7 alimentos para proteger a pele do sol

Além de cuidar da pele por fora, também devemos consumir alguns alimentos que nos ajudam a fornecer os nutrientes necessários para a reparação, regeneração e proteção.
7 alimentos para proteger a pele do sol

Última atualização: 10 Setembro, 2021

A pele é o maior órgão do corpo e, por motivos óbvios, é também um dos mais importantes. É por isso que é importante proteger a pele do sol, e alguns alimentos podem nos ajudar a fazer isso. A pele atua como uma barreira protetora do organismo perante o ambiente que o cerca e, por sua vez, desempenha um papel principal em alguns processos vitais.

Porém, por estar diretamente exposta a toxinas e radiações, tende a sofrer algumas agressões que, com o tempo, podem levar a sérios problemas de saúde. Embora a luz solar ofereça alguns benefícios, a exposição prolongada a essas ondas causa queimaduras, manchas e algumas doenças.

É fundamental tomar medidas preventivas para proteger a pele do sol. Para isso, é necessário usar protetor solar e aumentar a ingestão de alimentos que minimizem os efeitos nocivos dos raios solares. A seguir, queremos destacar os 7 melhores para que você considere a possibilidade de consumi-los com mais regularidade.

Alimentos para proteger a pele do sol

1. Frutas silvestres

As frutas silvestres são pequenas frutas com altos níveis de vitamina C, um antioxidante que inibe os danos dos radicais livres causados pela exposição contínua ao sol.

Essa substância participa da formação de colágeno e elastina, duas substâncias que mantêm a pele firme e livre de imperfeições.

Além disso, fornecem quantidades interessantes de minerais essenciais e água, ambos necessários para acelerar a recuperação das células da radiação ultravioleta (UV).

2. Chocolate amargo

O chocolate amargo, feito com mais de 60% de cacau, é um bom complemento para proteger a pele das agressões do sol. Seu alto teor de flavonóides, que têm mostrado ser antioxidantes poderosos, melhora a capacidade das células de se reparar de queimaduras.

Desde que a sua ingestão seja moderada, fornece ao corpo vitaminas e minerais que reduzem o estresse oxidativo.

3. Cenoura

A cenoura é um alimento bem conhecido para a pele, pois é uma fonte primária de betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no corpo.

Esse nutriente essencial é fundamental para a reparação dos tecidos celulares, pois fortalece a derme e reduz o impacto negativo do sol, segundo um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology.

Na verdade, ele atua como um filtro natural. Assim, permite-nos tomar banhos de sol curtos sem risco de sofrer alterações.

4. Peixes oleosos

O peixe oleoso é uma fonte máxima de ácidos graxos ômega 3. Este é um tipo de óleo saudável que aumenta a permeabilidade das membranas para atingir a função celular ideal.

Sua ingestão promove a desinflamação dos tecidos, ao mesmo tempo que reduz os efeitos dos radicais livres. Isso é afirmado por uma pesquisa publicada na Biochemical Society Transactions.

Somado ao aporte de vitamina E, acelera o processo de reparação da pele, principalmente no caso de queimaduras e manchas.

Algumas variedades de peixes recomendadas são:

  • Sardinha.
  • Salmão.
  • Cavalinha.
  • Anchova.

5. Vegetais com folhas verdes

Os vegetais com folhas verdes contêm antioxidantes poderosos que têm sido associados à prevenção do câncer de pele e rugas.

Possuem betacaroteno, além de ácido fólico e vitamina E. Isso permite melhorar a atividade celular e cria uma camada protetora contra os raios ultravioleta do sol.

Os vegetais de maior destaque são:

  • Espinafre.
  • Couve.
  • Acelga.
  • Brócolis.
  • Alface.
  • Salsão.
  • Salsinha.

6. Azeite

O ingrediente essencial da dieta mediterrânea também é um dos melhores suplementos para cuidar da pele contra as queimaduras e o envelhecimento precoce.

Contém ácidos graxos essenciais que, após serem absorvidos, melhoram o processo de regeneração celular e inibem os danos oxidativos.

Também concentra grandes quantidades de vitamina E e polifenóis, ambos necessários para criar uma barreira protetora contra o impacto prejudicial dos raios ultravioleta.

7. Maçã

Além de deliciosas e versáteis, as maçãs são as frutas com o maior teor de polifenóis.

  • Graças à sua ação antioxidante, combatem e revertem os danos causados pelos radicais livres.
  • Esses compostos vegetais controlam a inflamação, regulam o pH da pele e reforçam a atividade celular para promover um reparo ideal.

Vale ressaltar que também contêm água, ingrediente essencial para manter a hidratação.

Inclua estes alimentos na dieta para proteger a pele do sol

A inclusão de todos esses ingredientes na dieta regular é ideal para manter a pele jovem e livre de condições associadas aos efeitos do sol. Tente aumentar seu consumo e descubra como eles vão ajudá-lo a proteger a sua pele da exposição solar.

Pode interessar a você...
6 dicas para proteger a pele dos lábios contra o sol
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 dicas para proteger a pele dos lábios contra o sol

Proteger a pele dos lábios contra o sol é muito importante para evitar queimaduras e possíveis problemas posteriores. Leia mais e descubra!



  • Jaramillo Flores ME., Cocoa flavanols: natural agents with attenuating effects on metabolic synrome risk factors. Nutrients, 2019.
  • Kong R., Cui Y., Fisher GJ., Wang X., et al., A comparative study of the effects of retinol and retinoic acid on histological, molecular and clinical properties of human skin. J Cosmet Dermatol, 2016. 15 (1): 49-57.
  • Calder PC., Omega 3 fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochem Soc Trans, 2017. 45 (5): 1105-1115.
  • 91-107). Springer, Berlin, Heidelberg.