Sangue nas fezes, por que ocorre?

25 de agosto de 2019
O sangue nas fezes ocorre com maior frequência em transtornos hemorroidais ou em fissuras anais.

Encontrar sangue nas fezes é algo que assusta qualquer um. Quando todo o mundo sabe que é um dos sintomas do câncer de cólon. No entanto, encontrar sangue na hora de ir ao banheiro pode ser causado por várias outras razões. De fato, nem todas são malignas.

Norberto Mañas, o especialista do Aparelho Digestivo do Hospital Clínico São Carlos de Madri, aponta:

«É normal se alarmar, porque o sangue é muito impressionável. Quando sangramos, a primeira coisa que vem à mente é de que algo não está bem, mas o mais frequente é que se há sangue nas fezes provavelmente não se deva a algo ruim, ainda que obviamente isso não exclui a chance de ser avaliado por um especialista, principalmente depois dos 50 anos».

Devido a sua frequência e importância, neste artigo explicamos quais são as principais causas de sangue nas fezes.

Como aparece o sangue nas fezes?

O sangue nas fezes pode aparecer de diferentes maneiras. De fato, em numerosas ocasiões nem sequer é visível a olho nu. As principais formas de manifestação são:

  • Sangue vermelho que é visto a olho nu. Costuma manchar o papel higiênico. Inclusive, pode aparecer em forma de gotejamento logo após defecar. Deve-se a um sangramento no final do intestino ou no ânus. É o tipo de sangue que costuma aparecer com as hemorroidas ou as fissuras.
  • Fezes negras como alcatrão. O termo médico utilizado é ‘melenas’. São fezes pastosas de cor negra e odor fétido. Costumam ser causadas por uma hemorragia na parte superior do aparelho digestivo. Além disso, são mais graves que as anteriores.
  • Fezes misturadas com sangue ou coágulos. Em suma, tendem a aparecer dessa maneira nas doenças inflamatórias do intestino. Também quando existem pólipos ou, até mesmo, no câncer.
  • Sangue oculto. Não é visível a olho nu. De fato, somente pode ser detectado mediante exames médicos. No entanto, outros sintomas como sofrer anemia sem outra causa evidente, podem indicar que há sangue oculto nas fezes. Nestes casos, é essencial fazer uma colonoscopia.
Sangue nas fezes pode se associar a problemas intestinais

Quais são as causas do sangue nas fezes?

Como mencionamos anteriormente, a causa mais alarmante é o câncer de cólon. No entanto, não é a única situação na qual aparece sangue nas fezes. Outras causas são, por exemplo:

  • Hemorroidas. São a causa principal. Em resumo, são veias dilatadas no ânus e no reto. Ocorrem em 3 de cada 4 adultos ocasionalmente. Sua causa mais comum é o esforço excessivo ao defecar durante a prisão de ventre. Além disso, são frequentes em mulheres grávidas.
  • Fissura anal. Consiste em um pequeno rasgo da mucosa que recobre o ânus. Pode aparecer quando são defecadas fezes grandes e duras. Ademais, associa-se com a prisão de ventre.
  • Divertículos. São pequenos volumes no intestino grosso. Sua incidência aumenta com a idade.
  • Pólipos intestinais. Referem-se ao tecido que cresce adicionalmente, com mais frequência no intestino grosso. A maioria não são perigosos; no entanto, alguns podem ser cancerígenos.
  • Úlceras gástricas ou duodenais. São lesões na parede do estômago ou do intestino. Assim como os problemas no esôfago, podem ser a causa de melenas.
  • Certas alterações dos vasos sanguíneos. A vasculite ou a angiodisplasia podem provocar sangue nas fezes.
  • Algumas infecções.
  • Doenças inflamatórias do tubo digestivo. Tanto a doença de Crohn como a colite ulcerosa costuma causar sangue nas fezes.
Hemorroidas podem causar sangue nas fezes

Talvez te interesse: Prisão de ventre: quando começa a ser perigosa?

O que se deve fazer caso tenha sangue nas fezes?

Como o citado anteriormente, encontrar sangue na hora de ir ao banheiro pode ser devido a causas muito diversas. Além disso, nem sempre é fácil de diagnosticar e pode se tratar de algo mais grave. Por isso, é recomendado procurar sempre o médico.

Deve proporcionar ao médico toda a informação possível sobre suas fezes. A cor, a frequência e a forma de sangramento são muito importantes para o diagnóstico. Esta é a razão pela qual os médicos recomendam observar as fezes.

Por outro lado, a partir dos 50 anos, é recomendado fazer uma análise de sangue nas fezes periodicamente. Também podem ser feitas testes com uma tira reativa. A intenção é detectar sangue oculto que não pode ser visto a olho nu.

Do mesmo modo, costuma-se realizar um tato retal. O tato retal ajuda a detectar as hemorroidas e os tumores no reto. Além disso, também serve para detectar problemas prostáticos. Ainda que seja um exame incômodo, vale a pena ser feito.

A colonoscopia é o exame mais eficaz para descartar o câncer de cólon. De acordo com o tipo de sangue nas fezes, também são utilizados outros exames diagnósticos como a gastroscopia, a radiografia ou a cintilografia.

 Talvez te interesse a leitura: Qual a dieta de preparação antes da colonoscopia?

Concluindo

Caso encontre sangue nas fezes, não se alarme. As causas podem ser muito variadas e é comum que seja devido a uma hemorroida ou uma fissura anal. Ainda assim, não hesite em procurar o médico para descartar qualquer outra doença.

  • Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, J. L. (2018). Harrison. Principios de Medicina Interna, 19e | AccessMedicina | McGraw-Hill Medical. In Harrison.
  • Sangre en las Heces – Fundació Olga Torres. (n.d.). Retrieved July 23, 2019, from http://www.fundacionolgatorres.org/aparato_digestivo/preguntas_frecuentes/sangre_en_las_heces/
  • Sangre en las heces fecales. (n.d.). Retrieved July 23, 2019, from https://www.cancer.org/es/tratamiento/tratamientos-y-efectos-secundarios/efectos-secundarios-fisicos/cambios-urniarios-y-de-excrecion/sangre-en-las-heces-fecales.html
  • El síntoma de sangre oculta en las heces no siempre es cáncer. (n.d.). Retrieved July 23, 2019, from https://www.sabervivirtv.com/medicina-general/sintoma-sangre-oculta-heces-siempre-cancer_879