Cuidados com a pele e esporte: dicas que você deveria aplicar

É possível que durante as práticas esportivas aconteça o atrito, contato ou irritações que afetam a saúde da pele. Como evitar isso? Descubra a seguir!
Cuidados com a pele e esporte: dicas que você deveria aplicar

Última atualização: 15 março, 2022

Não há dúvidas sobre os múltiplos benefícios que a prática de atividade física oferece à saúde. Estes, claro, incluem vantagens para a pele, pois promove a sua oxigenação e boa circulação. No entanto, há quem ignore os cuidados com a pele ao praticar esportes. Por que isso é tão importante?

Irritações provocadas pelo suor, exposição ao sol ou contato com agentes químicos como o cloro em piscinas são alguns dos motivos para ficar atento. Basta aplicar determinados produtos específicos e tomar algumas medidas para não expor a pele ao treinar.

Por que é importante cuidar da pele ao praticar esportes?

Os benefícios da prática esportiva para o organismo vão desde a redução do risco cardiovascular até a melhora do sono e dos níveis de estresse. Mas embora poucas pessoas escolham fazer uma atividade física para ter uma pele mais saudável, ela concede vários efeitos positivos.

O exercício físico estimula a circulação sanguínea, o que se traduz em uma melhor oxigenação e transporte de nutrientes para a pele. Por sua vez, o aumento da temperatura corporal ajuda a remover detritos que tendem a provocar acne.

Apesar disso, durante a prática existem outras situações que podem prejudicar a derme. Por exemplo, exposição ao sol, toxinas ambientais, agentes irritantes, entre outros. Nesse sentido, devemos encontrar um equilíbrio entre os cuidados com a pele e o esporte. Isso implica seguir uma série de recomendações para reduzir os riscos.

Por que é importante cuidar da pele ao praticar esportes?
Durante a prática de alguns esportes, a pele pode ser danificada pelo sol, agentes químicos e poluentes ambientais.

Dicas para um equilíbrio entre os cuidados com a pele e o esporte

Inicialmente, conhecer detalhadamente a sensibilidade da derme permite que medidas específicas sejam tomadas. Nem todas as pessoas são iguais; portanto, algumas devem usam determinados produtos e outras não. Quanto mais informações você tiver a esse respeito, melhor poderá adaptar nossos conselhos.

Uma regra geral é que deve-se começar a praticar esportes com o rosto o mais limpo possível. O suor faz com que os poros se dilatem, de modo que as impurezas podem penetrar e promover a acne. Incluída nessa equação está a maquiagem, que, quando misturada à transpiração, deixa a pele suja. A limpeza com água micelar costuma funcionar antes de iniciar a rotina de exercícios.

Cuidados com a pele e esporte: corrida

Como qualquer atividade ao ar livre, correr traz consigo a responsabilidade de se proteger do sol. Desta forma, é necessário passar protetor solar meia hora antes de começar, mesmo em locais protegidos pelas roupas, pois os raios ultravioleta podem atravessar alguns tecidos.

Quanto ao atrito, se você corre com frequência ou por longas distâncias, é útil aplicar creme lubrificante em áreas específicas, como glúteos, axilas ou pés.

Atividades aeróbicas

Andar de bicicleta, fazer spinning ou qualquer exercício aeróbico são atividades que provocam uma alta sudorese. Diante da alta perda de líquidos, deve-se consumir bastante água, tanto durante quanto após o exercício. Isso evita a desidratação e compensa a umidade que falta na pele. Se forem praticados ao ar livre, é imprescindível o uso de protetor solar.

Natação

O cloro é um dos elementos mais prejudiciais quando se trata dos cuidados com a pele e esportes. Recomenda-se a utilização de um creme hidratante que proteja contra as irritações causadas pelo contato com este e outros componentes da piscina.

Ao finalizar, use um gel de banho com pH de 5,5, valor correspondente ao da derme. Além disso, o cabelo é muito afetado nessa atividade. Nesse caso, o uso de touca de natação é útil e, ao lavá-la, use um xampu rico em proteínas e vitaminas.

Esportes de montanha

Muitas pessoas gostam de atividades como montanhismo, escalada ou esqui. Esses esportes são feitos vários metros acima do nível do mar, onde o impacto da radiação solar aumenta consideravelmente. Para cuidar da pele, vale usar um protetor de fator maior.

