Como parar a diarreia de forma natural

A Medicina Ayurveda recomenda diferentes remédios naturais para combater e melhorar a diarreia. Você quer descobri-los?
Como parar a diarreia de forma natural

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 26 maio, 2022

A diarreia é um dos distúrbios digestivos mais comuns, caracterizada pela evacuação de fezes moles por três ou mais vezes em um dia. Mas, você sabe como parar a diarreia de forma natural?

A Medicina Ayurveda aconselha a utilização de diferentes remédios naturais para melhorar os incômodos sintomas da diarreia. A seguir apresentaremos os mais populares e analisaremos se eles realmente têm respaldo científico. Vamos lá!

Diarreia: causas e consequências

Causas da diarreia.

Quando o sistema digestivo não funciona adequadamente, o resultado pode ser um aumento nos movimentos intestinais; com isso queremos dizer ir ao banheiro mais de três vezes por dia.

A Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos aponta que as causas mais comuns desse desconforto são: contaminação por germes presentes na água ou nos alimentos, presença de vírus como rotavírus ou até mesmo o da gripe, parasitas, intolerância alimentar e o uso de alguns medicamentos.

Por outro lado, certas doenças como a colite ulcerativa, doença de Crohn ou síndrome do intestino irritável também podem causar diarreia.

Remédios para parar a diarreia de forma natural

Além de impedir que façamos as nossas atividades normalmente, a diarreia pode ser incômoda e dolorosa. Para reduzir os sintomas, os especialistas em medicina alternativa sugerem aproveitar as propriedades dos seguintes remédios caseiros:

1. Água de arroz

Essa é uma das receitas mais conhecidas para acabar com a diarreia. No entanto, os dados sobre este remédio não são atuais; de fato, o único estudo que conseguimos rastrear é de 1981.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que o uso da água de arroz foi mais eficaz para parar a diarreia de forma natural em crianças do que outras substâncias comumente usadas.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro).
  • 1 xícara de arroz (185 gramas).

Preparo

  • Ponha a água em uma panela e coloque no fogo.
  • Quando levantar fervura, adicione o arroz e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
  • Após esse período, coe e reserve a água.
  • Espere até que a água que atinja a temperatura ambiente e tome uma xícara.
  • Pode-se consumir até três xícaras por dia.

2. Iogurte para parar a diarreia de forma natural

Iogurte natural para combater a diarreia.

Este é um bom remédio para qualquer problema estomacal ou intestinal que tenhamos, devido a seu conteúdo de bactérias “boas”, como os Lactobacillus acidophilus ou Bifidobacterium. De fato, um artigo intitulado Can probiotics help against diarrhea? Deixa claro que os probióticos podem fazer a diarreia desaparecer em apenas um dia.

Esses microrganismos restauraram o equilíbrio no cólon e são responsáveis por aniquilar as bactérias nocivas. Recomenda-se consumir dois iogurtes naturais por dia para reduzir os sintomas da diarreia.

3. Água com limão e bicarbonato de sódio

Tomar bastante líquido é essencial quando temos diarreia, pois o corpo tende a ficar desidratado com o excesso de evacuações. Outra dica da vovó é combinar água com limão e bicarbonato de sódio. De acordo com a cultura popular essa mistura contribui com a recuperação; no entanto, não encontramos dados confiáveis a esse respeito.

Ingredientes

  • 1 litro de água.
  • 3 limões médios.
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio.
  • 10 gramas de açúcar (1 colher de sopa).

Preparo

  • Coloque em um copo a água e o limão, em temperatura ambiente.
  • Adicione o bicarbonato de sódio e o sal. Mexa bem.
  • A seguir, adicione o açúcar e misture.
  • Recomenda-se consumir essa mistura várias vezes ao dia.

4. Maçã

Maçã para parar a diarreia de forma natural.

Acredita-se que essa é a melhor fruta para parar a diarreia devido à sua propriedade adstringente. No entanto, deve-se notar que a maçã contém muita fibra, portanto também possui uma propriedade laxante. Essa é uma fruta versátil que ajuda para regular o trânsito intestinal.

