Como evitar os cravos de forma natural?

· 24 de junho de 2014
Uma higiene diária correta é fundamental para que não surjam os cravos. Não se esqueça de retirar a maquiagem todas as noites e aplicar algum tônico específico para este problema.

Os incômodos cravos que aparecem no rosto não são um problema exclusivo dos adolescentes, esses podem aparecer em qualquer idade, já que simplesmente são uma acumulação de gordura ou de células mortas que fecham os poros da pele.

Além disso, devido à contaminação pelo meio ambiente, esses poros obstruídos se tornam escuros dando espaço para a aparição de espinhas ou cravos.

Para evitar esses inconvenientes, existem dicas muitos simples, e que certamente evitarão o aparecimento de outro cravo.

Caso já tenha problemas com os cravos, temos algumas soluções muito efetivas que ajudarão a melhorar a aparência da sua pele.

Lavar o rosto

acne

Esta é a maneira mais efetiva e simples de evitar os cravos no rosto: lave-o todos os dias com água morna e com um bom sabonete antisséptico.

Também é importante lembrar-se de realizar este procedimento logo após fazer exercícios físicos que produzam muita transpiração, pois, assim, seu rosto estará livre de quaisquer bactérias que possam provocar a aparição de algum cravo.

Retirar a maquiagem

Qualquer tipo de maquiagem, além de cremes, bloqueadores solares, bronzeadores e as loções, podem provocar obstrução dos poros, e, por isso, a aparição de alguns cravos.

Dessa forma, é muito importante limpar muito bem o rosto antes de dormir; utilizando um bom creme especial para retirar a maquiagem.

Em seguida, lave muito bem o rosto com o sabonete antisséptico conforme recomendamos anteriormente.

Além disso, é possível utilizar um tônico especial para a limpeza do rosto. Aplique-o com suavidade e em forma circular utilizando um pano limpo ou algodão.

Saiba mais: Remova a maquiagem da pele com tratamentos naturais

Cremes protetores

Cremes protetores contra os cravos

A pele está completamente exposta à poluição presente no meio ambiente, por isso é uma boa ideia aplicar alguns cremes que podem proteger efetivamente o rosto.

Por isso, um boa opção, é um creme protetor natural à base de sândalo, que tem grandes propriedades hidratantes.

Ademais, é germicida, o que pode ser de grande ajuda contra agentes poluentes.

Utilizar máscaras faciais para combater os cravos

Existem algumas máscaras que são muito efetivas na realização de uma limpeza profunda, o que beneficia o rosto de maneira surpreendente, já que impede a formação de todo tipo de impurezas no rosto.

Além disso, podem ser aplicadas duas ou três vezes por semana e podem ser muito fáceis; como simplesmente aplicar mel e deixar repousar durante vinte minutos antes de retirar com água morna.

Outra máscara muito recomendada para retirar e prevenir os cravos é misturar iogurte com casca de laranja ralada.

Aplique-a sobre o rosto e deixar atuar por dez minutos. Em seguida, enxágue com água fria.

Leia também: Esfoliantes caseiros para combater os cravos

Esfoliar a pele com aveia

Aveia para reduzir os cravos

Faça uma mistura de aveia com água de rosas e realize uma suave massagem no rosto, deixe atuar por cinco minutos.

Em seguida, enxágue primeiro com água morna e depois fria, desta maneira os cravos serão reduzidos.

  • da Silva, B. R. B., Seleguini, M. C. A., & Venancio, R. C. PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS: Acnes vulgar.
  • DA PELE, A. E. H. B. PEELING EM DREMATO-FUNCIONAL.
  • Steiner, D., Bedin, V., & Melo, J. S. J. (2003). Acne vulgar. Rev Bras Med.60.
  • Zucheto, G., BRANDÃO, M., TASQUETTO, A., & ALVES, M. (2011). Acne e seus tratamentos: uma revisão bibliográfica. Educação e Ciência na Era Digital, SEPE XV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão.