Conselhos para aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre pode te afetar em qualquer momentos da sua vida e qualquer idade. Hoje te convidamos a conhecer como aliviar a prisão de ventre.
Conselhos para aliviar a prisão de ventre

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A prisão de ventre pode te afetar em qualquer momento de sua vida e a qualquer idade, razão pela qual, antes de mais nada, você deve identificar quando sofre dela. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como aliviar a prisão de ventre.

Se você vai ao banheiro menos de três vezes por semana ou se é doloroso evacuar, você sofre de constipação. Não obstante, estes inconvenientes vêm acompanhados de inchaço e dor de estômago.

Para resumir um pouco mais as coisas, isso se deve principalmente a que, às vezes, as fezes ficam muito tempo no cólon, o que dificulta a eliminação, e as principais causas para que isso aconteça são:

  • Vida sedentária: para que o seu corpo e cada um de seus órgãos funcionem perfeitamente é necessário que você tenha uma vida ativa e se exercite.
  • Pouco consumo de fibra: esta é a causa mais comum da prisão de ventre. O consumo de fibra é extremamente importante para o bom funcionamento do cólon.
  • Mudança de hábitos: é muito normal que a prisão de ventre se apresente quando você muda de casa ou está viajando, e também quando consome alimentos que o seu corpo não está acostumado a receber diariamente.

Agora, conheça algumas dicas que temos para que você alivie a prisão de ventre de maneira fácil e segura:

Exercícios para aliviar a prisão de ventre

Como já dissemos anteriormente, é necessário que o corpo esteja em constante movimento para estimular as diferentes funções dos órgãos, por isso tente caminhar, correr ou nadar pelo menos 30 minutos por dia.

Leia também: Descubra os ótimos benefícios que uma caminhada diária traz à sua vida

Não espere

A prisão de ventre também pode acontecer porque muitas vezes seguramos a vontade de ir ao banheiro. Não espere muito tempo depois que sentir a necessidade de evacuar.

Evite os alimentos processados para aliviar a prisão de ventre

Trate de evitar 100% os embutidos, o fast food, as batatas fritas e os demais alimentos de baixo teor nutritivo. Estes alimentos podem ser deliciosos, mas infelizmente causam irritação no cólon, o que provoca que este não funcione perfeitamente.

Evite o queijo para aliviar a prisão de ventre

Os lácteos como o sorvete, o queijo e o leite contêm uma proteína chamada caseína, que piora a prisão de ventre, irritando o cólon.

Não tome qualquer laxante

Ainda que possamos conseguir laxantes em qualquer farmácia, o melhor é ir ao médico, e que ele nos recomende um em especial segundo a necessidade que tenha o nosso corpo e o avançado que esteja a constipação.

Consuma muita fruta para aliviar a prisão de ventre

A maioria das frutas servem para acabar com a prisão de ventre, entretanto, é recomendável que se como a fruta inteira, não tire a casca para que não perca a fibra.

  • Por exemplo, o mamão contém enzimas que ajudam a melhorar a digestão, por isso é bom que você consuma um pedaço diariamente e em jejum.
  • O suco de laranja também é recomendado para acelerar o funcionamento digestivo; tome diariamente e em jejum.

Descubra: Como preparar um delicioso suco de laranja para ficar em forma e se energizar

Vinagre de maçã

A ideia dessa mistura é conseguir um efeito laxante natural, misture uma colher de vinagre de maçã com um pouco de mel e água. Não exceda no consumo, será suficiente se você tomar uma vez por semana.

Oleaginosas

Igual as frutas, as oleaginosas oferecem ao corpo uma boa quantidade de fibras; as bagas, as ameixas e as uvas passas, são alguns dos frutos que podem ser benéficos.

Azeite de oliva

Cada vez é maior o uso do azeite de oliva para aliviar diferentes desconfortos do corpo. Procure tomar em jejum uma xícara de água quente com um pouco de limão e uma colher de azeite de oliva, isso melhorará a sua digestão e até pode ajudá-lo a perder de peso.

Feijão

Como você já sabe, o corpo precisa de fibra para que o sistema digestivo funcione corretamente, e o feijão pode proporcionar fibra, mas não só isso;  ele é uma rica fonte de proteínas e vitaminas, proporciona ferro, cobre, zinco, fósforo, potássio, magnésio e cálcio.

Maçã

Comer uma maçã por dia pode ajudá-lo a ir ao banheiro regularmente, além disso a casca da maçã serve como antioxidante, contém fibra e faz uma limpeza intestinal na hora que é consumida, por isso se recomenda que a consuma habitualmente.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Constipação infantil: o que é e como combatê-la

Você está notando algum sintoma da constipação infantil no seu filho? Não deixe de aplicar todas as recomendações que daremos nesse artigo!