Como limpar o intestino de forma natural

Os alimentos ricos em proteínas e fibras nos ajudam a limpar o cólon. Uma depuração do intestino se traduz em bem-estar geral, pois melhora muitos aspectos das nossas vidas.
Como limpar o intestino de forma natural

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 25 maio, 2022

O intestino geralmente acumula uma grande quantidade de resíduos que afetam o funcionamento geral do organismo. Por esse motivo é importante saber como limpá-lo de forma natural.

O intestino, também conhecido como cólon, pode causar muitos problemas se não estiver limpo. Por isso é recomendável realizar uma limpeza de vez em quando.

Além disso, saber as causas que provocaram esse acúmulo de toxinas nos permite evitar que isso aconteça novamente e nos ajuda a manter os nossos intestinos sempre saudáveis.

O que saber sobre a limpeza do intestino?

Se a sua ideia é limpar o cólon ou o intestino devido a uma constipação ocasional ou leve, basta adicionar fibras ou ervas à sua dieta para normalizar o trânsito intestinal. Por exemplo, conforme apontado por este estudo, a alcachofra é ótima para conseguir esse efeito.

No entanto, as toxinas que ficam aderidas às paredes intestinais não são fáceis de eliminar. Uma pessoa que não foi ao banheiro por 3 dias seguidos provavelmente terá um acúmulo de resíduos de 15 refeições diferentes.

Realizar uma limpeza dos intestinos é algo muito benéfico para o corpo, pois tudo o que é inútil e desnecessário é eliminado. Por exemplo, os parasitas de um produto que foi ingerido há muito tempo.

Com uma boa limpeza do cólon e uma dieta adequada podemos manter um intestino limpo. Isso se traduz em uma sensação de calma, um sono e respiração melhores, um odor corporal mais agradável, no desaparecimento de espinhas ou erupções cutâneas, etc.

Além disso, limpar os intestinos naturalmente tem outros efeitos tônicos, como a estimulação das glândulas abdominais ou do fígado, mas principalmente do pâncreas. Isso serve para melhorar a absorção e assimilação dos alimentos.

O uso de laxantes não é uma boa ideia

Os laxantes devem ser usados sob a supervisão de um médico e sempre de forma pontual. Isso porque seus ingredientes ativos são mais tóxicos e irritantes do que os próprios alimentos.

A nível natural, as estratégias mais adequadas são as lavagens, enemas, ervas ou sais. Esses são recursos mais confiáveis, que podem ser escolhidos uma vez que a pessoa tenha um certo conhecimento sobre o assunto.

Nunca precisaremos nos tornar “dependentes” desses métodos ou usá-los com muita frequência, pois podemos gerar o efeito oposto. A regularidade deve ser uma consequência natural da nossa mudança na alimentação.

Isso significa que não “vale a pena” comer tudo e uma vez por semana fazer uma limpeza intestinal. As toxinas continuarão a se acumular e afetar o nosso organismo.

De fato, um dos remédios mais eficazes para promover a limpeza do cólon é a prática de exercícios moderados. Foi demonstrado que a atividade física favorece o trânsito intestinal e, com ele, a purificação da parte final do sistema digestivo.

Existem maneiras de limpar o intestino de forma natural, sem recorrer a laxantes ou outros métodos. A seguir mostraremos algumas ideias para você conseguir fazer isso.

Receitas vegetarianas para limpar o intestino

Você descobrirá algumas receitas com as quais poderá limpar o seu intestino e sistema digestivo de maneira simples e eficaz.

Tudo o que você precisa fazer é mudar a sua alimentação e começar a incluir mais frutas da estação, verduras, leguminosas e sementes.

O seu intestino ficará muito mais limpo e, consequentemente, também os seus rins e fígado. A sua saúde melhorará de forma perceptível, assim como todos os seus órgãos de forma geral.

A melhor opção

Uma das melhores receitas para limpar o cólon é preparada com:

  • 2 laranjas.
  • 7 morangos.
  • 3 pêssegos.

Para fazer este remédio basta colocar as frutas no liquidificador e bater. Os pêssegos devem estar em pedaços e sem caroço, e usaremos o suco das laranjas.

Se você tomar este remédio para limpar o intestino de forma natural com o estômago vazio por 9 dias seguidos, descobrirá como o seu intestino ficará mais saudável. Você pode tomar esta receita no café da manhã. Esta solução também pode fortalecer o seu sistema respiratório e diminuir a depressão.

Suco de laranja.

