Como voltar a praticar exercícios depois de muito tempo

· 8 de junho de 2015
Todos nós temos um motivo específico para praticar exercícios. Encontre sua motivação e defina metas que o ajudem a sair de casa todos os dias para ficar em forma.

Existem muitos motivos que podem ter levado você a deixar o esporte. Você pode ter sofrido uma lesão, teve um bebê ou mudou de emprego. Por isso, damos algumas dicas para voltar a praticar exercícios e superar a fase de adaptação.

Por várias semanas ou meses você não moveu seu corpo mais do que o necessário. Você quer retomar sua rotina, mas voltar a praticar exercícios com a mesma intensidade de antes pode levar a problemas ou lesões.

O primeiro passo é o mais difícil

Voltar a praticar exercícios depois de um tempo é um desafio para todos.

Quando sofremos um acidente, trabalhamos mais do que antes, chegam os filhos ou o inverno começa, é mais difícil para nós cumprirmos com a rotina. Ficamos a espera de que, em algum momento, os planetas se alinhem e deem todas as condições para voltar a praticar exercícios.

O mais difícil é decidir começar de novo. É muito importante que você procure aquilo que te motiva e dê o passo para voltar, não atrase mais.

Depois de se acostumar com o movimento, ele se tornará uma tarefa automática. A primeira semana de adaptação será muito importante. Se você conseguir completar um mês de rotina, será mais difícil abandonar.

O primeiro passo para voltar a praticar exercício é o mais difícil

Como primeira medida, você deve saber que praticar esportes é sinônimo de boa saúde. Não só te ajuda a perder peso, como também melhora os batimentos do coração e a respiração, limpa o sangue, elimina toxinas, libera tensões e reduz o estresse. Além disso, você se sentirá de bom humor e dormirá melhor durante a noite

Dicas para voltar a praticar exercícios depois de muito tempo

Preste atenção aos seguintes conselhos para voltar à atividade física depois de um longo período de inatividade:

Escolha os motivos para praticar esportes

Todos nós temos uma razão específica para praticar exercícios. É importante que você encontre sua motivação e defina metas que te ajudem a sair de casa todos os dias para entrar em forma.

Comece devagar

Não tente voltar a fazer o mesmo que antes. Se antes você costumava correr 2 km, agora fique feliz se puder dar duas voltas em um quarteirão. Tenha paciência, não se sobrecarregue. Comece devagar e aumente a intensidade de forma progressiva.

Se, por exemplo, você estava em um nível avançado, não será ruim regressar ao nível principiante por, pelo menos, alguns dias. Depois passe para o intermediário e em um mês estará pronto para a ação, como antes.

Leia também: Quanto tempo de exercício é recomendado fazer diariamente

Seja realista

Também é importante entender que você não estará em forma nem em um bom estado físico depois de meses sem atividade. Embora depois de recomeçar você possa desfrutar das vantagens da atividade, a verdade é que não se trata de magia nem de milagres.

Se você aumentou de peso ou percebeu que falta o ar ou resistência, entenda que isso se deve à falta de movimento, não se desespere nem queira abandonar tudo.

Dicas para voltar a praticar exercícios depois de muito tempo

Abra um espaço em sua agenda

Não invente mais desculpas de que não tem tempo. Se você souber se organizar bem, pode praticar esportes duas ou três vezes na semana, uma hora por dia. Planeje e abra um espaço na sua agenda para o esporte, seu corpo agradecerá.

Busque variedade

Isso ajudará muito em questões de motivação. Um exercício divertido e que te faz se sentir bem é duplamente benéfico. Além disso, você evitará se entediar e abandonar a atividade.

Experimente exercícios diferentes a cada dia ou semana. Por exemplo, caminhe na segunda, levante pesos na terça, ande de bicicleta na quarta, dance na quinta e corra na sexta. É uma rotina mais do que completa e você vai adorar.

Descanse

O descanso é essencial nos esportes. Deixe passar um dia depois de uma rotina pesada. Se você não se sentir em boas condições um dia, não force muito querendo ir à academia. Você pode se dar permissão para perder uma aula, desde que seja a exceção e não a regra.

Recomendamos também a leitura deste artigo: 6 rotinas para descansar melhor

Estabeleça metas realistas quando voltar a praticar exercícios

Arranje uma companhia

Não é a mesma coisa praticar exercícios sozinho e ir com alguém. Pode ser um amigo, seu companheiro, seu irmão ou um colega de trabalho. É uma boa ideia para se sentir motivado e, principalmente, para ter um momento agradável.

Além disso, vocês podem praticar esportes ao ar livre, isso fará com que vocês desfrutem mais da experiência.

Estabeleça metas realistas

Não tente fazer tudo no primeiro dia de retorno, porque será muito difícil. Os objetivos que você definir devem ser sempre fáceis de serem alcançados. Desta maneira, você se sentirá melhor consigo mesmo e poderá seguir em frente. Não fique preocupado, praticar exercícios deve ser algo agradável, não um sofrimento ou uma tortura.

Recompense seu esforço

Para cada vez que você atingir um objetivo, permita-se um prêmio ou um presente. Isso te dará mais vontade de praticar exercícios e de alcançar seus objetivos. Neste momento, você precisa de motivação de qualquer lugar, então uma ajuda desse tipo não é nada mal.