Como decorar uma casa de veraneio?

Decorar uma casa de veraneio não é uma tarefa fácil, mas, se você seguir essas dicas, tudo será muito mais simples. Mãos à obra!
Como decorar uma casa de veraneio?

Última atualização: 27 maio, 2022

As férias são a época favorita do ano para muitas pessoas, que esperam pela sua chegada para poder relaxar. Se você tem a sua própria casa de veraneio mas não tem certeza de qual é a melhor maneira de decorar esse espaço, continue lendo.

Seja ela na praia, na montanha ou em uma pequena cidade perdida por aí, é importante ambientá-la de tal forma que ela se torne um convite ao descanso. Por isso, vamos dar algumas dicas e ideias para que a sua segunda casa seja tão acolhedora quanto a sua casa principal.

7 dicas para decorar uma casa de veraneio

Acreditamos que o principal objetivo da decoração de uma casa de veraneio é transmitir calma, harmonia e nos ajudar a nos desconectarmos da nossa rotina movimentada. Para isso, é importante que você não cometa o erro de utilizá-la como um depósito para os objetos e móveis que você não usa mais na sua casa principal.

É comum que a casa de veraneio não tenha um estilo definido, uma vez que nem sempre temos o cuidado de decorá-la, mas sim levamos para lá o que não usamos mais. Como resultado, ficamos com um espaço que não tem cara de férias e que também não proporciona uma atmosfera de relaxamento.

Por isso, vamos rever como você pode atualizar a sua casa de veraneio para que ela se torne o seu espaço exclusivo de tranquilidade e descanso.

Casa de férias.
Às vezes, as casas de veraneio não têm um estilo definido porque os proprietários só trazem para ela o que está sobrando na sua casa principal.

1. Minimalismo

Experimente decorar a sua casa de veraneio de acordo com um estilo minimalista: poucos móveis, porém funcionais e com linhas simples, que não interrompam a circulação da energia. Ou seja, os móveis devem se destacar pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela funcionalidade. Por exemplo, você pode usar assentos do tipo pufe que, ao mesmo tempo, servem como espaços de armazenamento.

2. Natureza

As férias são o momento ideal para se conectar com a natureza e a sua casa deve privilegiar este contacto com o ar, a vegetação e os animais. Para isso, uma boa alternativa são as janelas que deixam entrar as cores e os aromas do lado de fora.

Certifique-se de que as janelas permitam uma boa passagem de luz. Você pode optar por cortinas duplas: uma translúcida que deixa entrar a luz e outra mais escura que protege do calor e escurece o ambiente durante os momentos de descanso.

Além disso, outra forma de trazer a natureza para dentro de casa é utilizar plantas. Porém, não é necessário encher todos os espaços com vasos, mas sim colocá-los nos cantos. Afinal, as plantas trazem cor e purificam o ar, bem como proporcionam um estilo muito especial aos ambientes.

3. Luz natural

A luz natural da sua casa de veraneio é a chave para recriar um espaço que influencie o seu humor de forma positiva. Afinal, quando a luz entra pelas janelas, ela recarrega as energias e sentimos uma vitalidade especial.

Além de uma boa distribuição das janelas, você também pode utilizar espelhos para multiplicar a luz que entra na sua casa de veraneio. Da mesma forma, cores claras nas paredes, tetos e móveis também contribuem para esse efeito de luminosidade natural que se deseja alcançar.


Pode ser do seu interesse: Sinais de que você precisa de férias


4. Combinação de cores

Retomando o ponto anterior, as cores claras devem predominar em uma casa de veraneio. O branco é a cor preferida porque permite todos os tipos de combinações.

Porém, se quiser acrescentar algo mais, você pode optar por poltronas, almofadas e outros acessórios em tons fortes e vibrantes para obter um contraste. Os têxteis são uma forma de trazer cor aos espaços da sua casa. De acordo com o ambiente, os motivos podem variar desde estampas exóticas até estampas rústicas ou até mesmo marítimas.

5. Praia e campo

Tudo o que mencionamos até agora se aplica a qualquer casa de veraneio, independentemente de onde esteja localizada. Porém, caso a sua casa seja na praia, uma decoração combinando o branco com tons de azul e azul celeste é um clássico que sempre estará na moda.

Da mesma forma, objetos decorativos como caracóis, conchas e elementos de navegação também são um bom complemento que evoca o encanto do mar.

Quanto ao campo e as montanhas, a madeira é a preferida de muitos proprietários. Você pode brincar com estilos rústicos e objetos e móveis vintage e retro, por exemplo. Os tons pastel, ocre, marrom e laranja ficarão muito bem.

6. Espaços ao ar livre

Os espaços externos da sua casa de veraneio também merecem atenção, uma vez que a ideia é passar boa parte do dia neles. Tons claros e objetos da natureza nunca falham e proporcionam um estilo descontraído, em harmonia com o ambiente natural. Arranjos florais contrastando com toalhas de mesa de linho natural, almofadas coloridas e móveis de bambu podem ser uma combinação muito bem-sucedida.

Pátio em casa de veraneio.
Ao decorar uma casa de veraneio, o pátio é um espaço que não deve ser negligenciado. Você pode passar bastante tempo nele.

7. Tecidos frescos

Tanto no quarto quanto na sala de estar, é essencial que os têxteis sejam compostos de tecidos frescos e macios. Principalmente no verão, quando queremos nos sentir mais leves para aproveitar esta estação sem sofrer com o calor.

Durante o inverno, por outro lado, você pode decorar as poltronas e as camas com cobertores nórdicos tecidos à mão. Além de lindos, eles também são muito aconchegantes e vão manter todos aquecidos.



Por onde começar a decorar uma casa de veraneio?

Nossa sugestão é que você primeiramente comece fazendo uma lista de todas as coisas que deseja alterar ou refazer. Assim, considere desde móveis e objetos decorativos até paredes e tetos.

A partir desta lista, você poderá avaliar quais são as prioridades e o que pode esperar um pouco mais. Para fins de orçamento, esta primeira etapa é crucial.

Então, em seguida, você deve definir o estilo que deseja que seja predominante na sua casa de veraneio. Moderno, clássico ou rústico? Qualquer um deles tem o seu próprio charme.

Decorar uma casa de veraneio envolve uma mudança de atitude

Recomendamos que você comece o processo de renovação caso não esteja confortável com o estilo da sua casa de veraneio. Conforme já vimos ao longo do artigo, não é preciso gastar muito dinheiro, pois basta mudar alguns detalhes para termos um ar diferente.

Finalmente, não perca de vista o objetivo da sua casa de veraneio: o descanso. Assim, faça tudo o que for possível para que ela se torne o seu refúgio, bem como um lugar para se desconectar da rotina do ano inteiro.

Pode interessar a você...
Ideias para criar um canto relaxante em casa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Ideias para criar um canto relaxante em casa

Criar um canto relaxante em casa é a alternativa perfeita para que você possa esquecer os problemas do dia a dia. Veja algumas dicas.



  • Llobell, M. A. (2020). ¿ Y si decoramos la casa?.
  • Rybczynski, W. (2006). La casa. Historia de una idea(Vol. 3). Editorial Nerea.
  • Ventura, A. T., & González, S. C. (2006). Ideas prácticas en decoración. Lexus Editores, Lima (Perú)..
  • Zabalbeascoa, A. (2011). Todo sobre la casa. Editorial Gustavo Gili.
  • Gallegos, D. (2014). La casa. Editorial Costa Rica.