Como usar saquinhos de chá para os olhos

5 de maio de 2019
Os saquinhos de chá podem ajudar a aliviar afecções nos olhos, assim como reduzir olheiras e bolsas sob os olhos. Anima a testá-los? Saiba mais!

Você sabia que pode utilizar saquinhos de chá para os olhos? Muitos de nós, devido ao estresse, a falta de sono ou, até mesmo, a genética, é possível que apareçam bolsas e olheiras que afetam a beleza de nosso rosto.

Hoje descobrirá quais maneiras poderá usar saquinhos de chá para resolver estes problemas. Caso tenha uma entrevista de trabalho ou qualquer outro compromisso e deseja que sua aparência esteja perfeita, é possível utilizar as opções que exporemos a seguir.

Saquinhos de chá

Mulher com saquinho de chá no olho

Caesalpinia pulcherima

Caesalpinia pulcherrima, também conhecida como Flamboyanzinho, pode ajudar a tratar diferentes afecções nos olhos. Por exemplo, caso seus olhos pareçam cansados logo após ter dormido mal, esse tipo de saquinho de chá pode cair muito bem.

Isso é graças às propriedades anti-inflamatórias dessa erva que, ademais, ajudam a desinflamar o fígado, baixar a febre e, até mesmo, tratar a bronquite e a asma.

No entanto, utilizada de forma tópica permite reduzir as olheiras e as bolsas sob os olhos, da seguinte maneira:

  • Em primeiro lugar, prepare uma infusão como de costume.
  • Logo, deixe esfriar um pouco.
  • Assim que estiver morno, aplique o saquinho sobre cada olho.
  • Finalmente, dependendo da gravidade das bolsas, deixe durante quinze minutos ou mais.

Talvez te interesse: Remédios para desinflamar os olhos inchados

Matricaria camomilla

Infusão de camomila para aliviar olhos cansados

A camomila é um dos remédios tradicionais para tratar afecções dos olhos. No entanto, apesar de muitos a recomendarem para tratar afecções nos olhos, é muito importante ter cuidado ao utilizá-la.

A razão está exposta no estudo Efeitos adversos oculares de fármacos sistêmicos. Adverte-se que determinadas pessoas podem ter sensibilidade a alguns alérgenos da erva.

No caso de não ter nenhum tipo de alergia e sua pele não reagir negativamente à camomila, poderá se beneficiar de seu uso. Certifique-se de que os saquinhos de chá estejam bem fechados para que nenhum pedaço possa entrar no olho e causar conjuntivite.

De qual maneira a camomila nos beneficia? Esta erva trata a inflamação nesta área tão sensível de nosso rosto e nos permite desfrutar de um olhar mais desperto.

Foeniculum vulgare

Foeniculum vulgare é uma erva com a qual é preparada a infusão de funcho. Nesse sentido, utilizar os saquinhos de chá desta erva sobre os olhos permitirá aliviar os olhos cansados que podem ficar irritados se trabalhamos em frente ao computador ou tenhamos descansado pouco.

Além disso, pode ajudar com outros problemas, por exemplo:

  • Conjuntivite: se aplicar os saquinhos de chá sobre cada olho fechado durante um tempo máximo de dez minutos, ajudará a reduzir a irritação e a coceira. Além disso, lembre que esta afecção é extremamente contagiosa, tanto a viral quanto a bacteriana.
  • Blefarite: é uma inflamação que surge na borda das pálpebras. Cursa com inflamação, secura, lacrimejo e outros sintomas bem incômodos. Os saquinhos de chá de funcho permitem aliviá-los. Também pode ajudar caso tenha terçol.

Para mais informações leia: Sementes de funcho para perder peso

Conselho para as olheiras e bolsas sob os olhos

Mulher com saquinhos de chá nos olhos

Como pode ver, os saquinhos de chá ajudam a lidar com problemas como as olheiras, as bolsas sob os olhos, mas também com afecções como a conjuntivite. No entanto, queremos compartilhar um último conselho destinado ao tratamento das olheiras e das bolsas sob os olhos. Trata-se de introduzir os saquinhos de chá na geladeira e utilizá-los frias.

O frio estimula a circulação e favorece a drenagem dos líquidos da zona do contorno dos olhos. Por isso, é possível usar os saquinhos de chá anteriormente mencionadas. Basta deixá-las alguns minutos na geladeira e, em seguida, colocá-las sobre os olhos por 10 minutos.

Costuma ter problemas nos olhos? Ter bolsas e olheiras com frequência? Esperamos que estes remédios possam te ajudar, contudo, lembre-se de ter muito cuidado com a infusão de camomila.

Finalmente, verifique que todos os saquinhos estejam bem fechados para que nada possa entrar nos olhos. Convidamos você a provar estes remédios. Funcionaram?

  • Castro-Muñoz, Rosario, Castro-Cepero, Viviana, & Ceroni-Stuva, Aldo. (2015). Fenología de Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw. en un jardín botánico urbano de Lima, Perú. Ecología Aplicada14(2), 201-209. Recuperado en 15 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1726-22162015000200012&lng=es&tlng=es.
  • Fano Machín, Yey. (2016). Complicaciones de la Blefaritis. Presentación de caso. Revista Habanera de Ciencias Médicas15(1) Recuperado en 15 de febrero de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1729-519X2016000100010&lng=es&tlng=es.
  • Rodríguez Aguado, O. (2001). Un acercamiento a la medicina popular en Ubrique (1996-1997). Cultura de los cuidados, Año V, n. 10 (2. semestre 2001); pp. 46-62.
  • Rojas Mejía, Á. M. (2007). Plantas medicinales en el manejo de enfermedades oculares.