3 cuidados importantes para ter cabelos brilhantes

31 Maio, 2020
O cabelo brilhante depende de muitos fatores: desde a adoção ou não de bons hábitos, poluição ambiental, produtos utilizados, etc. O que podemos fazer para ter cabelos saudáveis ​​e fortes?

Ter cabelos brilhantes é, sem dúvida, o sonho de toda mulher e de muitos homens. No entanto, para o cabelo brilhar, ele deve ser saudável e forte. Infelizmente, existem muitos fatores que impedem que isso aconteça.

A poluição ambiental, o estresse, o frio, o calor, o secador de cabelos e a chapinha afetam a saúde dos cabelos. É por isso que uma rotina de cuidados com os cabelos está se tornando cada vez mais necessária.

Além dos produtos que podemos encontrar no mercado, existem alguns hábitos diários que podemos levar em consideração para termos um cabelo cheio de brilho, forte e saudável. A seguir, veremos três cuidados que você deve aplicar para ter cabelos brilhantes.

Cuidados na lavagem para ter cabelos brilhantes

Para ter cabelos brilhantes, lavar é um passo fundamental na rotina de belezaO primeiro ponto é a temperatura da água. É importante que a lavagem seja feita com água morna, nem fria nem quente, pois a água fria não é capaz de remover o óleo e a água quente danifica os cabelos.

O conselho clássico de terminar a lavagem com água fria é válido. A água fria estimula a circulação e fecha a cutícula, o que faz o cabelo brilhar.

Não deixe de ler: Dicas para fortalecer o crescimento do cabelo

Quanto ao xampu, muitas acreditam que é bom trocá-lo de tempos em tempos para que o cabelo não se acostume. Isso nem sempre é totalmente verdade. Se você descobrir um que estiver funcionando, é melhor continuar usando-o.

Outro ponto importante é não esfregar o cabelo com muita força ao lavá-lo. Isso poderia estimular as glândulas sebáceas e gerar mais óleo no cabelo.

Ao enxaguar o cabelo, recomenda-se colocar a cabeça para trás e passar os dedos como se estivesse penteando-o, para remover os restos de xampu. Este simples gesto fará o seu cabelo brilhar.

Mulher lavando o cabelo
Para ter cabelos brilhantes e abundantes, é importante prestar atenção ao tratamento dado durante a lavagem.

Como escovar o cabelo

Escovar os cabelos é um gesto fundamental na rotina diária. Deve ser feito pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite. Recomenda-se escová-lo sempre antes de lavá-lo. Isso impedirá que o cabelo fique muito embaraçado quando molhado, dificultando a penetração do xampu.

Os especialistas também recomendam escovar o cabelo de 10 a 20 vezes por noite antes de dormir. Se possível, isso deve ser feito com uma escova de cerdas naturais. Escovar esfolia o couro cabeludo e ajuda a remover todos os resíduos de produtos utilizados. Além disso, favorece a circulação sanguínea e deixa os cabelos muito mais brilhantes.

Tratamentos caseiros para ter cabelos brilhantes

No mercado, há muitos produtos especiais para o cabelo. Você também pode optar por ir a um salão de beleza e aplicar o tratamento adequado para ter cabelos brilhantes. Para encontrar uma solução mais barata, também existem produtos naturais muito eficazes.

Produtos naturais para os cabelos
Tratamentos naturais à base de aloe vera ou azeite de oliva ajudam a reidratar os fios e a recuperar o brilho natural.

Aloe vera

Um deles é o tratamento de aloe vera, um produto natural com propriedades incríveis, capaz de promover o crescimento do cabelo, hidratá-lo e deixá-lo brilhante.

Para prepará-lo, misture duas colheres de sopa de gel de aloe vera (que podem ser extraídas diretamente da folha) com duas colheres de sopa de água e coloque a mistura em um frasco com spray. Esta preparação deve ser aplicada nos cabelos molhados após a lavagem.

Leia também: Remédios para acelerar o crescimento do cabelo

Azeite de oliva

A máscara de azeite de oliva também é muito eficaz para deixar o cabelo brilhante. Devido ao seu alto teor de nutrientes, ácidos graxos, antioxidantes e vitamina E, o azeite ajuda a reparar os danos do cabelo, a hidratá-lo e a deixá-lo brilhante.

Para preparar esta máscara, você deve aquecer duas ou três colheres de sopa de azeite de oliva. Em seguida, você deverá aplicá-lo no couro cabeludo, massagear a área e deixá-lo agir por 15 minutos.

Enquanto o óleo atua sobre os cabelos, é recomendável cobrir a cabeça com uma toalha quente para intensificar o seu efeito. Em seguida, lave o cabelo normalmente. Você pode aplicar essa máscara uma ou duas vezes por semana.

  • imfarmacias.es. Soluciones para un cabello sano y bello. Extraído de: https://www.imfarmacias.es/uploads/soluciones_cabello_sano_7312_23122519.pdf
  • Federación CCOO Enseñanaza Andalucía. 2010. Cuidados estéticos embellecimiento capilar. Extraído de: https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7616.pdf