Como prevenir e tratar verrugas através da dieta
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Por isso, recomendamos que você continue lendo este artigo se já estiver cansado de lidar com esse problema. Lembre-se de que a alimentação é algo que você pode controlar. Além disso, é uma maneira simples e econômica de tratar as verrugas.
O que são as verrugas?
As verrugas são o resultado do ataque de alguns vírus em seu corpo. O motivo mais comum é o papiloma vírus humano (HPV).
Embora a recomendação seja ter relações sexuais utilizando métodos de barreira, sempre existe o risco de contágio… Se isso já aconteceu, sugerimos que você siga as instruções do seu médico e trate as verrugas com os seguintes conselhos.
Ao mesmo tempo, é muito importante prestar atenção ao aparecimento de verrugas nas solas dos pés, na área genital, nas pernas e na face.
Você está interessado em ler: Elimine as verrugas do seu corpo com estes seis remédios eficazes
Coma vegetais
Em primeiro lugar, você deve consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais. Uma das melhores opções é vegetais de folhas verdes ou provenientes do mar. Ambos são ricos em vitaminas do complexo B e cálcio.
De fato, esse tipo de alimento aumenta a capacidade do sistema imunológico e prepara seu organismo para combater os sintomas do HPV.
O consumo de antioxidantes e vitaminas está relacionado a uma melhora na resposta imunológica, segundo estudo publicado em 2017. Por isso, você deve aumentar a ingestão de alimentos do mundo vegetal, ricos nesses nutrientes.
Portanto, recomendamos que você inclua em particular: couve, acelga, chicória, espinafre, brócolis, arame, alface, espirulina e rúcula.
Sabemos que algas ou vegetais marinhos não são um alimento particularmente comum. Contudo, você deveria dar uma chance a eles. São alimentos muito nutritivos, que deixam você satisfeito com pouca quantidade.
As melhores frutas para tratar as verrugas
As frutas são outro alimento que ajudará a combater as verrugas e melhorar a capacidade do seu sistema imunológico. Dependendo do tipo de fruta que você consumir, receberá um ou outro benefício.
Alguns exemplos são:
- Abóbora, tomates, amoras, e pimentas são ricos em antioxidantes. E a melhor coisa é que eles são tão baixos em calorias que você pode comê-los sem culpa em todas as suas refeições.
- Os pimentões vermelhos, os limões e outras frutas cítricas fornecem uma boa quantidade de vitamina C. Essa vitamina ajuda as defesas na luta contra vírus e patógenos, de acordo com um artigo publicado na revista Biochemical Society Transactions.
- As abóboras e as suas sementes proporcionarão vitamina A. Essa vitamina é fundamental para lidar com as verrugas, uma vez que melhora a capacidade das células de interagirem umas com as outras.
Ervas aromáticas
As ervas aromáticas não só adicionam um toque de sabor interessante aos seus pratos. Elas também preparam seu corpo para combater infecções virais e infecções por parasitas.
Isso ocorre porque as ervas aromáticas contêm antioxidantes do tipo flavonoides e ácidos fenólicos. Além disso, entre os benefícios dos flavonoides está também o efeito antimicrobiano e o combate a problemas cardíacos.
Por outro lado, os ácidos fenólicos reduzem o dano celular causado pela oxidação. Embora seja possível obter ácidos fenólicos na forma de cápsulas, sugerimos que você escolha as ervas aromáticas.
Algumas opções que você deve consumir com frequência são: alho, tomilho, orégano, alecrim, chá verde, cravo, chá preto.
Também recomendamos que você consuma pelo menos uma bebida ou infusão com essas ervas por dia. Apenas lembre-se de não adicionar açúcares ou outros adoçantes. Em qualquer caso, você pode usar mel natural orgânico.
Proteínas
Outro dos alimentos necessários para tratar as verrugas são as proteínas magras. É importante que você inclua proteínas vegetais e animais igualmente:
- Tofu.
- Peru.
- Frango.
- Carne.
- Coelho.
- Nozes.
- Peixes.
- Feijão.
- Amêndoas.
Tanto os feijões, como as nozes e as amêndoas são ricos em cálcio e vitaminas do grupo B. Quando você os combina com os vegetais que mencionamos no primeiro ponto, obtém uma excelente contribuição de nutrientes.
Por sua vez, os peixes de água fria também podem ajudar a tratar as verrugas. No entanto, é aconselhável evitar a carne vermelha. Especialmente aquelas que têm grandes quantidades de gordura.
Além disso, outra proteína que nem todos consomem regularmente são as ostras. Elas são excelentes aliadas contra as verrugas devido ao seu alto conteúdo de zinco, um mineral que fortalece o sistema imunológico.
Você deve ler: Prepare um peixe gratinado sem precisar de forno
Alimentos que você deve evitar ao tratar as verrugas
Agora que você sabe quais alimentos deve consumir, lembre-se de ficar longe de:
- Álcool.
- Margarinas e manteigas.
- Alimentos altamente processados.
- Gorduras pouco saudáveis e não naturais.
Melhore sua dieta para fortalecer o sistema imunológico
Assim como os maus hábitos se refletem em sua pele, uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis vão diminuir a probabilidade de problemas de pele e aflorar em uma pele mais saudável.
Lembre-se de que para ser saudável é necessário aliar uma alimentação correta à prática de exercícios físicos regulares. Esse fator também é capaz de exercer uma ação positiva sobre a função imunológica.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Braaten KP., Laufer MR., Human papillomavirus (HPV), HPV related disease, and the HPV vaccine. Rev Obstet Gynecol, 2008. 1: 2-10.
- Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
- Ang A., Pullar JM., Currie MJ., Vissers MCM., Vitamin C and immune cell function in inflammation and cancer. Biochem Soc Trans, 2018. 46 (5): 1147-1159.
- Revenga F. Las verrugas. Medicina Integral. 2001; 37(9): 395-403.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.