Quanto tempo de exercício é recomendado fazer diariamente

25 de julho de 2018
Para fazer exercício diariamente devemos ter em conta nossa condição física e o tipo de esporte que queremos praticar para adaptar os tempos a nossas capacidades.

Muitas pessoas tem o excelente hábito de fazer exercício diariamente. Este costume é uma garantia de saúde que nos ajuda a nos mantermos ativos e vitais, assim como prevenir diferentes tipos de doenças. Porém, é importante saber quanto tempo podemos praticá-lo.

Neste artigo compartilhamos algumas chaves para que sua prática diária de exercício seja efetiva e positiva para a saúde. Há diferentes fatores que podem influenciar em sua rotina e devemos conhecê-los para tirar o máximo proveito.

É bom fazer exercício diariamente?

Fazer exercício diariamente não só é positivo para a saúde, mas também necessário. Cada vez tem-se observado mais o terrível efeito do sedentarismo em nossa vida. Os trabalhos no escritório ou a hora em frente ao computador ou com o celular estão submetendo nosso corpo a uma tortura de imobilidade com muitos efeitos prejudiciais para a saúde.

O sedentarismo é um fator de risco muito importante que se relaciona com o surgimento precoce de doenças cardiovasculares. O colesterol, a hipertensão arterial, os triglicerídeos, a obesidade ou a resistência à insulina são palavras cada vez mais frequentes no vocabulário cotidiano. Estamos falando de um dos grandes males deste novo século.

Por este motivo, as pessoas que são obrigadas a passar muito tempo sentadas, deveriam seguir a recomendação de se levantar, pelo menos uma vez a cada hora. Caminhar um pouco seria o suficiente, fazer algum alongamento ou subir e descer algumas escadas.

Em lugar de ficar sentado é recomendado fazer um tempo de exercício

Veja também: Elimine os gases de maneira natural com estes exercícios

Fatores de risco

Fazer exercício diariamente também tem seus riscos por excesso. Se não somos atletas profissionais e, portanto, não contamos com o assessoramento adequado, devemos ter em conta algumas precauções fundamentais:

  • Não podemos passar do sedentarismo para fazer exercícios diariamente de maneira brusca. A mudança deve ser gradual para evitar lesões.
  • A alimentação adequada é fundamental. Em nossa dieta não podem faltar proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade. Ao praticar mais esporte, inclusive se queremos emagrecer, deveremos aumentar o consumo calórico. Podemos recorrer aos superalimentos para encontrar um extra rápido e saudável.
  • Devemos determinar o tipo de exercício mais adequado à nossa idade, saúde, estilo de vida e rotina. Também pode ser que nossas necessidades mudem dependendo da etapa que estamos vivendo.
  • Se sofremos com alguma doença, nosso médico deverá determinar nossa rotina esportiva. Além disso, devemos conhecer os biorritmos do funcionamento dos órgãos que a medicina chinesa estabelece.

Neste sentido, as pessoas que sofrem do coração deveriam evitar fazer esportes fortes entre as 11 e as 13.

Que exercícios você pratica?

É importante ter em conta o tipo de exercício na hora de estabelecer sua duração:

  • Exercícios suaves sem sobe-desce, de intensidade média, como caminhar ou footing que praticamos diariamente e há tempos: entre 20 minutos e uma hora.
  • Exercícios de alta intensidade com um forte desgaste cardiovascular: no máximo meia hora.
  • Esporte por intervalos, no quais se alternam diferentes tipos de exercício com pausas: costumam ter tempos estabelecidos. A vantagem é que em ó 10 ou 20 minutos podemos conseguir o mesmo rendimento que em uma hora.
  • Exercícios de intensidade baixa, tipo ioga, tai chi ou alongamento: sem máximo de tempo.
  • Exercícios de tonificação com peso: neste caso, se os praticamos diariamente deveremos trabalhar músculos diferentes a cada dia. Caso contrário, nos custará mais tonificar ou conseguir volume. Podemos fazer uma rotina de 5 exercícios diários e trabalhar os diferentes grupos de músculos duas vezes por semana.
Deve fazer um tempo de exercício com pesos

Leia também: Dança Cardio para melhorar a condição física

Conselhos práticos

Na hora de fazer exercício diariamente você deve ter em conta estes conselhos:

  • Não se esqueça que é fundamental sempre fazer alongamentos antes e depois de cada sessão. Isso se faz tanto para melhorar a flexibilidade e tenacidade da musculatura como para prevenir lesões.
  • Você deve se manter hidratado durante toda a prática e também ao longo do dia.
  • Tente combinar exercícios aeróbicos com anaeróbicos.
  • É fundamental respirar de forma correta durante a prática. Sempre devemos inspirar no momento em que não façamos a força.
  • Não faça exercício de forma imediata depois de comer. Deve fazer digestão antes de começar a se mover.
  • É muito recomendável tomar uma boa quantidade de proteína (vegetal ou animal) meia hora depois de fazer esporte.

Por último, tenha em conta que o exercício oferece energia e também nos relaxa. Qualquer momento do dia é ideal para desfrutar de uma sessão esportiva.

Recomendados para você