Creme de aspargos com amêijoas
Escrito e verificado por a nutricionista Florencia Villafañe
O creme quente de aspargos com amêijoas é uma receita capaz de dar um toque único a qualquer prato. Além disso, possui propriedades nutricionais que contribuem para a melhoria da qualidade da dieta alimentar.
Portanto, é uma boa alternativa para quem quer cuidar da alimentação e manter uma boa saúde. Você está interessado em aprender a prepará-lo? A seguir, detalhamos a receita.
Creme quente de aspargos com amêijoas
Preparar um creme quente de aspargos com amêijoas tem algumas vantagens. Em primeiro lugar, temos que citar a facilidade, já que seu preparo não é longo nem complicado. Por outro lado, mencionaremos a sua versatilidade, pois é ideal para combinar com outras preparações. Também é prático, pois pode ser guardado na geladeira ou freezer até ser consumido.
Não deixe de ler: Como fazer merluza em molho verde
Ingredientes
- 1 lata de amêijoas em conserva.
- Aspargos brancos enlatados.
- Azeite extravirgem
- 100 gramas de maionese.
- 150 gramas de cebolinhas frescas.
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- 1 pitada de sal.
Passo a passo
- Para fazer esta receita, o primeiro passo é coar as amêijoas em uma peneira de malha fina. Lembre-se de que você deve reservar o líquido. Por isso, o ideal é que você o faça dentro de uma tigela.
- Em seguida, guarde-os para usar quando chegar a hora.
- Coloque os aspargos e seu líquido em uma tigela. Junte a maionese, o azeite, a pimenta moída e o líquido das amêijoas.
- Misture por alguns segundos com um fuê. Agora, com um mixer, comece a triturar. Você também pode fazer essa etapa no processador de alimentos comum ou no liquidificador.
- Quando tudo estiver misturado e o creme ficar homogêneo, acrescente a pitada de sal.
- Em seguida, coloque o creme em uma panela e aqueça em fogo baixo até ferver. Assim que isso acontecer, desligue o fogo e pique a cebolinha.
- Adicione-a ao creme, mexa para integrá-la e coloque tudo em uma tigela com tampa. Por fim, adicione as amêijoas e mexa por alguns segundos.
- Se quiser, você pode servir este creme quentinho em potinhos, que também vão servir para decorar a sua mesa.
Nota: você pode substituir a maionese por outro molho. Algumas opções podem ser uma versão de maionese caseira, creme de milho, cenoura ou berinjela.
Benefícios de consumir este creme quente de aspargos com amêijoas
Este creme contém os princípios nutricionais dos seus dois ingredientes principais. Portanto, vale ressaltar que os aspargos são vegetais que contêm o seguinte:
- Proteínas: 2,7 gramas por 100 gramas de alimento.
- Vitamina C (embora parte se perca no processo de preservação e cozimento).
- Vitamina E.
- Folatos
- Flavonoides.
- Lignanas (compostos de plantas semelhantes aos estrogênios).
Essas propriedades o tornam um alimento útil para prevenir a oxidação das células, melhorar a digestão, proteger o cérebro, entre outras ações. Na verdade, existem diferentes estudos que explicam mais detalhes sobre os benefícios do seu consumo.
Vale ressaltar que os aspargos brancos diferem dos verdes devido ao processo de cultivo. Esse método significa que existe uma variação nutricional mínima entre eles, visto que os de cor verde fornecem uma quantidade significativa de ferro em relação aos demais.
De acordo com o livro La alimentación española, as amêijoas neste creme fornecem o seguinte:
- Proteínas: 10,7 em 100 gramas de alimento.
- Ácidos graxos ômega-3.
- Cálcio.
- Ferro.
- Iodo.
- Potássio.
- Fósforo.
- Selênio.
- Vitamina A.
- Niacina ou vitamina B3.
Quanto aos benefícios para a saúde, acredita-se que ajudam no combate à anemia, protegem o sistema nervoso, estimulam o sistema imunológico, entre outros.
Por tudo isso, incluir um creme quente de aspargos com amêijoas na dieta é uma boa forma de promover o bem-estar geral.
Leia também: 2 maneiras diferentes de preparar aspargos
Inclua esta receita na sua dieta
Resumindo, fazer um creme quente de aspargos com amêijoas é uma boa forma de variar a dieta sem sair do conceito de uma alimentação saudável. É um prato diferente, fácil de preparar, com ingredientes que fornecem nutrientes essenciais. Experimente!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fuentes-Alventosa, J. M., Jaramillo, S., Rodriguez-Gutierrez, G., Cermeño, P., Espejo, J. A., Jiménez-Araujo, A., … & Rodríguez-Arcos, R. (2008). Flavonoid profile of green asparagus genotypes. Journal of agricultural and food chemistry, 56(16), 6977-6984.
- Berrio, L. F., Correa, D. A., & Ordoñez, V. M. G. (2015). Alimentos funcionales: impacto y retos para el desarrollo y bienestar de la sociedad colombiana. Biotecnología en el sector agropecuario y agroindustrial, 13(2), 140-149.
- FEN. Libro la Alimentación Española: Berberechos. Disponible en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/2018/libro-la-alimentacion-espanola.pdf
- FEN. Libro la Alimentación Española: Espárragos. Disponible en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/2018/libro-la-alimentacion-espanola.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.