Como fechar os poros do rosto de forma natural

· 23 de novembro de 2014
Uma boa esfoliação é fundamental para limpar a pele e eliminar as células mortas. Desta forma, evitamos que os poros sejam obstruídos e que surjam os cravos e a acne.

Os poros do rosto podem se tornar mais abertos e antiestéticos por diferentes causas.

Dentre elas, podemos citar a falta de bons tratamentos esfoliantes, falta de cuidado com a pele, fatores genéticos, danos causados pela exposição ao sol, surgimento de pontos escuros, alimentação desequilibradas, etc.

Neste artigo, você vai aprender como fechar os poros de forma natural e deixar sua pele muito mais bonita.

Por mais que as modelos da televisão, do cinema ou de capas de revistas tenham uma pele de “porcelana”, sem nenhuma imperfeição, pessoas “de carne e osso” costumam sofrer com o problema dos poros muito abertos que, em alguns casos, parecem impossíveis de resolver ou minimizar. Ou pelo menos era isso o que se pensava até agora.

O fato é que existem diferentes remédios naturais que podem ajudar a modificar o aspecto dos poros do rosto e da pele de um modo geral. Vamos conferir?

Rotina de beleza para tratar os poros abertos do rosto

Siga o passo a passo dessa rotina para eliminar gradualmente o aspecto ruim dos poros abertos.

Esfolie duas vezes por semana

Isso evitará que as células mortas da pele, bem como a sujeira, obstruam os poros e causem acne ou pontos pretos.

Utilize um pano de algodão embebido em um pouco de água morna (úmida) e esfregue suavemente na pele.

poros do rosto

Faça um banho de vapor uma vez por semana

Isso ajudará a abrir os poros, eliminar resíduos, impurezas e gordura. Assim, os poros da pele retornarão ao tamanho natural.

Coloque uma panela pequena com água para ferver. Quando chegar no ponto de fervura, desligue o fogo. Em seguida, aproxime o rosto dos vapores e cubra a cabeça com uma toalha.

A ideia é a mesma dos vapores que fazemos em casos de sinusite. Depois, enxague o rosto com água morna e seque cuidadosamente.

Aplique uma máscara facial

Depois de terminar o banho de vapor os poros do rosto estarão bem abertos. Por isso, qualquer tratamento aplicado nesse momento oferecerá melhores resultados.

O mais recomendável é aplicar máscaras de argila, pois ajudam a eliminar a acne e absorvem o excesso de gordura da pele. Além disso, reduzem o tamanho dos poros.

poros do rosto

Limpe o rosto todas as manhãs

Quando levantar, lave imediatamente o rosto com água morna e aplique um limpador facial caseiro. Para prepará-lo basta misturar meia xícara de água com ¼ de xícara de leite, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma clara de ovo.

Essa receita caseira limpará os poros do rosto profundamente e eliminará as bactérias superficiais que podem estar obstruindo a região. Esfregue com suavidade e enxágue com água morna.

Hidrate com babosa

Essa planta tem muitas propriedades benéficas para o bem-estar e cuidado da pele. A babosa te ajudará a tonificar o rosto, controlar as imperfeições e proteger a pele dos agentes externos. Além disso, é possível cultivá-la em casa.

Para utilizar, basta tirar o gel de uma folha e aplicar diretamente no rosto. Depois, deixe agir até que o gel seque. Por fim, enxágue bem.

poros do rosto

Remédios caseiros para os poros abertos

Máscara de amêndoas

Triture 1/3 xícara de amêndoas até obter um pó fino. Em seguida, misture com um pouco de água para formar uma pasta.

Aplique na pele, começando pelo nariz e espalhando pelas demais áreas do rosto. Deixe agir por meia hora e, por fim, lave com água morna. Repita o tratamento duas vezes por semana.

Leia também: Esfoliante de coco e farinha de amêndoas: uma solução contra a acne

Soro de leite

É um remédio caseiro antigo para clarear a pele, mas também serve para fechar os poros. Durante uma semana inteira, lave o rosto pela noite, antes de dormir, e aplique um pouco de soro de leite molhando um algodão.

Deixe agir por vinte minutos e, em seguida, lave com água fria.

poros do rosto

Casca de mamão

Com a pele bem limpa, esfregue o interior da casca de um mamão no rosto. Deixe agir por, aproximadamente, quinze ou vinte minutos antes de tirar com água morna.

Com essa receita caseira, também será possível eliminar algumas sardas.

Maionese

Você mesma pode preparar a maionese misturando ovos, suco de limão e azeite ou usar uma comprada no supermercado.

Depois de pronta, basta untar o rosto com uma colher de sopa da maionese e deixar agir por vinte minutos (também é muito boa para dar brilho ao cabelo).

Sua pele ficará muito mais suave. Mas atenção: não é aconselhável aplicar esse tratamento se você tem pele gordurosa.

poros do rosto

Suco de laranja

Trata-se de uma receita caseira econômica para reduzir a aparência ruim dos poros abertos. O ácido nítrico dessa fruta vai agir como esfoliante natural e limpará os poros. A vitamina C, por sua vez, reafirmará a pele.

Para utilizar, esprema uma laranja e molhe um algodão no suco. Em seguida, aplique na pele.

Outra opção é cortar a laranja pela metade e passar no rosto. Em qualquer caso, deixe o suco agir na pele por cinco minutos e depois enxague com água fria.

Não aplique o suco durante o dia ou se sair na rua porque o sol pode manchar o rosto. O ideal é fazer à noite e utilizar protetor solar durante o dia.

Máscara de aveia

Coloque uma xícara de aveia em um processador ou liquidificador e bata até que vire pó. Adicione meia xícara de água morna e mexa bem até obter uma pasta. Em seguida, aplique-a no rosto.

Deixe agir até que seque por completo e, por fim, enxague a pele com água morna.

Leia também: Máscara de aveia e levedura de cerveja para o cabelo e a pele

Cubos de gelo

Pegue alguns cubos de gelo do congelador e passe-os diretamente no rosto. Mas não mantenha o contato por mais de trinta segundos para não queimar a pele do local.

Este é um tratamento ideal para depois do banho.

Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta misturando bicarbonato e água morna em quantidades iguais. Com movimentos circulares, massageie o rosto por trinta segundos e, em seguida, enxágue com água fria.

Repita o tratamento durante uma semana  e na semana seguinte reduza para três vezes.