Como reduzir a ansiedade com esses remédios caseiros

31 de janeiro de 2019
A ansiedade aparece de repente, sem avisar, e quem a sofre sente que as pulsações aceleram, um suor frio surge com tremores, mal-estares digestivos, enjoos, náuseas, etc.

Hoje, sugerimos a você algumas soluções para reduzir a ansiedade com remédios caseiros e naturais; que vão ajudar a reequilibrar o seu sistema nervoso.

O que é e como reduzir a ansiedade?

Antes de explicar os usos de alguns remédios para tratar a ansiedade, é importante destacar que eles vão tratá-la unicamente de maneira específica, no momento da crise. Se quisermos realizar um tratamento para reduzir a ansiedade de nossas vidas, devemos considerar questões emocionais mais profundas e contar com a ajuda de um psicoterapeuta.

Respiração consciente

A respiração desempenha um papel fundamental no nosso equilíbrio nervoso. Em geral, quando estamos vivendo uma situação de estresse nos esquecemos de respirar e fazemos isso minimamente; o suficiente para sobreviver.

Por esse motivo é tão importante que, se apenas notarmos que estamos sofrendo de ansiedade, sejamos capazes de nos sentar ou deitar, fechar os olhos e nos concentrarmos na respiração. Ao respirar, devemos encher primeiro a barriga e depois o peito e, ao soltar o ar, o inverso.

Depois de apenas alguns minutos de respiração consciente, já poderemos sentir uma grande melhora.

yoga

Banho de magnésio

A água nos permite realizar terapias simples e econômicas em casa. Para reduzir a ansiedade de uma maneira muito prazerosa, propomos um banho que contribuirá com um relaxamento imediato.

O banho de magnésio também é recomendado para combater casos de insônia, nervosismo, irritabilidade, dores e inflamações; e é muito útil se o fizermos com frequência durante as etapas de estresse.

Para preparar esse banho, vamos precisar de 100 gramas de sulfato de magnésio em pó e, se desejarmos, algum óleo essencial de nossa preferência. Os aromas naturais também influenciam diretamente no sistema nervoso, sobretudo os cítricos.

Vamos acrescentar esses ingredientes à água quente:

Pode ficar na banheira entre 20 e 30 minutos e recomendamos que, no final, tome uma ducha com água fria.

Leia também: Banho frio: vantagens e desvantagens

banho-relaxante

Infusão de passiflora

Não devemos subestimar o poder das plantas para agirem com rapidez. Inclusive podemos combinar várias enquanto tomamos uma infusão ou remédio à base de passiflora ou passionária; uma planta muito reconhecida por suas propriedades para reduzir o nervosismo e todos aqueles sintomas derivados do mesmo, como palpitações, gagueira, espasmos musculares, etc.

passiflora

Remédio floral de emergência

Há um remédio natural elaborado à base de algumas essências florais conhecidas como Florais de Bach, que está focado em acalmar crises de qualquer tipo.

Esse floral nos ajuda a tomar o controle da situação, a não perder a capacidade de concentração, a atuar com serenidade e não de maneira impulsiva.

Ajuda a reequilibrar o emocional.

Esse remédio é conhecido como Rescue; embora algumas marcas o comercializem com nomes como Floral de emergência.

Não deve ser tomado durante longos períodos; já que sua virtude é a de atuar com rapidez em momentos concretos de crise. Mas, ele não tem contra-indicações nem efeitos secundários e pode ser tomados por crianças e mulheres grávidas; por isso não há nenhum risco.

No momento em que detectemos a ansiedade, vamos colocar  4 gotas do remédio em um copo de água e tomaremos pequenos goles a cada poucos minutos. Podemos tomar a quantidade que precisarmos até que nos sintamos melhor.

Leia também: Florais de Bach para quem se sente sobrecarregado

florias de bach

Argila na barriga

Que relação existe entre o sistema nervoso e o digestivo? Muitos especialistas em nutrição e emoções destacaram como um mau funcionamento digestivo influencia em nosso estado de humor; até o ponto de poder nos levar a situações importantes de irritabilidade.

Se suspeitarmos que a nossa ansiedade pode estar relacionada com algum desequilíbrio digestivo, podemos recorrer a um antigo remédio que vai nos acalmar em pouco tempo e vai nos levar a um relaxamento muito saudável.

Só temos que preparar um cataplasma de argila vermelha e aplicá-lo no ventre durante, pelo menos, meia hora, e idealmente por uma hora, todas as noites. Vamos cobrir a argila com um tecido grosso, que nos ajude a manter o calor.

Para remover o cataplasma, o melhor a fazer é retirá-lo preferencialmente no chuveiro, com água morna, para uma maior comodidade.

Imagens por cortesia de surfzone, relaxingmusic e Humberto Terenziani.

Mulholland, C. (2017). Anxiety disorders. In Psychiatry by Ten Teachers, Second Edition. https://doi.org/10.1201/9781315380612