Como superar a resistência à mudança?

Lidar com as mudanças pode ser difícil, especialmente quando elas acontecem de repente. No entanto, é preciso saber enfrentá-las pois elas são inevitáveis ​​ao longo de nossas vidas.
Como superar a resistência à mudança?

Última atualização: 25 Fevereiro, 2021

A vida pode estar te apresentando novos cenários e você pode estar se perguntando como superar a resistência à mudança. Felizmente, existem certas chaves para conseguir fazer isso. Um filósofo pré-socrático chamado Heráclito disse certa vez: “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio“. O que ele queria nos dizer com essa frase enigmática?

Bom, o significado da frase que mencionamos é que a vida é uma mudança constante, nada permanece o mesmo e estamos sujeitos a isso. É impossível escapar das mudanças.

No entanto, nem todos temos as ferramentas à mão para vencer as resistências que surgem inicialmente quando aparece a possibilidade de uma mudança na nossa rotina.

Como posso superar a resistência à mudança?

A seguir, queremos compartilhar com vocês algumas chaves para que possam utilizar seus próprios recursos e enfrentar as mudanças da melhor forma. No entanto, devemos ter em mente que podem ocorrer vários tipos de mudanças, como as que podemos prever ou as que ocorrem de forma drástica e inesperada.

Algumas mudanças também podem gerar medo diante da incerteza, alegria e dor. Em todo caso, a única coisa de que temos certeza é que o estado que vivemos no presente está sujeito a ser diferente e, muitas vezes, não podemos nem prever o momento em que as mudanças virão.

Mulher sofrendo por resistência à mudança
Todos nós passamos por mudanças que podem nos surpreender. No entanto, saber lidar com elas impede que sejamos excessivamente afetados.

Por que é difícil aceitarmos as mudanças?

Algumas publicações apontam que existe um tipo de medo que é normal e que permite que as pessoas sejam cautelosas. Porém, existe também um outro medo que pode paralisar e se tornar uma espécie de freio, impedindo até o crescimento pessoal.

No entanto, certas pesquisas enfatizam que o medo da mudança está relacionado ao nosso sistema de crenças, e podemos assumir isso como algo favorável, uma vez que, modificando nossos pensamentos, podemos superar esse medo.

Quando as mudanças ocorrem em qualquer área de nossas vidas, elas nos apresentam um novo cenário onde não temos certezas ou controle. Por esse motivo, tendemos a entrar em pânico.

Por exemplo, um bom número de estudos concluiu que, quando ocorrem mudanças no ambiente de trabalho, elas tendem a gerar ansiedade, principalmente porque as pessoas se sentem apegadas ao conhecido e, como consequência, o desconhecido pode aterrorizá-las.

No entanto, não podemos prejudicar nosso bem-estar emocional simplesmente por não administrar nossas emoções e pensamentos de maneira adequada. Por isso, decidimos compartilhar com você uma série de sugestões para que você possa aplicá-las em sua vida e acabar vencendo a resistência à mudança.

Dicas para lidar com a resistência à mudança

  • Perceba que você não pode detê-las. Este é o primeiro axioma que você deve aceitar. Esqueça a luta para que tudo seja diferente porque você nunca vai vencer essa batalha; as coisas simplesmente mudam e isso não tem jeito.
  • Pense nos lucros. Você pode ter mais a ganhar e menos a perder, mas não percebeu porque não observou o cenário objetivamente.
  • Veja o lado positivo. Uma mudança também é uma oportunidade de crescer e de ser alguém melhor; algumas situações podem até incluir salários mais altos. Tente descobrir o melhor lado do que você está experimentando.
  • Olhe para o futuro. O que você está vivenciando agora, bom ou não, também vai mudar. A situação em que você se encontra também é temporária.
Mulher relaxando
Quando confrontado com a mudança, tente ver o lado bom das coisas. Além disso, tente analisar os possíveis benefícios que você obterá após superar o que considera difícil.
  • Continue aprendendo. As mudanças trazem aprendizado e é hora de você internalizar isso: “Por mais difíceis que sejam as circunstâncias, sempre há algo novo para aprender”.
  • Identifique seus medos. Compare-os com a realidade. As mudanças que você está enfrentando provavelmente não são tão assustadoras quanto você imagina.
  • Procure suporte. Se sentir que precisa de companhia, procure o apoio de amigos e familiares.
  • Dê um passeio. Isso ajuda a limpar a sua mente. Com uma mente calma, você poderá pensar nas coisas com mais clareza e tomar decisões melhores.
  • Examine seu sistema de crenças. Talvez sua forma de conceber a realidade seja muito rígida e você só precise modificar alguns de seus pensamentos e ser mais flexível.
  • Não tenha medo de quebrar a rotina. Quando deixamos as rotinas para trás também aprendemos outras coisas, vivemos a realidade a partir de outra perspectiva, e isso só nos ajuda a evoluir como pessoas.

Siga estas orientações para aumentar seu nível de bem-estar e se preocupar menos. Veja como outras pessoas ao seu redor também vivenciaram situações de mudança e conseguiram superar a resistência e se adaptar à sua nova realidade.

Pode interessar a você...
6 mudanças que você passa quando se torna pai
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 mudanças que você passa quando se torna pai

As mudanças que a paternidade causa afetam a mente, as relações, o estilo de vida e até a anatomia quando você se torna pai.



  • Béjar, H. (1991). La sociología de Norbert Elias: Las cadenas del miedo. Reis. https://doi.org/10.2307/40199494
  • Canals, C. (2016). Automatización : el miedo del trabajador. Informe Mensual – La Caixa.
  • Lopez Bravo, M. D. (2012). Repaso a nuestros miedos. Crítica.
  • Yankovic, B. (2011). Emociones, sentimientos, afecto. El desarrollo emocional. Psicología, Conocimiento y Sociedad.