Como escolher os óculos de sol conforme seu rosto?

16 de fevereiro de 2019
É incrível como podemos mudar nossa aparência cuidando de apenas alguns detalhes. A seguir, te mostramos a melhor maneira de escolher os óculos de sol perfeitos para você.

Os óculos de sol são um acessório indispensável para todo o ano. Não só oferecem muito estilo à sua aparência, mas também protegem seus olhos das radiações solares. No entanto, devemos saber escolhê-los para que seu efeito seja o desejado no que diz respeito a nossa aparência. Como escolher os óculos de sol de acordo com o seu tipo de rosto?

Como identificar nosso tipo de rosto?

Obviamente, o primeiro passo para escolher os óculos de sol de acordo com o tipo de rosto é, precisamente, saber qual é a forma de nosso rosto. Muitas pessoas desconhecem esse detalhe; basta uma pequena observação para revelar essa dúvida.

Para fazer isso, fique em frente a um espelho, a uma distância média, a partir do comprimento de seu braço estendido. Então, usando um marcador, lápis labial ou sabonete, desenhe o contorno do seu rosto; vá desde o queixo até a linha de crescimento do cabelo.

Que silhueta se formou? Esse é exatamente o formato do seu rosto. Com base nisso, escolha o tipo de óculos que fica melhor de acordo com o que descreveremos a seguir.

Escolher os óculos de sol de acordo com o seu tipo de rosto

Rosto redondo

Este tipo de rosto é caracterizado pela uniformidade em termos de comprimento e largura da face. Praticamente não há ângulos e o queixo também é arredondado.

Nessas ocasiões, o melhor é escolher lentes retangulares ou quadradas, já que a ideia é alongar visualmente o rosto, adicionar ângulos. Eles também servirão para isto as “armações de olho de gato” e as  lentes com pontes estreitas.

Por outro lado, evite os óculos redondos, os vidros coloridos e as lentes que cobrem as sobrancelhas. Estas só conseguirão potencializar essas características que você pretende amenizar.

Confira também: Óculos de sol: por que é importante usá-los

Moço com óculos de sol

Rosto retangular

O comprimento da face é maior que a largura; em contrapartida, a testa e o queixo são da mesma largura. Portanto, temos de tentar ampliar o volume do rosto.

Uma maneira excelente de fazer isso é através do uso de óculos grandes. Neste sentido, as lentes com armações grandes ou redondas são muito benéficas; nós devemos procurar por horizontalidade. Pelo contrário, não o são tanto as pequenas ou as que incluem cores vivas.

Rosto quadrado

Os rostos quadrados possuem maxilares muito angulosos, bem como a testa e maçãs do rosto, que são da mesma largura. O que se busca é adicionar altura, verticalidade, para compensar o quão curto esse tipo de rosto pode ser.

Para este efeito, podem ser muito úteis os óculos de sol com armações muito arredondadas. Assim, alcançaremos a perpendicularidade do rosto em contraste com o arredondamento dos óculos.

Rosto triangular

Esse tipo de rosto é caracterizado por ser mais longo do que largo. Enquanto o queixo é bem largo, as maçãs do rosto e a testa são mais estreitas.

Para essas pessoas, são aconselháveis óculos de sol que fornecem amplitude a parte superior. Por exemplo, as linhas angulares de “molduras olho de gato” são uma excelente alternativa; e também o são os óculos estilo aviador.

Rosto coração

O rosto coração caracteriza-se por ter maxilares e queixo finos, enquanto sua forma vai se ampliando a medida em que se sobe. Então, as maçãs do rosto são mais amplas, como a testa também o é. Portanto, isso também é chamado de triângulo invertido.

Finalmente, rostos com esta forma podem ser beneficiados com bastante volume em sua parte inferior, como confere o aviador, por exemplo. Desta forma, a parte do rosto que precisa de mais tamanho é “preenchida”.

Não deixe de ler: Como saber se os óculos de sol são bons?

Homem com óculos de sol

Rosto oval

Considera-se o tipo de rosto perfeito, já que apresenta uma perfeita e total harmonia em suas facções. Características?  É um pouco mais amplo na área das bochechas e estreito quando vai chegando ao queixo. 

A excelente notícia para quem tem esse tipo de rosto é que qualquer tipo de óculos lhe cai bem. Quadrado, redondo, aviador, com armações pequenas ou grandes… as opções são variadas e igualmente compatíveis para quem pode desfrutar de um rosto equilibrado quanto às suas curvas.

Como você pode ver, escolher os óculos de sol de acordo com o tipo de rosto é praticamente o mesmo que escolher uma peça de vestuário com base nas medidas que temos. Assim como não compraríamos uma roupa que deixa expostas as características que temos a intenção de esconder, também não devemos optar por óculos que são improdutivos para a nossa aparência.

Afinal de contas, também tem muito a ver com o estilo de cada pessoa, assim como o penteado e o modo de se vestir. No entanto, com estas dicas você terá uma ótima ferramenta para escolher óculos apropriados para você.

  • Diario Expreso. (2014). Gafas la tecnología contra el sol.
  • NSMG Publicado En Salud visual. (2017). ¿Cómo elegimos las gafas de sol según nuestra edad?
  • Miller, D. (1998). Efectos perjudiciales de la luz sobre el ojo. Ciencias de La Optometría: Revista Trimestral de La Asociación de Antiguos Alumnos Del Centro Boston de Optometría.