Cremes caseiros para eliminar as manchas do rosto

· 13 de março de 2014
Além de aplicar estes remédios, é muito importante conhecer a origem das manchas, como o tabaco ou uma alimentação deficiente.

As manchas no rosto podem aparecer por diversos motivos: pela exposição ao sol, durante a gravidez, devidos aos anticoncepcionais orais, à acne, etc. Neste artigo, falaremos sobre algumas receitas simples e econômicas para você preparar em casa e eliminar as manchas do rosto.

Não esqueçamos que, para evitar as manchas na pele, o melhor é eliminar a causa que as origina, portanto, deveremos cuidar da nossa alimentação, evitar maus hábitos como o tabagismo, usar protetor solar, não tomar sol nas horas de maior radiação, etc.

As diferentes receitas para eliminar as manchas do rosto que vamos oferecer são fáceis de preparar e têm a vantagem de não possuírem ingredientes agressivos à pele. Recomendamos que você experimente diferentes receitas para ver qual se adapta melhor ao seu tipo de pele.

Antes da aplicação do creme, é muito importante realizar uma suave esfoliação da pele para eliminar as células mortas e potencializar sua regeneração. Podemos aplicar um esfoliante muito econômico com bicarbonato de sódio, açúcar ou sal refinado. Aplique-o suavemente e misturado com azeite, caso você tenha a pele seca.

Creme caseiro clareador de manchas do rosto

Este creme é especialmente indicado para as manchas mais escuras, graças aos seus ingredientes que são clareadores naturais.

  • Algumas gotas de água oxigenada
  • Duas colheres de leite em pó
  • Algumas gotas de glicerina vegetal
  • Algumas gotas de suco de limão

Misture bem os ingredientes até que forme uma pasta untuosa, a qual você aplicará antes de dormir sobre a pele e limpará com bastante água ao levantar pela manhã.

Leia também: Quais são as principais causas das manchas na pele?

Creme nutritivo de aveia e limão para eliminar as manchas do rosto

Este creme, além de nos ajudar a eliminar as manchas do rosto, nos ajudará também graças aos benefícios nutritivos da aveia e as propriedades purificantes e limpadoras do limão.

  • 1/4 de colher de sopa de flocos de aveia bem moídos
  • 250 ml de água
  • Uma colher de suco de limão

Misture os ingredientes e aplique esta loção diariamente durante uma semana, deixando-a fazer efeito durante 15 minutos. Depois desse período, retire com água.

Eliminar manchas do rosto com cremes caseiros a base de aveia

Creme aromático de laranja

Um creme delicioso e econômico pode ser preparado usando a casca da laranja, a qual vamos expor ao sol para que se seque. Quanto ela estiver seca, será preciso triturá-la até conseguirmos um pó bem fino, que será misturado com leite e algumas gotas de glicerina vegetal nas seguintes proporções:

  • Duas colheres de pó de casca de laranja
  • Uma colher de leite
  • Algumas gotas de glicerina vegetal

Aplique o creme e deixe agir até ele secar, em seguida, retire com água morna.

Creme de mel e cúrcuma para eliminar as manchas do rosto

Este creme contém ingredientes altamente terapêuticos, não apenas para eliminar as manchas do rosto, mas também para nutrir e desinflamar a pele. Ele é ideal para peles delicadas ou com eczemas. Este creme é especialmente recomendado para manchas de cor mais clara que a pele.

Misture mel de qualidade com cúrcuma em pó até atingir uma textura espessa. Aplique esta máscara durante meia hora e depois limpe com bastante água.

Loção refrescante e antioxidante para manchas no rosto

Esta loção é muito refrescante e mais rápida que as anteriores, especialmente recomendada para peles oleosas e para épocas de calor.

  • Meia xícara de suco de pepino
  • Duas colheres de suco de limão
  • 1 colher de glicerina vegetal
  • Meia xícara de água de rosas

Misture bem os ingredientes e aplique esta loção com um spray pela manhã e antes de ir dormir. Não é necessário retirá-la com água, já que ela também nos ajudará a tonificar a pele.

Alguns conselhos finais para eliminar as manchas do rosto

Alguns destes ingredientes nos ajudarão a preparar a nossa própria receita.

  • O limão é ideal para clarear, limpar e desinfetar a pele, porém, pode ser um pouco forte caso você tenha uma pele delicada. Neste caso, você o aplicará misturado com a glicerina. 

eliminar as manchas do rosto

  • A babosa é uma planta que nos ajuda a hidratar as peles oleosas e também a cicatrizar marcas de acne e feridas. Podemos usá-la diretamente da planta ou, ainda, comprar um gel vendido em farmácias ou em lojas de produtos naturais.
  • O óleo de rosa mosqueta é altamente regenerante e cicatrizante, ideal para peles secas e maduras.
  • A vitamina E que se usa como conservante em muitos cosméticos, ajuda a limpar a pele, a dar brilho e a eliminar as marcas e manchas que ocasionalmente tivermos.
  • O óleo essencial de gerânio tem propriedades regeneradoras. Recomendamos adicionar algumas gotinhas em nosso creme clareador.