Outros aspectos que são reforçados em altura são o vento e o frio, para os quais são necessários equipamentos adequados. Isso inclui o uso de casaco e acessórios especializados, como óculos para montanha.

Proteção solar

Como já mencionamos, um dos aspectos fundamentais do cuidado com a pele é a proteção solar ao praticar esportes ao ar livre. Se você os pratica com frequência, é conveniente adquirir produtos específicos, com maior resistência ao suor e à água. Deve ser aplicado um protetor cujo fator mínimo seja 50, tanto em dias ensolarados como nublados, e em qualquer estação do ano.

Roupa apropriada

As roupas esportivas geralmente são projetadas para eliminar a transpiração e favorecer a evaporação da água. Recomenda-se o uso de peças confeccionadas com fibra sintética e que não sejam muito justas. Quanto ao calçado, o ideal é que este seja leve e acompanhado de meias.

Duchas

Depois de terminar a prática esportiva, o ideal é tomar banho em água morna, pois se estiver muito quente, a gordura da pele é eliminada e a pele se resseca mais. Além disso, se enxaguar com a água mais fria no final do banho é ótimo para a circulação.

Se você toma banho em banheiros compartilhados de clubes ou academias, o uso de calçados é essencial para evitar a propagação de fungos.

Hidratação

Beba bastante água para evitar a desidratação. Ela também ajuda a prevenir cãibras ou insolação. A hidratação também pode ser feita por meio de bebidas isotônicas, que contêm maior quantidade de nutrientes para repor os minerais perdidos. De qualquer forma, isso é recomendado em atividades físicas de alta intensidade.

Beber água.
O consumo de água é fundamental tanto para cuidar da pele quanto para manter um bom desempenho esportivo.

Cremes ou géis

Após o término do treinamento e a posterior higienização, recomenda-se a aplicação de géis à base de aloe vera. Eles permitem uma ótima hidratação sem adicionar gordura.

Outras opções podem ser soros cosméticos ou sérum que contenham ingredientes mais concentrados e de rápida absorção. Algumas pessoas aplicam óleos de coco ou amêndoa.

Esfoliação

Trata-se de um processo de renovação celular que envolve mais uma etapa para o cuidado da pele. Realizar esse tratamento uma vez por semana ajuda a ter uma derme saudável principalmente em locais expostos, como o rosto ou os braços.

Cuidados com a pele e esporte: dicas finais

A prática de esportes não precisa comprometer a saúde da pele. Com a aplicação de alguns cuidados prévios é possível evitar queimaduras, irritações e outros problemas. A limpeza adequada diminui o acúmulo de suor e resíduos de sujeira. Além disso, a hidratação adequada mantém a aparência suave e hidratada de uma pele saudável.

Pode interessar a você...
Benefícios dos banhos de aveia para a saúde da pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Benefícios dos banhos de aveia para a saúde da pele

Os banhos de aveia são um excelente tratamento para embelezar a pele e também tratar algumas patologias que provocam irritações e comichão.



  • Moncada Jiménez, José,  La radiación ultravioleta y la piel del deportista. Revista Educación [Internet]. 2003;27(2):165-172. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44027211
  • De Castro-Maqueda G, Gutierrez-Manzanedo JV, Lagares-Franco C, de Troya-Martin M. Sun Exposure during Water Sports: Do Elite Athletes Adequately Protect Their Skin against Skin Cancer?. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(2):800. Published 2021 Jan 19. doi:10.3390/ijerph18020800
  • Dedios M. NJ. Niveles de radiación ultravioleta, fenotipos e infraestructura de protección solar en instituciones educativas de Piura, Perú. Rev. Colomb. Enferm. [Internet]. 21 de noviembre de 2017 [citado 9 de enero de 2022];15:40-9. Disponible en: https://revistacolombianadeenfermeria.unbosque.edu.co/index.php/RCE/article/view/2135
  • Pozo, Amparo, Cortes, Brezo, Pastor, Ángel Martín,  Conductancia de la piel en deportes de precisión y deportes de equipo. Estudio preliminar. Revista de Psicología del Deporte [Internet]. 2013;22(1):19-28. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=235127552004
  • SOARES DOS REIS, Geisilaine, FURTADO VALADÃO, Analina, RAMOS PAES DE LIMA, Leonardo, LUCY MOREIRA, Mary,  Preparación de un protector solar y evaluación de la acción fotoprotectora del propóleo verde del Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil. Boletín Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromáticas [Internet]. 2009;8(4):282-288. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85611265008