5. Gengibre para parar a diarreia de forma natural

Ele é usado caso a diarreia seja causada por uma intoxicação alimentar. Os especialistas concluíram que o consumo de gengibre ajuda a diminuir cólicas e dores abdominais. Ele pode ser consumido de diferentes formas, por exemplo na forma de chá.

Ingredientes

  • 1 fatia pequena de raiz de gengibre.
  • 250 mililitros de água (1 xícara).
  • 1 colher de sopa de mel (25 gramas).

Preparo

  • Em uma panela, coloque a água e a fatia de gengibre.
  • Aqueça até levantar fervura e deixe a decocção ocorrer por 15 minutos.
  • Passado o tempo indicado, retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos.
  • Filtre, adoce com mel e tome o chá na temperatura mais quente possível.

6. Chá de camomila

Chá de camomila.

As flores de camomila têm diferentes propriedades medicinais. Além de acalmar os nervos e a ansiedade — o que é ideal se ambos forem a causa da diarreia —, essa planta também atua na inflamação intestinal.

Uma publicação do Journal of Ethnopharmacology indicou que a camomila é antiespasmódica, antioxidante e antidiarreica. Embora o estudo tenha sido realizado em animais e fossem necessários mais dados sobre sua ação em humanos, infere-se que os efeitos sejam semelhantes.

Os sachês de chá de camomila são muito fáceis de encontrar no mercado ou em lojas de alimentos saudáveis. Para preparar a infusão basta seguir as instruções do fabricante. Consuma até três xícaras por dia.

7. Peras

A segunda fruta mais consumida para parar a diarreia de forma natural, especialmente em crianças, é a pera. Os dados sobre esse assunto são controversos, pois alguns estudos descobriram a presença de diarreia em crianças que consumiram peras. Assim como a maçã, devemos consumi-la descascada e cozida. Além disso, podemos preparar uma compota da seguinte forma:

Ingredientes

  • 3 peras.
  • 250 mililitros de água (1 xícara).
  • 1 pau de canela.
  • Suco de 1 limão.

Preparo

  • Descasque as peras e corte-as em fatias grandes.
  • Coloque a água e o pau de canela em uma panela.
  • Cozinhe até as peras ficarem macias.
  • Esprema o suco de limão e adicione-o à mistura.
  • Retire o pau de canela e sirva uma porção.
  • Pode-se comer até 3 porções por dia.

8. Sementes de feno grego

Este é considerado um remédio interessante contra a diarreia, devido ao seu conteúdo de mucilagem com propriedades antidiarreicas. Basta mastigar um punhado de feno grego tostado várias vezes ao dia.

9. Cenoura

Cenoura e vitamina A.

Este vegetal rico e nutritivo, que pode ser consumido em purés ou sopas, possui propriedades interessantes para a saúde. Por um lado nos fornece água para reduzir ou evitar a desidratação causada pela diarreia; por outro, garante uma dose de potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Todos estes minerais favorecem o equilíbrio da flora intestinal.

Recomendamos que você leia: Benefícios da cenoura que você não conhecia

10. Mais frutas para parar a diarreia de forma natural: bananas

Essa é uma das frutas mais usadas para parar a diarreia de forma natural. Recomenda-se consumi-la madura, devido ao seu alto teor de pectina —uma fibra hidrossolúvel— e potássio —que equilibra algumas das funções digestivas—.

11. Probióticos

O uso de probióticos para o tratamento e prevenção deste problema de saúde tem sido amplamente estudado nas últimas décadas, principalmente no caso das crianças.

A evidência científica mostra resultados positivos a este respeito, mais notáveis no caso de Lactobacillus GG e S. boulardii. Esses tipos de suplementos também ajudam a restaurar o equilíbrio e fornecem um maior número de bactérias benéficas.

