, do ônibus ou do carro. No entanto, o ideal é que você se sinta totalmente confortável.

Viaje de avião com o cabelo preso
É preferível prender os cabelos durante as viagens para não prejudicar os fios ao encostar nas poltronas.

6. Leve adaptadores de tomada

Lembre-se disso! Já imaginou viajar com todos os seus instrumentos de beleza e, ao chegar ao hotel, perceber que eles não são compatíveis com as tomadas? Se isso acontecer, a tarefa de transportar o secador e a chapinha terá sido em vão. Isso já aconteceu com você? Na próxima vez, lembre-se de levar os adaptadores pertinentes.

Aproveite para cuidar do seu cabelo durante a sua viagem!

Você tem mil motivos para curtir seus dias de folga com uma boa viagem, mas sem esquecer que cuidar dos cabelos deve ser uma prioridade. Isso se refletirá em cada fotografia que você tirar e, é claro, na sua autoestima.

No final da sua aventura, já em casa, faça uma hidratação profunda para reparar os danos ocorridos durante a viagem. Você estará pronta para continuar mantendo seu cabelo radiante, cheio de vitalidade, protegido e saudável.

Pode interessar a você...
Recupere o brilho de seu cabelo depois do verão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Recupere o brilho de seu cabelo depois do verão

Para recuperar o brilho do cabelo é fundamental cuidá-lo tanto de forma interna como externa. Por isso, leia o seguinte artigo para conhecer várias...



  • Palacio M. Contra agresión, protección, cuidar el cabello. Rev Dialnet. 1990; 4 (7): 50-51.
  • Herp B, Rosselló J. El cuidado del cabello: cómo cuidar de forma natural nuestro cabello. Rev Dialnet. 2015; (430): 50-55.
  • Piedra M. Cómo mantener una óptima salud del cabello. Cuba: Instituto Superior de Ciencias Médicas Dr. Serafín Ruiz de Zárate Ruiz; 2006.