Como fazer geleia de uva caseira?

A geleia de uva é ideal para acompanhar o seu lanche ou café da manhã. Você se anima a prepará-la em casa? Descubra uma receita simples.
Como fazer geleia de uva caseira?

Última atualização: 04 Setembro, 2021

A geleia de uva é uma forma diferenciada de consumir essa fruta. Não é muito comum encontrar esse produto pronto no supermercado, por isso vamos mostrar uma receita simples para prepará-lo em casa. Lembre-se de que o sabor final vai depender muito da qualidade das uvas escolhidas.

Não se esqueça de que a introdução de frutas na alimentação regular é fundamental. Esses alimentos contêm micronutrientes essenciais para garantir uma boa saúde. Em geral, o melhor é consumi-las cruas. No entanto, é possível abrir uma exceção ocasionalmente e comer uma geleia.

Receita para fazer uma geleia de uva caseira

O consumo ocasional de geleia pode fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. Mesmo assim, deve-se considerar que se trata de uma receita inadequada para pessoas com diabetes ou problemas metabólicos devido ao seu teor de açúcares adicionados. Em outros casos, pode ser consumida em pequenas porções durante o café da manhã ou lanche.

Ingredientes

  • 300 gramas de uvas roxas.
  • 200 gramas de açúcar.
  • O suco de um limão.

Passo a passo

  • Para começar, coloque as uvas, o açúcar e o suco de limão em uma panela. Misture bem e cozinhe em fogo baixo até que a fruta se desfaça.
  • Chegando a este ponto, continue aplicando calor por mais 20 minutos, até passar uma espátula e consiga ver o fundo do recipiente. Nesse momento, a geleia pode esfriar.
  • A partir daqui, existem duas opções. A primeira consiste em consumir e embalar o resultado final da forma como está, com alguns pedaços de uva. Por outro lado, é possível colocar as frutas no processador e bater até obter uma mistura completamente homogênea.

Na hora de conservar a geleia, lembre-se de que é fundamental esterilizar os potes de vidro e submetê-los a um posterior banho-maria para garantir a formação de vácuo em seu interior. Caso contrário, bactérias patogênicas podem crescer. Recomenda-se conservar em local fresco e seco.

Geleia de uva caseira
A geleia de uva caseira se enquadra no contexto de uma alimentação saudável. No entanto, é fundamental moderar o seu consumo.

Benefícios da uva

Antes de terminar, vale a pena relembrar os principais benefícios do consumo da uva. Deve-se ter em mente que essas propriedades são obtidas com o consumo de uvas frescas. Além disso, é fundamental que a sua ingestão ocorra no contexto de uma alimentação saudável.

Atrasa o envelhecimento

A uva se caracteriza por concentrar em seu interior uma série de fitonutrientes com capacidade antioxidante, conhecidos como taninos. Esses elementos são capazes de neutralizar a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Desta forma, evita-se que a inflamação seja promovida de forma descontrolada e que apareçam patologias complexas.

De acordo com um estudo publicado na revista Critical Reviews in Food and Science and Nutrition, esses compostos podem ser encontrados em uvas e em muitas frutas exóticas, como a acerola. A inclusão desses elementos na dieta é considerada positiva para o corpo. Da mesma forma, deve-se notar que essas substâncias não são tão abundantes nas uvas verdes.

Ajuda a tratar a constipação

Tanto as sementes quanto a casca das uvas são compostas, em grande parte, por fibras. Esse elemento contribui para aumentar o volume do bolo fecal para acelerar o trânsito intestinal. Isso favorece a estimulação dos receptores do trato digestivo. Por sua vez, resulta em movimentos peristálticos mais intensos, facilitando a descida dos resíduos.

Há evidências que indicam que a falta de fibras na alimentação é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da constipação. Além disso, um baixo consumo de água ou alterações da microbiota também podem afetar esta condição.

Estimula a função imunológica

Entre os micronutrientes da uva, destaca-se o seu teor de vitamina C. Este composto tem múltiplas funções dentro do corpo. Tem um efeito antioxidante significativo e neutraliza a produção de radicais livres.

Por outro lado, é capaz de estimular a função imunológica. De acordo com pesquisas publicadas na revista Nutrients, a manutenção de níveis adequados de vitamina C no corpo reduz a incidência de muitas doenças infecciosas, principalmente respiratórias.

Além disso, altas doses deste nutriente contribuem para um controle mais eficaz dos sintomas. A maioria dos medicamentos para tratar resfriados contém uma grande quantidade de vitamina C, além de outros ingredientes ativos.

Ajuda a modular a pressão arterial

O consumo de uvas é altamente recomendado do ponto de vista cardiovascular. Em primeiro lugar, devido ao seu teor de taninos. Esse tipo de composto modula os processos inflamatórios e reduz a incidência de problemas como a aterosclerose.

Além disso, elas concentram potássio em seu interior. Esse mineral causa um efeito na pressão arterial contrário ao sódio, ou seja, gera uma modulação para baixo do parâmetro. Evitar quadros de hipertensão está relacionado a um menor risco cardiovascular em geral.

Como combater a hipertensão
O consumo regular de uva pode ajudar a proteger o corpo contra a hipertensão, desde que faça parte de uma dieta saudável.

Não deixe de fazer esta geleia de uva caseira

Como você pôde ver, fazer geleia de uva em casa é muito simples. Embora esta fruta tenha benefícios comprovados para a saúde, seu consumo deve ser moderado se a receita tiver açúcares adicionados. Esses ingredientes são capazes de afetar negativamente a saúde metabólica se consumidos em excesso, especialmente em pessoas sedentárias.

No entanto, a geleia de uva pode aparecer na dieta ocasionalmente sem qualquer inconveniente. Tem a vantagem de se conservar bem e ter uma longa vida útil. No entanto, é necessário observar as regras básicas de higiene e armazená-la em local fresco e seco, ao abrigo da luz solar.

Pode interessar a você...
Como fazer uma geleia de banana diferente?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer uma geleia de banana diferente?

Uma geleia de banana ou qualquer outra fruta não é preparada só com água, açúcar e canela. Em seguida, te mostraremos como fazer. Confira.



  • Chang, S. K., Alasalvar, C., & Shahidi, F. (2019). Superfruits: Phytochemicals, antioxidant efficacies, and health effects – A comprehensive review. Critical reviews in food science and nutrition59(10), 1580–1604. https://doi.org/10.1080/10408398.2017.1422111
  • Sharma, A., & Rao, S. (2017). Constipation: Pathophysiology and Current Therapeutic Approaches. Handbook of experimental pharmacology239, 59–74. https://doi.org/10.1007/164_2016_111
  • Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211