Aloe vera, maçã, pepino, abacaxi, limão e mel para limpar o cólon

Comece o seu dia tomando um suco de limão em um copo de água morna adoçada com mel, e pelo menos três vezes por semana tome suco de maçã. Recomenda-se que nestes dias você se abstenha de alimentos sólidos.

Outra opção é encontrada no suco de gengibre. Coloque um pedaço para ferver e reserve este suco. Em seguida aqueça uma xícara de água e adicione meia colher de sopa da mistura de gengibre e limão a gosto. Beba enquanto estiver morno.

O suco de aloe vera também é bastante eficaz. Pegue uma folha, abra-a ao meio e com uma colher extraia o cristal. Coloque no liquidificador duas colheres de sopa de aloe vera, dois copos de água, suco de limão e mel a gosto. Beba com o estômago vazio, por cerca de sete dias seguidos.

Uma variação é a seguinte: adicione uma maçã verde sem sementes e com casca ao suco de aloe vera sem limão, e também meio pepino com casca e uma fatia de abacaxi. Por fim, acrescente laranja e água a gosto. Consuma com o estômago vazio por 7 dias.

Se preferir algo mais simples, te convidamos a experimentar estes dois remédios:

  • Uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma de mel em um copo de água. Aqueça a água até que ela fique morna, adicione o vinagre e o mel e mexa até dissolver. Tome enquanto estiver morno e com o estômago vazio, durante três semanas.
  • Infusão de anis antes e depois do café da manhã.

Como você pode ver existem muitas opções, mas nenhuma delas será eficaz se não estiver acompanhada por uma mudança na forma como você come, dorme e se exercita.

Ervas para limpar o intestino de forma natural

Existe uma série de ervas que ajudam a limpar os intestinos de forma natural. Algumas delas são as seguintes:

Cáscara sagrada

Usada há cerca de mil anos, essa é uma casca introduzida pelos aborígenes do Norte aos espanhóis no século XVI.

Ela possui compostos chamados “antraquinonas” que ajudam a ativar as contrações do cólon, emulando o movimento de ir ao banheiro.

Ela também ajuda a eliminar resíduos em pessoas que têm um sistema digestivo delicado.

Plantago Psyllium

Essa é uma casca de semente nativa da Índia e do Irã. Elas são usadas na medicina herbal e alternativa.

Essa casca contêm muita fibra dietética solúvel. Deve-se deixá-la de molho para que seja formada uma massa gelatinosa ao seu redor, que age como uma vassoura que varre tudo o que está nas paredes dos intestinos. Ela promove a saúde geral do cólon.

Plantago Psyllium.

Althaea Officinalis

Esta erva é usada desde a Grécia Antiga, local de onde se derivou o nome, pois “altho” significa “curar”.

Ela contém grandes moléculas de açúcar (mucilagens) que exercem um efeito calmante nas mucosas da parede do cólon.

Cinnamomum Cassia

Também conhecida como canela da China, ela é a primeira espécie que entrou na Europa com Alexandre, o Grande, antes de ser levada para o Egito e Israel.

Ela é cultivada por seu óleo, brotos e casca no sudeste da China e tem um grande efeito no sistema digestivo, promovendo a saúdo dos tecidos e membranas em várias partes do estômago e do cólon.

Dicas para limpar o intestino permanentemente

  • Consuma muitas frutas, entre 8 e 10 porções semanais. Escolha as que contêm mais fibras, como as frutas vermelhas.
  • Opte por ingerir carboidratos integrais de 2 a 3 vezes por semana.
  • Prefira alimentos que ajudam a limpar o cólon, ou seja, todos os que são ricos em proteínas e fibras.
  • Evite consumir doces e alimentos gordurosos.
  • Adicione sementes de linhaça moídas às refeições, polvilhando-as nos alimentos.
  • Faça exercícios diariamente (pelo menos 30 minutos de caminhada) e beba muita água durante o dia (2 litros é o mínimo recomendado).

Esperamos que limpar os intestinos de forma natural tenha deixado de ser algo estranho para você. Agora que você sabe como essa limpeza é feita, esperamos que alcance o seu objetivo. Experimente as dicas acima e desfrute dos benefícios!

This might interest you...
Aumente a quantidade de bactérias benéficas no seu intestino
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Aumente a quantidade de bactérias benéficas no seu intestino

Alimentos fermentados e leveduras fornecem bactérias benéficas que fortalecem a flora intestinal, ajudam a combater infecções, além de outras funçõ...