Dicas para prevenir a diarreia

Esse problema comum pode aparecer por diferentes motivos. Em todo o caso, existem algumas práticas simples que ajudam a evitar um possível contágio e descobrir as razões do seu aparecimento.

Quando a diarreia surge após o uso de um novo medicamento, é necessário informar o médico para explorar a possibilidade de mudar o tratamento ou modificar a dose.

Por outro lado, se houver suspeita de alergia ou intolerância alimentar, pode ser muito útil fazer um diário alimentar. Nele são listados todos os alimentos consumidos por alguns dias, bem como as reações que eles provocam.

Esse material pode ser analisado com a ajuda de um profissional, que realizará testes diagnósticos caso seja necessário. Não é aconselhável iniciar uma dieta de eliminação sem antes consultar um especialista.

Se a origem do problema for um vírus ou bactéria, o risco de contágio pode ser reduzido. Para isso é necessário ter uma higiene adequada das mãos e não compartilhar os utensílios de alimentação. Além disso, a intoxicação alimentar pode ser evitada cozinhando bem os alimentos e seguindo os conselhos de higiene na cozinha.

De qualquer forma, se os sintomas não desaparecerem, surgirem dores ou outros sinais associados (sangue nas fezes, febre, diminuição da urina ou mal-estar geral); é necessário procurar um médico. Desta forma será possível realizar uma investigação adequada e estabelecer um diagnóstico do problema.

Parar a diarreia de forma natural com remédios caseiros é possível

Todos esses métodos para parar a diarreia de forma natural têm seus benefícios, portanto a escolha dependerá exclusivamente das necessidades e preferências do paciente.

No entanto, eles são um complemento ao tratamento médico adequado caso a pessoa sofra de uma doença que explica a diarreia. Esses remédios caseiros também devem ser combinados com uma dieta adequada e ingestão de líquidos suficiente ao longo do dia.

This might interest you...
5 passos para superar a gastroenterite bacteriana
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 passos para superar a gastroenterite bacteriana

Saiba o que fazer para superar a gastroenterite bacteriana, uma doença digestiva que se desenvolve a partir da inflamação do estômago e do intestin...



  • Habing, G., Harris, K., Schuenemann, G. M., Piñeiro, J. M., Lakritz, J., & Clavijo, X. A. (2017). Lactoferrin reduces mortality in preweaned calves with diarrhea. Journal of Dairy Science.
  • InformedHealth.org [Internet]. Can probiotics help against diarrhea? Cologne Germany: Institute for Quality and Efficiency in Healthcare. 2006.
  • Khodaie L, Sadeghpoor O. Ginger From Ancient Times to the New Outlook. Jundishapur Journal of Natural Pharmaceutical Products. Febrero 2015. 10(1): e18402.
  • MedlinePlus. Diarrea.
  • Orgeron II, R. P., Corbin, A., & Scott, B. (2018). Sauerkraut: A Probiotic Superfood. Functional Foods in Health and Disease.
  • Reiland H, Slavin J. Systematic Review of Pears and Health. Nutrition today. Noviembre 2015. 50(6): 301–305.
  • Sebai H, Jabri M-A, et al. Antidiarrheal and Antioxidant Activities of Chamomile (Matricaria Recutita L.) Decoction Extract in Rats. Journal of Ethnopharmacology. Marzo 2014. 152(2):327-32.
  • Son D-H, Nam M-H, et al. 5-α Reductase Inhibitory Effect and Astringent Activity of Green Apple Rind Extract on Human Keratinocytes and Fibroblast Cells. Bioscience, Biotechnology and Biochemistry. 2013. 77 (4): 714-21.
  • Virupaksha, J.H. & Hugar, Shivakumar & Swamy, B.H.M.. (2007). Evaluation of anti-diarrhoeal activity of fenugreek seed extracts in rats. Pharmacologyonline. 2. 254-26
  • Wong H.B. Rice Water in Treatment of Infantile Gastroenteritis. Lancet. Julio 1981. 2 (8237): 102-3.