Como tratar as bolsas nos olhos?

· 24 de setembro de 2014
Além de reduzir o consumo de sal e aplicar tratamentos tópicos, é muito importante dormir bem. Se não descansarmos adequadamente, nenhum remédio será eficaz.

As bolsas nos olhos são um problema estético muito incômodo, que afeta tanto mulheres quanto homens. A inflamação dessa região pode ser notada com frequência em momentos de cansaço. Esse problema também pode ser fruto de causas hereditárias, retenção de líquidos, alergias, reação a medicamentos ou falta de sono.

Infelizmente, para acabar por completo com as bolsas nos olhos é preciso se submeter à cirurgia, porém, existem diferentes tratamentos naturais que podem nos ajudar a reduzir notavelmente a inflamação e, graças a isso, é possível mascarar o problema.

Se você quiser conhecer algumas dicas e tratamentos básicos para reduzir as bolsas nos olhos, confira esse artigo!

Descubra: Como reduzir as olheiras: 5 métodos naturais

Dicas para reduzir as bolsas nos olhos

  • Descanse adequadamente: uma das principais causas das bolsas nos olhos é o cansaço. Por isso é muito importante dormir pelo menos oito horas por dia sem interrupções e buscar atividades que te ajudem a relaxar. Sem o descanso adequado, as bolsas não desaparecem com nenhum tratamento, por mais eficaz que ele possa ser.
  • Reduza o consumo de sal: esse ingrediente é um dos causadores de retenção de líquido, que traz como consequência o surgimento de bolsas nos olhos.
  • Beba água: o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é muito proveitoso para a saúde em geral. Quando bebemos muita água, o organismo elimina os líquidos e todas as toxinas que podem afetar seu funcionamento mais fácil, assim, as bolsas nos olhos reduzem e sua reincidência é minimizada.
  • Inclua alimentos diuréticos em sua alimentação: os alimentos diuréticos facilitam a digestão e ajudam a eliminar os líquidos acumulados no corpo.
  • Hidrate a pele do rosto: as bolsas nos olhos também podem aparecer devido ao ressecamento e à exposição ao sol. Isso tende a afinar a pele dos olhos, destruindo as fibras de colágeno e elastina. É recomendado utilizar cremes hidratantes para a pele, preferencialmente com protetor solar.
  • Não esfregue a região dos olhos: quando esfregamos frequentemente os olhos, podemos irritar a pele delicada que os rodeia e, como consequência, as bolsas aparecem mais facilmente.
  • Evite cosméticos químicos: algumas pessoas costumam apresentar uma reação alérgica cutânea e inchaço nos olhos quando usam alguns tipos de cosméticos químicos. Nesse caso, é bom deixar de usar certos produtos de beleza e, assim, identificar se algum deles está influenciando no surgimento das bolsas.

Leia também: 9 máscaras para relaxar os olhos e eliminar olheiras

Tratamentos para reduzir as bolsas nos olhos

Batata

Que-propriedades-tem-o-suco-de-batata-crua

As propriedades da batata são ideais para ajudar a reduzir inflamações, por isso, ela é uma grande aliada na hora de minimizar os efeitos das bolsas nos olhos.

Para tratar o problema com esse ingrediente, basta cortar algumas rodelas de batata crua, deixar que esfriem na geladeira e depois aplicá-las sobre os olhos de maneira que cubram toda a região das bolsas.

Deixe atuar por quinze minutos e pronto.

Pepino

O pepino tem propriedades anti-inflamatórias capazes de reduzir o inchaço causado pelas bolsas nos olhos.

Para aproveitar esse benefício, basta cortar algumas rodelas do pepino e, assim como feito com a batata, deixar esfriar na geladeira.

Depois de bem frias, basta colocá-las sobre os olhos durante vinte e cinco minutos. Aproveite e tire um cochilo nesse momento para potencializar os efeitos do tratamento.

Chá verde

Cha-verde-folhas

O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias que ajudarão a reduzir visivelmente a aparência das bolsas nos olhos, e também relaxarão essa região do rosto.

Prepare duas bolsinhas de chá verde em infusão a uma temperatura ambiente e depois coloque-as sobre os olhos durante quinze minutos.

Leite

Quando dormimos pouco e temos uma noite de sono agitada, no dia seguinte ficam rastros de cansaço nos olhos. Podemos nos valer de um truque ideal para reduzir as bolsas e deixar o olhar mais fresco.

Anote. Basta molhar um algodão no leite e passá-lo na região dos olhos onde houver inchaço. Depois deixe atuar por quinze minutos e tire com bastante água fria.

Maçã

as bolsas nos olhos

A maçã verde é ideal para relaxar o rosto e reduzir inflamações na região das bolsas. Para utilizá-la, corte um pedaço e prepare um purê, ou seja, amasse-a até obter uma pasta.

Deixe esfriar na geladeira durante dez minutos e depois aplique na região das bolsas, deixando atuar por quinze minutos.