Cremes para o rosto manchado

· 10 de junho de 2014
O suco de limão é muito eficaz para eliminar as manchas no rosto, mas aplique-o sempre à noite para evitar que a condição piore devido ao contato com o sol.

Tudo o que ocorre em nosso rosto é muito visível, por isso é plausível que queiramos fazer algo para reparar qualquer incômodo. As manchas, por exemplo, são muito frequentes porque podem aparecer por diversos motivos. A boa notícia é que existem alternativas caseiras e naturais para o rosto manchado.

Por que aparecem manchas na pele do rosto?

Trata-se de alterações na uniformidade da cor da pele, e podem ser brancas, amarronzadas, rosadas, etc. Quanto mais escuras forem, mais preocupação geram.

Tais manchas se devem ao excesso de pigmentação natural (melanina) por uma maior quantidade de células, por exemplo.

Uma das causas mais comuns é a exposição ao sol, que produz manchas transitórias ou permanentes.

As formas das manchas do rosto (ou de qualquer parte da pele) mais frequentes são as pintas, sinais, sardas e os lentigos (ou manchas de envelhecimento).

Ainda que não sejam perigosas para a saúde, muitas pessoas decidem retirá-las porque são antiestéticas, sendo um tratamento, portanto, de ordem estética.

Descubra: 5 remédios para as manchas hepáticas

Cremes para eliminar manchas e rugas no rosto

Recomendações para evitar as manchas na pele

  • Proteger-se do sol, sobretudo o sol do meio-dia nos meses de verão. Não se exponha sem usar um protetor solar com fator alto ou um bloqueador. Use também chapéu e óculos escuros.
  • Tenha uma dieta saudável e equilibrada: com muitas frutas e vegetais. Não se esqueça de incluir peixes e nozes, dois alimentos muito bons para a saúde da pele.
  • Beber, ao menos, 6 copos de água por dia para manter a pele bem hidratada e também o organismo.
  • Lavar o rosto e hidratá-lo diariamente. Antes de ir dormir, retire a maquiagem e limpe com água morna. Pela amanhã, aplique um bom umectante ou aproveitar as vantagens dos tratamentos naturais.

Leia também: Protetor solar: saiba quantas vezes deve aplicá-lo

Tratamentos naturais para o rosto manchado

Os seguintes alimentos podem ser aplicados na pele do rosto sem problemas, a fim de clarear o rosto manchado:

  • Vinagre de maça: umedeça o algodão com vinagre de maçã e aplique todos os dias. Deixe agir por 20 minutos e lave com bastante com água.
  • Leite de coco: também é uma boa opção o leite de coco. Aplique todas as noites e deixe atuar até o outro dia. Depois leve o rosto com água.

Eliminar manchas no rosto de forma natural

  • Suco de limão: é um remédio caseiro muito popular para clarear o rosto manchado. No entanto, você deve ter muito cuidado com sua aplicação, a qual sempre deve ser feita pela noite. Caso você saia de casa (por exemplo, no final de semana), tome cuidado quando em contato com o sol, pois pode causar mais manchas, obtendo o efeito contrário ao desejado.
  • Azeite de oliva: tem que ser o extravirgem prensado a frio (o mais puro que existe). Aplique um pouco no rosto com um algodão. Deixe até que seque e retire com água morna.
  • Cebola: é outro dos tratamentos maravilhosos para clarear o rosto manchado devido aos nutrientes que o seu suco possui. Utilize de forma tópica sobre o rosto para diminuir as rugas, acne, etc. Basta extrair o suco, ralando a cebola e espremendo-a com um pano ou guardanapo. Deixe atuar por 10 minutos e depois lave com água fria. Pode ser que sua pele esteja ferida ou seja muito sensível e arda um pouco. Se isso ocorrer, retire com água.

Mais tratamentos naturais para o rosto manchado

  • Leite: há muitos anos se utiliza o leite para suavizar a pele e deixá-la mais bonita. Por exemplo, a Cleópatra se banhava com leite de cabra fermentado. O ácido lático elimina todas as células mortas da superfície da derme e também a branqueia, restituindo a luminosidade do rosto. Da mesma maneira, você pode aproveitar os benefícios do iogurte. Aplique no rosto com uma suave massagem e deixe que seque. Depois enxágue com bastante água morna.
  • Pepino: não pode faltar em uma lista de cuidados com a pele (não é por mera coincidência que é a imagem mais habitual em um tratamento no SPA). Ele tem muita água, vitamina E, óleos naturais e muitos nutrientes para restituir a vitalidade da derme, eliminar as manchas e rugas. Corte em rodelas ou faça uma pasta homogênea, batendo no liquidificador com um pouco de água. Aplique no rosto por dez minutos e enxágue com água.
  • Babosa: outro dos infalíveis tratamentos de beleza e empregado desde o Egito Antigo por Nefertiti. Nutre e suaviza a pele. Corte um talo de babosa (aloe vera) e retire seu suco (que parece mais um gel). Coloque nas regiões com manchas e deixe que atue por 30 minutos. Retire com água em seguida.

Babosa para eliminar manchas no rosto

Continuação dos tratamentos para o rosto manchado

  • Tomate: o suco de tomate especificamente oferece uma grande quantidade de nutrientes, como são as vitaminas C e A, e as proteínas, além do lipoceno, que não permite que os radicais livres proliferem. Corte ao meio um tomate e aplique no rosto para que seu suco se desprenda. É um excelente remédios para as queimaduras de sol.
  • Cúrcuma em pó: é um ingrediente por excelência nas receitas da Índia e também um maravilhoso tratamento para eliminar as manchas escuras da pele. Aplique com um pouco de água ou suco de limão no rosto, fazendo suaves massagens. Deixe por 30 minutos e enxágue em seguida.
  • Água oxigenada: é um branqueador realmente incrível (também usado nos dentes). À noite, umedeça um algodão em água oxigenada (volume 10) e aplique com toques suaves. O tratamento é de aproximadamente duas semanas, repetindo diariamente. Não esqueça de lavar o rosto depois da aplicação.
  • Camomila: a infusão ou chá de camomila pode ser um bom adstringente ou tônico para clarear a pele. Deve-se usar depois de fazer uma limpeza facial profunda. Você apenas deve preparar um chá como de costume, deixar esfriar e umedecer o algodão na infusão. Aplique no rosto. Não precisa enxaguar, deixe secar sozinho.