Como limpar corretamente a pia de aço inox?

Existem métodos muito simples para limpar sua pia de aço inoxidável. Na verdade, poucos elementos são necessários para deixá-la impecável. Descubra!
Como limpar corretamente a pia de aço inox?

Última atualização: 23 maio, 2022

Alguma vez você já se perguntou como limpar corretamente sua pia de aço inoxidável? Ela é feita de um material resistente e durável que não requer muita manutenção. No entanto, é necessário desinfetá-la e remover qualquer resíduo de comida.

O acúmulo de restos de comida e sabão pode se tornar um terreno fértil para bactérias e fungos. Por isso, é necessário escolher produtos adequados para a limpeza e, na medida do possível, aplicá-los regularmente.

Por que é importante limpar a pia?

Além das finalidades estéticas e da preservação das propriedades do aço inoxidável, existem razões de saúde para limpar as pias feitas com este material. Se não for lavada regularmente, partículas de comida e sabão formam camadas de sujeira e bactérias.

No estudo “Itens com mais germes” da Organização de Saúde e Segurança Pública, 45% das pias testadas continham bactérias coliformes, incluindo Salmonella e E. coli.

Coliformes são uma família de bactérias encontradas em plantas, solo e animais, incluindo humanos. Elas geralmente se alojam no trato digestivo e contaminam a água através da matéria fecal. Portanto, quando os alimentos são preparados com água não tratada, há um alto risco de contaminação.

Por sua vez, a infecção por Salmonella afeta o sistema intestinal. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarréia, febre, dor de cabeça e sangue nas fezes. No caso de E. coli, Pode causar sintomas semelhantes, embora acompanhados de cansaço e diarreia intensa.

Portanto, se você não limpar adequadamente sua pia de aço inoxidável, você e sua família correm o risco de tal infecção. Lembre-se que a pia é um dos itens com maior contato com os alimentos.

Quantas vezes você lavou frutas ou legumes lá? Isso sem falar que é o local preferido para descongelar carnes e que também acumula resíduos de alimentos que ficam nos pratos.

Por que é importante limpar a máquina de lavar louça?
A pia pode acumular fungos e bactérias que aumentam o risco de infecções. Portanto, é necessário limpá-la.

Dicas para limpar corretamente a pia de aço inoxidável

Existem vários métodos para manter sua pia de aço inoxidável impecável. Alguns são feitos com ingredientes como vinagre e bicarbonato de sódio, conhecidos por sua longa história como produtos de higiene doméstica.

1. Esfregue com bicarbonato de sódio e vinagre

  • Para começar, lave bem a pia com água e polvilhe generosamente bicarbonato de sódio. Funciona porque absorve a sujidade e não risca a superfície.
  • Deixe este produto descansar por cerca de 10 minutos na superfície.
  • Em seguida, coloque um pouco de vinagre branco e esfregue com uma esponja macia.

2. Enxágüe

  • Para enxaguar a pia, você pode usar uma solução de uma parte de vinagre misturada com duas partes de água. Se preferir, pode usar peróxido de hidrogênio combinado com creme do tártaro. Este último atua como desengordurante.

3. Preparação

  • Quando estiver limpo, despeje algumas gotas de azeite em um pano macio e passe na pia e na torneira. Isso ajuda a reduzir arranhões.

4. Lustrar

  • Para dar brilho à superfície, borrife álcool isopropílico. Este produto diminui a gordura das impressões digitais. Seca muito rápido e deixa as coisas brilhantes.
Dicas para limpar corretamente sua máquina de lavar louça de aço inoxidável
Bicarbonato de sódio e vinagre branco são produtos ideais para desinfetar e limpar adequadamente sua pia de aço inoxidável.

O que você deve evitar ao limpar a pia?

Ao lavar a pia, evite escovas comuns de aço carbono ou palha de aço, pois as partículas de ferro deixadas podem causar ferrugem e corrosão. Além disso, tome cuidado para não usar trapos oleosos ou panos gordurosos para polir a superfície. Use sempre uma toalha limpa e seca.

Outras dicas úteis

Para manter a pia bem cuidada, pode ter em conta algumas recomendações como as seguintes:

  • Não acumule sabonetes, esponjas, toalhas ou panos na pia, pois eles tendem a obscurecer a superfície.
  • Enxágue regularmente para evitar que resíduos de produtos de limpeza afetem o brilho natural do aço inoxidável.
  • Não deixe panelas de aço ou ferro fundido por muito tempo. Ferro e umidade no aço inoxidável podem causar ferrugem e manchas na superfície.
  • Tapetes de prato de borracha, esponjas úmidas e panos de limpeza retêm a água, o que pode causar descoloração e manchas.
  • Não use facas ou objetos pontiagudos na pia, pois podem danificá-la.

Por fim, lembre-se de que para manter a pia impecável, é recomendável secá-la com um pano após cada uso. A água parada pode causar depósitos de água, o que aumenta o risco de doenças causadas por Salmonella ou E. coli.

Pode interessar a você...
7 cantos mais difíceis de limpar: como fazer?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 cantos mais difíceis de limpar: como fazer?

Aprenda a higienizar os cantos mais difíceis de limpar em casa para evitar o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de germes. Descubra!