4 métodos para polir pisos de madeira com produtos caseiros

15 Setembro, 2020
Existem vários produtos de origem natural que permitem polir pisos de madeira. Devido às suas propriedades, eles ajudam a preservar melhor o material. Não deixe de testá-los!

Você está procurando métodos caseiros para polir pisos de madeira? Então, você precisa saber que provavelmente já tem algumas opções muito eficazes na sua casa, como vinagre, azeite, suco de limão ou detergente de lavar a louça.

Conheça neste artigo 4 métodos que simplificarão esta tarefa. Compartilharemos as receitas e também algumas dicas importantes para deixar a madeira perfeita e fazê-la durar muito mais tempo em boas condições. Continue lendo!

4 métodos para polir pisos de madeira

Os pisos de madeira dão uma aparência quente, rústica e aconchegante a qualquer cômodo da nossa casa. Embora exijam cuidados específicos, eles também oferecem a possibilidade de uma longa duração se os tratarmos da maneira correta.

Com as dicas certas, poderemos manter os pisos de madeira com uma ótima aparência. Nós só teremos que poli-los com os produtos específicos, listados abaixo, que também são principalmente naturais e caseiros. Além disso, dessa maneira, não ficaremos desnecessariamente expostos a componentes que podem ser tóxicos quando inalados.

1. Vinagre e óleo essencial

Limpeza com produtos naturais
O vinagre combinado com óleo essencial é uma das melhores soluções para deixar seu piso de madeira impecável e brilhante.

Primeiro de tudo, o vinagre é um ingrediente natural e caseiro que é muito comum na limpeza doméstica. Além disso, optamos por combiná-lo com um pouco de óleo essencial para camuflar seu cheiro e, ao mesmo tempo, aromatizar o ambiente de maneira simples e agradável.

  • ¹⁄3 xícara de vinagre (83 ml)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 15 gotas de óleo essencial: limão, laranja, hortelã, eucalipto, lavanda, etc.

Talvez você possa se interessar: Como preparar um desinfetante natural com óleos essenciais?

2. Azeite e vinagre

O segundo método que propomos é a combinação de dois ingredientes básicos em nossa cozinha: azeite e vinagre. Se desejar, você também pode adicionar óleos essenciais para dar um aroma especial.

A mistura de óleo e vinagre é ideal para uma limpeza profunda e, ao mesmo tempo, acrescenta muito brilho ao piso. No entanto, se o fabricante recomendar dispensar água para esse tipo de madeira, usaremos apenas os dois primeiros ingredientes. Podemos agitá-los bem dentro de um frasco com spray.

  • 4 colheres de sopa de azeite (60 ml)
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco (20 ml)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

3. Azeite e suco de limão

Neste terceiro método para polir o piso de madeira naturalmente, optamos por substituir o vinagre pelo suco de limão. Esta fruta cítrica é caracterizada pelo seu grande poder antisséptico, pelo seu aroma fresco e pela sua capacidade de dar brilho graças às suas enzimas. 

  • 4 colheres de sopa de azeite (60 ml)
  • 3 colheres de sopa de suco de limão (30 ml)
  • 1 xícara de água quente (250 ml)

4. Detergente e vinagre

Finalmente, um método prático e caseiro, embora menos natural que os anteriores, consiste em misturar o detergente que usamos para lavar a louça com vinagre. Esta opção deve ser usada em pisos de madeira que não são muito delicados e têm muita sujeira. 

  • ½ xícara de vinagre (125 ml)
  • 1 colher de sopa de detergente (15 ml)
  • 2 xícaras de água

Não deixe de ler: Como fazer sabão líquido caseiro e reciclado

Dicas extras para polir seus pisos de madeira

Dicas de limpeza e higiene
Além de usar os produtos mencionados, é conveniente aplicar outras dicas para polir o seu piso de madeira. Você deve varrer ou aspirar a superfície para remover a poeira acumulada, por exemplo.

Por fim, depois de decidir o método de limpeza do piso, leve em consideração as seguintes indicações:

  • Antes de polir o piso de madeira, é preciso limpá-lo completamente. Você pode varrê-lo com uma vassoura ou, se houver poeira ou partículas finas, também pode usar o aspirador de pó.
  • Se notar que a madeira está muito escorregadia devido ao excesso de óleo, você pode secá-la.
  • É essencial que, após o polimento do piso, você espere que ele seque completamente antes de pisar nele. Encontre uma maneira de bloquear o caminho para evitar acidentes, principalmente se houver crianças ou animais de estimação em casa.
  • Se você derramar algum líquido, deve limpá-lo imediatamente para evitar danos permanentes à madeira.
  • Ao adicionar óleos essenciais, é preciso garantir que sejam puros e de alta qualidade. Evite a aquisição de essências sintéticas que são comercializadas apenas para aromatizar e que podem prejudicar a madeira.

Pronto, agora você já conhece 4 métodos para polir pisos de maneira de forma caseira e natural, e que os deixam por muito tempo em boas condições. Além disso, essas últimas dicas irão ajudá-lo a tornar a limpeza mais eficaz e o resultado muito mais brilhante. Experimente e você verá os resultados desde o primeiro momento!

  • KILONZO-NTHENGE, A., CHEN, F.-C., & GODWIN, S. L. (2016). Efficacy of Home Washing Methods in Controlling Surface Microbial Contamination on Fresh Produce. Journal of Food Protection. https://doi.org/10.4315/0362-028x-69.2.330
  • Jayasena, D. D., & Jo, C. (2013). Essential oils as potential antimicrobial agents in meat and meat products: A review. Trends in Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2013.09.002
  • Rutala, W. A., Barbee, S. L., Aguiar, N. C., Sobsey, M. D., & Weber, D. J. (2012). Antimicrobial Activity of Home Disinfectants and Natural Products Against Potential Human Pathogens. Infection Control and Hospital Epidemiology.