Como pegar no sono estando nervoso?

29 de julho de 2019
Os nervos e a ansiedade podem causar dificuldades para pegar no sono. No entanto, existem algumas recomendações que podem ajudá-lo a superar esse problema. Convidamos você a descobrir isso.

Como pegar no sono estando nervoso? Essa é a pergunta feita por muitas pessoas que vivem com angústia e com dificuldade para adormecer ou descansar sem acordar durante a noite toda. Isso pode causar irritabilidade e mais nervosismo, além de outros problemas de saúde.

Como pegar no sono estando nervoso?

De fato, muitas pessoas se perguntam: como eu posso dormir se estou nervoso? A alteração do sistema nervoso por distúrbios como estresse, depressão ou ansiedade tem uma alta probabilidade de também influenciar negativamente o nosso repouso noturno. De fato, está relacionado a um distúrbio de hiperatividade durante o dia e a noite.

Portanto, há estudos que estabelecem que o tratamento dos problemas do sono deve ter uma abordagem multidimensional. São mencionados alguns exemplos de mudanças que devemos fazer em nosso estilo de vida para relaxar e dormir melhor. Entre elas:

Não consegue dormir direito? Então leia:  Vença a insônia com estes 5 conselhos

Dicas para relaxar e dormir melhor

Plantas medicinais

Plantas medicinais para ajudar a dormir

As propriedades relaxantes de alguns remédios à base de plantas podem ajudar a aliviar os nervos e a ansiedade para melhorar a qualidade do sono.

Os remédios de ervas oferecidos pela medicina natural são uma excelente opção para ajudar a que nos acalmemos durante todo o dia e, portanto, poder dormir melhor à noite. Aqui estão algumas dessas plantas que você provavelmente não conhece:

  • Rhodiola (Rhodiola rosea): A Rhodiola é uma planta medicinal que pode ser eficaz no fortalecimento do sistema nervoso central e, portanto, diminuir o estresse e a depressão. É um remédio com ação adaptogênica, isto é, melhora a resposta do corpo ao estresse e à fadiga sem os efeitos prejudiciais dos estimulantes, que aliás, piorariam a insônia.
  • Açafrão (Crocus sativus): O estigma vermelho desta planta tem efeitos muito positivos no sistema nervoso central e pode ser tomado como uma infusão ou em extrato.
  • Ginkgo (Ginkgo biloba): A folha desta planta é cada vez mais popular. É rica em flavonóides e terpenóides, o que o torna um excelente remédio natural para tratar a ansiedade e o estresse.
  • Jujuba (Ziziphus jujuba): A decocção da semente seca da jujuba é usada como um remédio tradicional para tratar a ansiedade e o excesso de sonhos causados ​​por esta alteração nervosa. Isto é devido ao seu conteúdo de saponinas, alcaloides, flavonoides e ácidos graxos.

Leia também: 6 jantares saudáveis ​​para superar a insônia de forma natural

Óleo essencial de lavanda

Lavanda para pegar no sono estando nervoso

O óleo essencial de lavanda, apesar de também ser um produto natural que é extraído dessa flor, merece uma menção especial. Este óleo possui propriedades calmantes, além de proporcionar um aroma delicioso à nossa casa.

Podemos usá-lo em um difusor aromático ou impregnar alguma parte do nosso corpo. Nós também podemos diluí-lo em um óleo vegetal (coco, amêndoa, etc.) para realizar uma massagem nas partes do corpo com mais tensão acumulada (pés, cabeça, costas).

Atividade física para pegar no sono estando nervoso

A atividade física é essencial para equilibrar o sistema nervoso. Portanto, é importante que escolhamos algum tipo de exercício para realizar pelo menos duas ou três vezes por semana. Além disso, sempre que possível, optaremos por praticar esportes ao ar livre, em contato com a natureza.

No entanto, devemos ter em mente que cada pessoa é diferente e precisa de uma atividade específica, em termos de tipo e de intensidade. Portanto, nem todos relaxam praticando ioga ou meditação. Algumas pessoas precisam fazer exercícios cardiovasculares intensos para se acalmarem no final do dia.

Agora você conhece algumas dicas e remédios naturais para combater o nervosismo e, ao mesmo tempo, dormir melhor.

Sendo assim: Como posso pegar no sono estando nervoso? Simplesmente fazendo algumas mudanças em seu estilo de vida e incorporando estas propostas você notará uma grande melhora em seu humor e em seu desempenho físico e intelectual ao longo do dia.

  • Romero, K., Goparaju, B., Russo, K., Westover, M. B., & Bianchi, M. T. (2017). Alternative remedies for insomnia: A proposed method for personalized therapeutic trials. Nature and Science of Sleep. https://doi.org/10.2147/NSS.S128095
  • Basta, M., Chrousos, G. P., Vela-Bueno, A., & Vgontzas, A. N. (2007). Chronic Insomnia and the Stress System. Sleep Medicine Clinics. https://doi.org/10.1016/j.jsmc.2007.04.002
  • Liu, L., Liu, C., Wang, Y., Wang, P., Li, Y., & Li, B. (2015). Herbal Medicine for Anxiety, Depression and Insomnia. Current Neuropharmacology.