Como esterilizar utensílios de cozinha

Você sabia que é importante esterilizar os utensílios de cozinha? A seguir, vamos explicar o porquê e ensinar as melhores formas de fazer isso.
Como esterilizar utensílios de cozinha

Última atualização: 16 Julho, 2021

Se você adora cozinhar, deve estar se perguntando se é possível esterilizar os utensílios de cozinha e como fazer isso. A resposta é sim. A esterilização é o processo pelo qual se consegue a destruição total dos micro-organismos presentes em um determinado local ou objeto.

A esterilização adequada garante que os alimentos fiquem livres de patógenos e contaminação cruzada. Portanto, você deve aprender a esterilizá-los corretamente para evitar contratempos. Contamos a você como fazer isso a seguir.

Por que é importante esterilizar os utensílios de cozinha?

Você pode estar pensando que lavar tudo com água e sabão é o suficiente. Mas não. Máquinas de lavar louça, esponjas de lavar e panos de prato são os lugares mais sujos da sua cozinha. Bactérias como Salmonella e E. coli podem habitá-los.

Também é possível que ocorra a contaminação cruzada com outros alimentos, pois os patógenos usam os utensílios como um canal para se locomover.

No caso da Salmonella, estamos falando de uma bactéria que vive no intestino de pessoas e animais. Causa náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, febre, calafrios, dor de cabeça e sangue nas fezes.

A E. Coli causa quase os mesmos sintomas que a Salmonella, exceto a dor de cabeça. Ambas as bactérias são coliformes fecais, o que significa que sua presença em um ambiente indica contaminação com fezes. Existem outras doenças menos graves, como infecção por Campylobacter, rotavírus e listeriose.

Geralmente, elas chegam à cozinha por causa de carnes contaminadas com fezes de animais ou por falta de higiene das mãos no momento de preparar os alimentos. Portanto, desrespeitar as regras de higiene pode causar essas infecções de origem alimentar.

Problemas de saúde por falta de higiene
A gastroenterite por intoxicação alimentar pode ser evitada com regras básicas de higiene.

Como podemos evitar essas doenças?

Essas doenças são evitáveis ​​mantendo a higiene adequada em uma cozinha. Uma das principais coisas que você deve fazer é limpar a esponja com que lava a louça e os panos da cozinha diariamente com água fervente. Desta forma, você evita a proliferação de germes.

Você também deve limpar bem a geladeira. É recomendável mantê-la abaixo de 4º C para evitar o crescimento de micro-organismos.

Quanto aos resíduos, é melhor mantê-los sempre tampados e retirá-los com frequência. Compre uma lixeira com pedal para não ter que manipulá-la com as mãos.

Como esterilizar os utensílios de cozinha?

Para esterilizar adequadamente os utensílios de cozinha, devemos separá-los. Explicamos o processo para cada um deles.

Facas

Na cozinha, a faca é um dos itens mais importantes. Existem dois métodos para fazer a esterilização; um é o clássico e o outro com luz ultravioleta.

O método clássico é introduzir os utensílios em vapor, que tem capacidade de esterilizar porque no estado gasoso as moléculas penetram nos objetos com mais facilidade. As temperaturas altas são capazes de matar os micro-organismos patogênicos.

Esses micro-organismos têm uma temperatura de crescimento entre 20 e 45º C. Mas eles não são os únicos, pois as bactérias formadoras de esporos também causam problemas gastrointestinais.

Esses esporos resistem a altas temperaturas; portanto, para obter uma esterilização ideal, os utensílios devem se manter acima de 100º C por 15 minutos.

Já a esterilização por ultravioleta, que é uma das mais utilizadas na indústria de alimentos, é capaz de matar a maioria dos micro-organismos. Isso requer uma lâmpada ultravioleta, embora existam recipientes esterilizantes e fornos que já vêm com essa tecnologia.

Garfos e colheres

Você deve esterilizá-los separados das facas. Primeiro coloque todos os talheres e utensílios, como pinças, tesouras, espátulas ou escumadeiras, em um recipiente ou bandeja apenas para esterilizar.

Em seguida, ferva a água com detergente multiuso e despeje no recipiente, deixando todos submersos. Cubra com uma tampa e deixe descansar de 5 a 20 minutos.

Tome especial cuidado se os utensílios forem de plástico. Após o tempo determinado, retire a tampa e escorra cuidadosamente a água, permitindo que os objetos esfriem. Seque e guarde em um local limpo.

Lavar a louça para esterilizar os utensílios de cozinha

Tábua de corte

Para desinfetar a tábua de cortar carne, tudo vai depender do material de que ela é feita. Geralmente elas são de madeira. O vinagre é uma boa opção pois não afeta as fibras da superfície e evita a sua deterioração. Seus compostos permitem combater bactérias que causam infecções alimentares.

Para utilizá-lo, limpe a superfície e borrife o vinagre branco. Deixe agir por 10 minutos. Após este tempo, enxágue com água e deixe secar.

Se o que você quer é neutralizar o cheiro, use suco de limão. Comece cortando uma fatia e esfregando na superfície da tábua por 2 minutos. Deixe secar ao ar livre sem enxaguar.

Esterilizar os utensílios de cozinha é fundamental para a segurança da sua família

Em geral, você deve esterilizar seus utensílios de cozinha pois eles podem ser um meio de contaminação dos alimentos. Com essa prática simples, você agrega segurança à saúde da sua família.

Reserve algum tempo para fazer isso e combine esta tarefa com outras medidas de cuidado, como separar carnes e vegetais na cozinha e usar produtos de origem segura.

Pode interessar a você...
8 coisas que você precisa tirar da sua cozinha
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 coisas que você precisa tirar da sua cozinha

Se você é um "acumulador", certamente tem coisas em sua cozinha que precisa tirar. Dê uma olhada na seguinte lista feita por especialistas.