Cuidado! 7 alimentos que não devem ser reaquecidos

· 20 de setembro de 2015
A melhor maneira de comer os vegetais é em seu estado cru. Se você quiser cozinhá-los, lembre-se de não requentá-los mais tarde para não correr riscos desnecessários.

Alimentos reaquecidos são um bom hábito para contribuir para a redução do desperdício de toneladas de comida que acontece diariamente a nível global. Porém, há alguns alimentos que quando reaquecidos devem ser evitados.

Ainda assim, é muito triste saber que, enquanto em muitos países a comida é jogada em grandes quantidades no lixo, em outros, as pessoas morrem de fome.

Por isso, há alguns anos vem-se promovendo a reutilização de sobras de comida, seja preparando novas receitas ou pelo reaquecimento das mesmas.

Alimentos reaquecidos

No caso dos alimentos quando reaquecidos é muito importante saber que nem sempre eles são recomendáveis, pois existem algumas comidas que podem ser tóxicas quando são submetidas a altas temperaturas.

Sabendo que muitas pessoas ainda desconhecem quais são esses alimentos, hoje decidimos compartilhar uma lista onde se esclarece por que podem ser prejudiciais.

EspinafreEspinafre

A melhor maneira de comer espinafre é quando está fresco e, de preferência, crua. Existem várias receitas, vitaminas, saladas e cremes, que permitem aproveitá-lo sem a necessidade de aquecê-lo.

Isso porque, quando submetemos este vegetal ao processo de aquecimento ou reaquecimento, seu teor de nitratos se transforma em nitritos e isso pode ser prejudicial à saúde.

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Aipo

Em geral, o aipo é usado de forma semelhante ao espinafre, mas também é comum adicioná-lo em sopas ou cremes quentes. Nestes últimos casos, o melhor é consumi-lo recém preparado evitando deixar sobras para reaquecer mais tarde.

Como o vegetal anterior, o aipo também contém nitratos que podem ser prejudiciais à saúde ao serem reaquecidos.

Os nitritos são um componente associado com o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, embora seja esclarecido que eles somente podem chegar a esses extremos quando consumidos em excesso.

Assim, a melhor maneira de tirar 100% de proveito das propriedades do aipo é em sua forma crua.

OvosOvo

Por serem um alimento pequeno e de fácil preparo, raramente restam sobras para requentar.

Por outro lado, muitos acham que não é uma boa ideia fazê-lo. Isso porque, quando perdem sua frescura, mudam de odor, sabor e textura.

Além disso, quando os ovos são submetidos a altas temperaturas no processo reaquecimento, podem liberar compostos tóxicos para o organismo.

Beterraba

Durante anos, este alimento tem sido avaliado na medicina alternativa por seu alto teor de nutrientes essenciais e compostos antioxidantes.

No entanto, também têm uma quantidade mínima de nitratos que, embora sejam inofensivos, o melhor é não submetê-los às altas temperaturas para evitar riscos.

Além disso, o que os especialistas em nutrição e saúde mais recomendam é aproveitar este vegetal mediante a preparação de sucos, batidas ou saladas.

BatatasBatata

Elas contêm nutrientes e propriedades que são muito boas para a saúde, desde que seu consumo seja moderado. Por serem ricas em carboidratos, seu consumo excessivo pode trazer problemas com o peso.

Mas, deixando isso de lado, é importante saber que, ao requentá-las, tendem a perder muito do seu valor nutricional. Além disso, seu sabor também é alterado e pode chegar a liberar compostos que não fazem bem para o organismo.

Existem maneiras de deliciosas e simples de reutilizar as batatas cozidas, mesmo depois de vários dias. Por exemplo, o que você acha que um purê de batatas?

Cogumelos

Os cogumelos comestíveis e outras variedades de fungos não devem ser requentados de forma alguma. Isso porque este alimento reaquecido pode resultar em problemas digestivos e até mesmo do coração.

Este tipo de alimento tem propriedades interessantes para a saúde. Entretanto, a melhor maneira de aproveitá-las é mediante seu consumo fresco.

Assim, para evitar o seu desperdício deve-se preparar apenas a quantidade necessária, ou comê-los frios em poucas horas após sua preparação.

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FrangoFrango

Por seu alto teor de proteína saudável este alimento é altamente recomendado para todos os tipos de dieta balanceada.

O problema é que, ao esfriá-lo na geladeira ou ao perder o seu frescor, sua composição de proteínas muda. Isso pode causar problemas digestivos.

Assim, como no caso anterior, é aconselhável preparar apenas a quantidade necessária para o almoço. No entanto, no caso de restarem sobras, podem ser aquecidas posteriormente, mas certifique-se de fazê-lo a uma temperatura baixa.

  • BRITTO, Anna Valéria de. Câncer de estômago: fatores de risco. Cadernos de Saúde Pública, v. 13, p. S7-S13, 1997.
  • LAMPE, Kenneth F.; MCCANN, Mary Ann. Differential diagnosis of poisoning by North American mushrooms, with particular emphasis on Amanita phalloides-like intoxication. Annals of emergency medicine, v. 16, n. 9, p. 956-962, 1987.