Como deter a micose nos pés: 6 remédios caseiros

4 de novembro de 2019
A micose nos pés é muito contagiosa, por isso que é preciso aumentar as precauções para que os fungos não passem para outras partes do corpo.

Coceira, incômodos, mau cheiro, são alguns dos sintomas da micose nos pés ou pé de atleta. Se sofre com ela, não se preocupe, neste artigo apresentaremos 5 remédios caseiros para detê-la.

O pé de atleta: uma infecção comum

A infecção fúngica nos pés ou pé de atleta costuma aparecer na planta, nas bordas e nos espaços entre os dedos. Além disso, é provocada geralmente por fungos dermatófitos e é bastante comum em qualquer idade.

Alguns fatores de risco para o aparecimento desta infecção são, por exemplo:

  • Entrar em contato com zonas infectadas, seja diretamente ou por meio de objetos e lugares públicos como saunas, piscinas e tapetes.
  • Utilizar sapatos fechados.
  • Manter os pés úmidos.
  • Ser um atleta.

A micose nos pés é extremamente contagiosa ao contato. Ainda mais, pode causar avermelhamento, coceira, mau cheiro, aparecimento de rachaduras e bolhas nos pés, por isso que pode se complicar com outras doenças. Além de manter uma boa higiene, é recomendado usar calçado e meias de boa qualidade que permitam a ventilação e a transpiração. Se seus sintomas são leves, recomendamos optar por algum destes remédios.

Leia também: Benefícios do óleo de amêndoas para a saúde

5 remédios para combater a micose nos pés

Lembre, antes de utilizar qualquer um destes remédios deve lavar e secar bem os pés. O pé de atleta é uma doença difícil de tratar, no entanto, se manter seu empenho conseguirá tratá-la.

1. Vinagre

O vinagre tem propriedades antibacterianas e antifúngicaspor isso é altamente recomendado para tratar o pé de atleta. Além disso, seu alto teor de ácido acético cria um ambiente negativo para os fungos dermatófitos e melhora o cheiro dos pés. O vinagre de maçã em particular, ajuda a umedecer as peles ressecadas.

Nesse sentido, recomendam-se os banhos de pés misturando 1 parte de vinagre em 2 de água. Deixe agir por 15 minutos. Retire os pés e seque-os bem. Repita o tratamento até ver melhoria.

2. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Este sólido branco alcalino é muito útil para desodorizar os pés, assim como as axilas. Tudo parece indicar que o meio extremamente básico impede o desenvolvimento dos fungos. Além disso, é possível umedecer um algodão com bicarbonato e passá-lo na zona afetada. Também funciona como esfoliante natural, eliminando células mortas e facilitando a eliminação de calos. Enxague bem e seque adequadamente após o uso.

Leia este artigo: Conheça os 8 melhores esfoliantes para a pele

3. Banho de sol pode deter a micose nos pés

Acredita-se que as propriedades antibacterianas do sal sejam úteis para aliviara as micoses. Este remédio serve, ademais, para descansar os pés e eliminar o excesso de células mortas.

Somente precisa dissolver 5 colheres de sal em um litro de água morna e submergir os pés nesta solução durante 15 minutos. Lembre-se de fazê-lo unicamente se sua pele não tem feridas.

4. Limão

Limão para deter micose nos pés

Este fruto tem o mesmo efeito que o vinagre com relação ao pé de atleta. O ácido cítrico impede a proliferação de fungos e bactérias, assim como traz um cheiro fresco ao pé.

Para utilizá-lo, esprema um limão e reserve o suco. Aplique-o 2 vezes ao dia na área afetada, com a ajuda de um algodão. Evite tomar sol, caso esteja sob tratamento, já que sua pele pode manchar.

5. Óleo de alho ajuda a deter a micose nos pés

Este preparado contém alicina, um composto com propriedades antibióticas. No entanto, caso possa suportar o cheiro, este óleo pode ser eficaz para tratar a pele e as unhas.

Pique vários dentes de alho e introduza-os em um frasco e adicione suficiente azeite de oliva até cobri-los por completo. Deixe repousar durante um par de dias e estará pronto para uso. Em seguida, umedeça um algodão na mistura e aplique em toda área afetada. Se o cheiro te incomoda, pode fazê-lo pela noite, para que aja enquanto dorme e no dia seguinte poderá lavar e secar bem.

Você sabia? Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do corpo

Enfim, o que está esperando para testar estes remédios? Seus pés agradecerão.

  • Martínez, G., & Perurena, M. (2001). Inmunología de las micosis. Microbiologia Y Parasitoligia Medicas.
  • Calvo, M. R., Tomas, J. G., & Rueca, R. (2001). Micosis más frecuentes en nuestro medio. Revista Iberoamericana de …. https://doi.org/84-607-3050-6
  • H. Gubelin. W, De la Parra C, R, Giesen F., L. (2011). MICOSIS SUPERfICIALES SUPERFICIAL MYCOSES. Rev. Med. Clin. Conde.