Como frear os sinais da velhice?

· 9 de novembro de 2014
Os prejuízos resultantes da velhice são praticamente irreversíveis, mas não ocorrem apenas na parte física, mas também em nossa mente. Saiba como freá-los.

Talvez essa pergunta soe um pouco louca ou até não usual, já que todo ser vivo tem um ciclo, inclusive nosso organismo. Não podemos negar que como seres estéticos, desejemos nos manter conservados e tentar frear os sinais da velhice.

Mais a parte da estética, também devemos considerar que se preocupar com a própria conservação traz benefícios enormes para a saúde mental e física.

Por outro lado, não podemos frear a passagem dos anos e, com isso, o processo de envelhecimento; contudo, é possível atrasá-lo com uma série de recomendações. É dessas recomendações que falaremos a seguir.

Outros danos consideráveis causados pela velhice

Os prejuízos resultantes da velhice são praticamente irreversíveis, mas não ocorrem apenas na parte física, assim como se apresentam também por meio da deterioração dos sentidos e da mente.

Deterioração dos sentidos

Apesar de muitas vezes apreciarmos a presença de uma pessoa em aparente estado de velhice, devemos entender que muitas vezes essas pessoas costumam ter mais atenção e paciência do que outras.

Por isso, para dar um diagnóstico sobre a deterioração dos sentidos não podemos tomar como base apenas características óbvias como sinais biológicos, sinais psicológicos e sintomas, ou ainda, nos concentrarmos meramente na parte física.

Leia mais: 4 exercícios para não perder a lucidez na velhice

Deterioração mental

Junto com a deterioração dos sentidos, a deterioração mental costuma ser um dos problemas mais comuns que a velhice traz.

Ao tratar a deterioração mental tratamos também uma onda de emoções encontradas, principalmente no âmbito familiar.

Como cuidar da pele para que resista melhor ao envelhecimento?

Por saúde e por estética (principalmente para as mulheres), sempre buscamos manter a pele saudável, suave e livre de rugas. Mas devemos considerar que não podemos comprar e usar qualquer produto oferecido no mercado (por melhor que esse produto pareça ser).

Por isso, daremos algumas dicas para melhorar ou fazer com que o processo de degradação da pele seja mais lento. Confira.

Cuidados com as mãos e o pescoço

O rosto não é a única parte do corpo que necessidade de cuidados especiais frente ao envelhecimento, afinal, as mãos e o pescoço também são expostos aos danos causados pelos raios solares.

Essas áreas mostram sinais de envelhecimento tais como manchas escuras, ressecamento e perda da firmeza.

Por isso, devemos aplicar muito creme hidratante e protetor solar.

Saiba mais: 6 conselhos para prevenir o envelhecimento precoce

Tratamento contra as imperfeições

Reparar sinais da velhice

A flutuação dos hormônios é uma das razões pelas quais muitos adultos apresentam problemas de acne, mesmo que esses problemas sejam mais comuns em mulheres com mais de quarenta anos.

O mais recomendável é usar um produto para combater a acne em todo o rosto e um creme hidratante uma vez por dia.

Não se precipite com os produtos para a pele

Se acaso se sente frustrada porque seus novos cremes hidratantes antirrugas não apresentam nenhum tipo de resultado, o melhor é resistir um pouco mais no tratamento antes de mudar de produto.

Talvez com um bom tempo e persistência no uso, comece a notar os efeitos.

Não use muitos produtos ao mesmo tempo

Cuidados para retardar a velhice

O excesso de produtos na pele pode causar uma leve irritação e isso pode trazer péssimos resultados na prevenção às rugas e a algumas manchas. Por isso, tente começar utilizando um produto por vez.

Durma bem

Essa é uma dica muito importante, inclusive pode-se dizer que é o fator mais determinante com respeito ao envelhecimento da pele.

Quando não se dorme bem, expomos a pele à olheiras, e essa também torna-se muito apagada. Por isso, recomenda-se ter um sono adequado para que a pele se regenere.

Ingredientes saudáveis que ajudam a manter o corpo jovem

Cenoura

Alimentos que retardam a velhice

Estudos demonstraram que comer cenoura diariamente pode reduzir o envelhecimento devido ao seu teor alto de betacaroteno.

Abacate

Apesar de não ter um alto teor em betacaroteno, é muito bom para reduzir o envelhecimento. Graças ao seu alto teor de vitamina E; que contribui para o bom aspecto da pele.

Bagas

Frutas que retardam a velhice

As bagas contêm antioxidantes. Pode-se escolher entre mirtilo ou groselhas negras.

Água

Por fim, é muito importante tomar boas quantidades de água diariamente; isso ajudará a eliminar toxinas e manter a pele muito suave.

Recomenda-se o consumo de oito copos de água por dia. Outra maneira de consumir água é através de frutas frescas e água de coco.

  • Paschoal, S. M. P. (2002). Qualidade de vida na velhice. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 79-84.
  • Garcia, C. (1988). Panorâmica sobre a velhice. Psicologia6(2), 131-133.