Simplifique sua casa com um estilo minimalista

22 de maio de 2019
O estilo minimalista não é sóbrio ou chato. Pelo contrário, oferece simplicidade, elegância, funcionalidade e ordem. Tome nota destas dicas e você vai conseguir um estilo minimalista em sua casa.

O estilo minimalista procura decorar com o menor número possível de elementos. Dessa forma, a decoração ganha em funcionalidade, espaço e ordem. Seu objetivo é eliminar qualquer saturação, então o básico (também em relação ao mobiliário) é o ideal.

Por esta razão, no estilo minimalista, é preciso enfatizar o espaço e os elementos arquitetônicos acima de tudo.

8 maneiras de simplificar a casa com um estilo minimalista

1. Classifique o que você tem

A máxima é ficar com apenas o que for necessário. Portanto, é uma ótima ideia sentar e observar os objetos um por um e classificá-los. Assim, devemos considerar se eles são realmente lixo, se podemos doá-los a alguém ou se, pelo contrário, são um tesouro que merece ficar na casa.

Nesse sentido, seguindo as premissas do estilo minimalista, devemos nos perguntar sobre a razão de ser do objeto que queremos manter. De fato, neste estilo, tudo deve ter uma funcionalidade. No entanto, você não deve ser permissivo ou muito sentimental com os objetos. Neste caso, menos é mais.

2. Uma coisa entra e outra sai

8 maneiras de simplificar a casa com um estilo minimalista

Se você pensar sobre isso, é a única maneira que o estilo permanece minimalista e você não acaba acumulando objetos desnecessários novamente. Dessa forma, quando você adquire algo novo, é preciso trocá-lo por algo que estava lá anteriormente.

Por essa razão, quando você compra ou traz algo novo para a sua casa, será preciso decidir se o objeto fará parte da decoração ou da mobília ou, ao contrário, se será melhor não usá-lo.

Confira ademais: 5 ideias de casas minimalistas

3. Não coloque nada sobre as mesas para um estilo minimalista

Outra maneira de simplificar sua casa para um estilo minimalista é manter as superfícies das mesas vazias. Com efeito, nós geralmente a enfeitamos com flores, ornamentos, centros de mesa, etc. De acordo com esse estilo, devemos mantê-las livres para um maior senso de simplicidade, funcionalidade e ordem.

4. Formas geométricas simples

Ao escolher móveis, incluindo objetos, é melhor optar sempre por formas simples e linhas retas. Portanto, esqueça móveis complexos com muitos cantos ou que sejam muito ornamentados.

5. Minimalismo também nas paredes

Minimalismo também nas paredes

O estilo minimalista não é reduzido aos móveis e ornamentos. Pelo contrário, também deve ser respeitado nas paredes. Por esse motivo, evite quadros sobrecarregados na casa, principalmente sobre os móveis.

Você pode incluir quadros, embora você deva escolher modelos simples, pouco sobrecarregados e de acordo com o restante da decoração. Por outro lado, você pode optar por usar espelhos para decorar suas paredes. Eles irão proporcionar um espaço com maior profundidade.

6. Iluminação para um estilo minimalista

A iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração. Por esta razão, o estilo minimalista evita as sombras e os espaços escuros e prefere cômodos claros. Quanto mais claro, melhor.

Dessa forma, cortinas pesadas e sobrecarregadas devem ser evitadas, principalmente se forem opacas. É melhor usar persianas, capazes de difundir a luz.

Além disso, é fundamental estudar um cômodo antes de escolher a iluminação artificial que vamos aplicar. O objetivo é evitar focos de luz desnecessários. Portanto, se você estudar bem os cômodos, você poderá escolher o ponto exato onde é necessário incluir uma lâmpada e evitar a existência de vários dispositivos.

Não deixe de ler: Você conhece o oposto do minimalismo?

7. Escolha móveis minimalistas

Como o nome sugere, este estilo interior dá preferência a um mobiliário sóbrio. No entanto, isso não significa que eles devam ser “chatos” ou sóbrios. Pelo contrário, devemos escolher móveis que sejam simples e, acima de tudo, elegantes em sua simplicidade. 

Como o minimalista também é aplicado em móveis, é melhor escolher móveis com várias funcionalidades. Dessa forma, poderemos acumular menos em casa. Além disso, é muito melhor optar por móveis baixos e largos, descartando a ideia de móveis enormes e altos que ocupam muito espaço.

8. Preto e branco, com um toque de cor

Preto e branco, com um toque de cor

As cores que reinam no estilo minimalista são o branco e o preto. Em particular, o branco é capaz de proporcionar uma sensação de maior espaço, razão pela qual ele predomina neste estilo. O preto, por outro lado, oferece o contraste ideal para uma simplicidade e elegância superiores.

No entanto, os tons de cores também são necessários. Além disso, é muito melhor que eles sejam dados pelos objetos. Portanto, enquanto as paredes e móveis podem ser principalmente preto e branco, uma planta com grandes folhas verdes pode dar o toque perfeito. Você também pode usar outros elementos que trazem a sua própria personalidade com uma cor diferente.