Exercícios de ioga para principiantes: 5 posturas básicas

· 28 de março de 2019
Se você é principiante na disciplina lembre que o mais importante é escutar o corpo e conhecer os próprios limites. Não tente realizar posturas complexas se não tem costume. 

Primeiramente, a ioga como disciplina é um sistema de exercícios composto por posturas ou asanas. Em cada postura praticam-se a flexibilidade, resistência e meditação. Cada iogue irá avançando pela dedicação e esforço em cada prática. Por esta razão, existem algumas posturas básicas bem fáceis de fazer.

O sistema de asanas tem sua origem nos livros de ioga do hinduísmo. Cada uma tem um nome em sânscrito e uma técnica para ser seguida. A prática pode ser avançada ou para principiantes, o importante é estar conectado com o momento. 

Pode-se praticar muitas posturas básicas para principiantes porque o nível de complexidade é simples e não requer ser um especialista na técnica para executá-las. Existem posturas que são inatas ao indivíduo e te permitirão relaxar entre uma postura e outra.

Na ioga integralas posturas e a atividade física são fundamentais para fortalecer o corpo. Ainda que nesta modalidade a meditação ou relaxamento não sejam tão relevantes, não é bom esquecer respirar bem durante a prática.

1. Exercícios de ioga para principiantes: Shavasana ou postura do cadáver

Exercícios de ioga para principiantes: Shavasana ou postura do cadáver

Sem dúvida alguma, esta postura é ideal para relaxar e respirar. Consiste em deitar de costas com as pernas separadas, os braços afastados do corpo e as palmas da mão para cima.

Certamente, permite que os dedos descansem e se recolham um pouco. Relaxe os tornozelos, joelhos, coxas e glúteos.

Em suma, praticando a postura shavasana conseguirá liberar as tensões do corpo e respirar porque a postura permite estar em estado de quietude. Não necessita fazer um grande esforço físico: somente deite-se e respire.

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2. Exercícios de ioga para principiantes: Utkatasana ou a cadeira

Com a cadeira, fortalecerá a coluna média e pernas, além de liberar as tensões na coluna.

  • Em primeiro lugar, coloque as pernas juntas e de pé, com os braços em ambos lados do corpo e os pés separados aproximadamente na largura do quadril.
  • Por outro lado, inspire e eleve os braços até o teto, com a musculatura dos mesmos ativada e as palmas das mãos para frente.
  • Finalmente, leve-os aproximadamente a altura das orelhas. Depois, flexione os joelhos, tentando não ultrapassar os tornozelos.

3. Exercícios de ioga para principiantes: Svanasana ou cachorro para baixo

O cachorro para baixo é uma das posturas básicas da ioga e este exercício estará presente em várias rotinas. Denomina-se a postura do descanso porque serve para relaxar a coluna em momentos de tensão durante a prática.

  • Em primeiro lugar, fique deitado ou de pé, dependendo da rotina que se está executando.
  • Posteriormente, separe os pés na largura do quadril, inspire profundamente e eleve os braços para o teto.
  • Por outro lado, ao expirar, flexione o quadril até chegar com as mãos no chão. Dessa posição, dê um passo para trás para alcançar a postura de V invertido, levando os quadris para o teto.

4. Exercícios de ioga para principiantes: Bhujangasana ou a cobra

A cobra é uma postura que serve para esticar o abdômen e a coluna inferior. Para iniciar a postura, coloque-se no tapete de barriga para baixo com os braços levemente separados do corpo e as palmas das mãos para baixo também.

  • Em primeiro lugar, respire e apoie as palmas das mãos justo abaixo dos ombros.
  • Por outro lado, estique bem as pernas e apoie o peito de cada pé sobre o tapete.
  • Logo depois estique os braços e faça uma flexão de coluna para trás. Jogue a cabeça para trás também.

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Exercícios de ioga para principiantes: Bhujangasana ou a cobra

5. Exercícios de ioga para principiantes: Padmasana ou posição de lótus

Esta postura é a ideal para meditar e relaxar o corpo porque abre o corpo e mente para as energias da classe. 

  • Em primeiro lugar, sente-se no tapete e endireite a coluna com as pernas esticadas.
  • Logo depois dobre um dos joelhos e atraia o pé para si, agarrando-o com as mãos.
  • Por outro lado, coloque-o acima da coxa da outra perna, aproximando o pé do quadril.
  • Além disso, ao ter as pernas cruzadas, coloque as mãos sobre os joelhos e respire lentamente.

Em conclusão, estas posturas de ioga para principiantes são simples e poderá fazê-las em diferentes momentos de prática. Relaxe-se e não tenha medo de iniciar as práticas de ioga, isso te ajudará a fortalecer o corpo e a mente!

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